Em tempos de pandemia e isolamento social, contar com uma biblioteca em casa é carimbar o passaporte de viagem e investir em saúde mental.

Biblioteca em casa: veja como criar um ambiente de leitura

Durante a quarentena, muitas pessoas conseguiram retomar, redescobrir ou se aventurar em novos hobbies. Do mesmo modo, o período tem sido ideal para colocar as leituras em dia. Afinal, livros representam um verdadeiro “passaporte” para viajar sem sair de casa. Além disso, agregam aquele algo a mais aos momentos de reflexão e introspecção, tão necessários para equilibrar a mente. Assim, a biblioteca volta a ser um ambiente previsto em projetos residenciais inspirados no novo estilo de vida pós-pandemia. Aliás, criar um espaço dedicado aos livros em casa é possível desde já, independentemente de tamanho ou configuração do imóvel. Portanto, prepare-se para organizar sua própria biblioteca a partir destas dicas da H.Lar!

 

POR QUE MONTAR SUA BIBLIOTECA EM CASA

Bibliotecas são locais carregados de expressão cultural e artística. Logo, ajudam a revelar valores, pensamentos e estilos de vida. Tanto que, antigamente, muitas casas tinham um cômodo inteiro dedicado a acolher centenas de obras. Agora, entretanto, a tecnologia permite otimizar o espaço físico e reunir incontáveis exemplares digitais em dispositivos e bibliotecas virtuais. De qualquer forma, dispor de um local especialmente dedicado à leitura faz muita diferença. Tanto para inspirar a concentração e o relaxamento quanto para incentivar bons hábitos entre as crianças. Assim, faz todo o sentido montar uma biblioteca em casa!

 

MUITOS LIVROS OU POUCOS LIVROS?

Certamente você ou alguém da sua família ainda possui livros em versões impressas, sejam eles novos ou mais antigos. Assim, caso haja um cômodo inteiro disponível, a dica é transformá-lo numa biblioteca clássica. Isto é, naquele ambiente mais sóbrio, com sofá de couro, mesa e prateleiras de madeira escura e lustres imponentes. Dessa forma, será possível reunir títulos sobre diversos assuntos, despertando o interesse de toda a família. Inclusive, a variedade de materiais cria um visual atraente, de modo que vale a pena categorizar os exemplares em conjuntos. Contudo, mesmo com espaço restrito é possível valorizar aqueles livros raros, históricos ou simbólicos para você. Afinal, eles são capazes de garantir mais estilo e personalidade à decoração dos seus ambientes. Portanto, aposte neles para dar um toque de sofisticação à sala de estar, ao home office ou mesmo à varanda.

Há maneiras de organizar seus livros ao longo de uma escada, por exemplo, ou até embaixo dela. Caso precise integrar dois ambientes, uma estante vazada com suas obras favoritas é uma boa estratégia de transição. Outra dica que se aplica a qualquer espaço é a de mesclar os exemplares com plantas e objetos. Isso tanto numa mesa de centro quanto em prateleiras, nichos ou superfícies diversas. Aliás, você pode usar seus livros para emoldurar portas e até o painel da televisão. Ou seja: ideias não faltam para reunir sua coleção! Inclusive, as obras podem ser agrupadas na vertical ou na horizontal, separadas por cor, tamanho ou outras características.

 

CATEGORIZAÇÃO

Especialmente para quem tem muitos livros físicos, é fundamental adotar um método que facilite a rápida localização de cada título. Assim, defina uma organização própria, que se ajuste ao seu estilo e necessidades. Pode ser por ordem alfabética dos títulos, autor, gênero, assunto, tamanho ou cor, por exemplo.

 

CONFORTO E ILUMINAÇÃO

É fato: sempre existe um espaço perfeito para reunir os livros que possam estar espalhados em sua casa. Consequentemente, ao dedicar um tempinho para isso, você também conseguirá identificar o local mais aconchegante para ler. Nesse contexto, garanta um espaço que ofereça conforto e boa iluminação. Assim, invista numa poltrona macia, num apoio para os pés e numa almofada para acomodar o pescoço ou a cabeça. Aliás, para os dias frios, considere incluir uma mantinha e um tapete fofo. Outra dica é dispor de uma mesinha lateral para apoiar objetos como xícara de chá, óculos e celular. Também pode ser útil incluir uma caixinha com canetas marca-texto e marcadores de página. Além disso, tente criar sua biblioteca num espaço com bastante luz natural e, mesmo assim, nunca dispense uma boa luminária. Principalmente para as leituras noturnas!

 

LIMPEZA E PRESERVAÇÃO

Procure manter sua biblioteca sempre limpa e livre de umidade. Para tanto, tire o pó dos livros com regularidade e fique atento a sinais de mofo e bolor. Caso note que as páginas estão úmidas, deixe as obras por alguns minutos ao sol.

Independentemente do tamanho de sua biblioteca, busque tirar o melhor proveito de seu lar e de seus momentos de leitura. Portanto, aproveite esse passaporte para outros mundos e “boa viagem”! 🙂

 

Foto: iStock/evgenyatamanenko