Mesmo que você não siga as tradições budistas, ao investir numa decoração zen é possível viver momentos tranquilos de maneira espontânea

Decoração zen ajuda a relaxar de maneira natural em casa

Pode ser um cantinho de leitura ou aquele espaço que leva a natureza para dentro de casa. Quando o objetivo é desacelerar e aproveitar momentos mais relaxantes, basta um cômodo do lar para servir de refúgio. Aliás, assim como o estilo Japandi, a decoração zen está em alta neste novo estilo de vida atual. Mas não é preciso seguir (nem impor) nenhuma crença para adotar esse conceito em seus ambientes. Pois, mesmo que represente um ramo da tradição budista, o termo “zen” não é propriamente uma religião. Nesse caso, é uma forma a mais de incluir paz e tranquilidade no cotidiano.

 

COMO INVESTIR NA DECORAÇÃO ZEN

A seguir, veja como usar algumas dessas estratégias para que sua casa seja naturalmente agradável para você.

 

1.     AROMATIZADORES E DIFUSORES

Assim como as cores, os aromas ajudam a despertar as mais variadas sensações nos seres humanos. Por isso, aromatizadores e difusores aromáticos são alguns dos itens “básicos” da decoração zen. Afinal, são ideais para acompanhar momentos de leitura, meditação, ioga e relaxamento.

 

2.     VELAS

Outro elemento clássico do estilo zen são as velas. Além de charmosas, elas ajudam a dar um toque especial à decoração. Sobretudo nas estações de outono e inverno, né?! Mas, independentemente da época do ano, velas são sempre certeiras para aquela ambientação intimista. Assim, constituem boas opções para favorecer um clima de paz e/ou romance.

 

3.     UM CÔMODO PARA RELAXAR

Sabe aquele ambiente próprio para contemplar o fim do dia ou exercer o ócio? Então, se você ainda não tem um lugar assim em sua casa, este é o momento de implementar! Seja num cantinho da varanda em que você possa observar os pássaros ou até transformando sua sala num cinema particular. Afinal, a casa não é mais apenas um espaço de transição de atividades, mas um verdadeiro refúgio.

 

4.     XÍCARAS DE CHÁ

Principalmente no inverno, o chá é uma das bebidas que oferece aconchego e ajuda a manter o corpo quentinho. Além disso, sempre que consumidas de maneira adequada, essas infusões de ervas trazem diversos benefícios para a saúde. Por exemplo: camomila, erva-cidreira e maracujá são opções que proporcionam efeito calmante. Logo, são ideais para relaxar e apreciar sua decoração zen – ainda mais quando servidos em xícaras cheias de estilo.

 

5.     ALMOFADAS FOFAS

Qualquer cantinho da casa pode virar uma área relax com um tapete quentinho e algumas almofadas espalhadas no chão. Seja para meditar, ler ou curtir um momento diferente, escolha modelos com cores, texturas e estampas que remetam à tranquilidade.

 

Pronto! Agora é só aproveitar sua decoração zen para ter mais qualidade de vida e bem-estar em seu lar. 🙂

 

Foto: iStock/ijeab