Veja as dicas da H.Lar para fazer um 2024 diferente e ainda melhor, deixando sua casa pronta para o Ano Novo, mais elegante e aprazível

Vem, 2024! Limpeza e decoração de Ano Novo para sua casa

Mais uma vez, um novo ano se inicia! Com ele, um ciclo repleto de novas oportunidades e muita esperança em tempos melhores. Assim, preparar sua casa para 2024 é um ótimo exercício de reflexão e introspecção. Afinal, você pode lembrar de tudo que foi incrível em 2023 e se livrar daquilo que não faz mais sentido em sua vida. Então, da faxina de Ano Novo até a decoração para uma grande festa da virada, saiba como fazer da melhor forma essa preparação para o novo período que se inicia.

A CASA E O ANO NOVO

Começar um novo ano com tudo em ordem muda muito na maneira em que você encara esse novo ciclo. Então, chegou a hora de focar em sua casa. Para isso, tire esses últimos dias do ano para organizar, limpar e decorar da melhor forma possível. Aliás, pense muito no que você quer em 2024 e comece a preparar seu lar com boas energias.

FAXINA DE ANO NOVO

Você sabia que existe uma faxina de Ano Novo mundialmente conhecida? Muito popular no Japão, essa faxina deve ser feita antes do dia 31 de dezembro. Essa limpeza consiste em organizar sua casa, descartar alimentos vencidos, móveis quebrados, substituir lâmpadas queimadas e tirar roupas que não servem mais do armário, por exemplo. Ou seja, esse é o momento de excluir da sua vida tudo aquilo que não está mais funcionando para você e sua família.

Mas, antes de tudo, higienizar os espaços é realmente importante. Sabe aqueles armários que estão com uma sujeira que incomoda há tempos ou a persiana empoeirada? Chegou a hora de limpar. Então separe o desinfetante, sabão em pó, balde, vassoura, mop, aspirador, rodo e mãos à obra. Limpe todos aqueles cantos que você vai deixando de lado durante o ano todo.

O que é importante limpar na faxina de fim de ano:

  • Doar roupas que não servem mais
  • Jogar fora papéis
  • Trocar lâmpadas queimadas
  • Tirar móveis estragados
  • Lavar tapetes, cobertores, edredons e cortinas
  • Organizar o armário
  • Limpe bem todos os cantos, tire o pó de cima dos quadros e se livre do lixo

AROMAS PARA O ANO NOVO

A aromaterapia está cada vez mais ganhando espaço. Afinal, além de deixar a casa sempre cheirosa, os aromas podem auxiliar no equilíbrio físico, mental e emocional de quem frequenta o ambiente.

Para usar os aromas em sua casa, você pode apostar em difusores. Nas lojas, estão disponíveis diversos modelos, como o popular em vareta ou de porcelana, que pode ser colocado na tomada, por exemplo.

Ao escolher o aroma ideal para sua casa nesse Ano Novo, pense no que quer atrair. Se o seu objetivo é trazer energia positiva, alegria, ânimo e disposição em 2024, então a boa pedida é o óleo essencial de hortelã. Contudo, se você quiser paz de espírito, calma e relaxamento, a escolha certeira é o óleo de lavanda. O de limão oferece alegria no coração, gosto pela vida, gratidão e coragem. Já o de ylang ylang estimula a liberdade, a inocência, a alegria e a conexão com a criança interior, por exemplo.

Para o Ano Novo, você pode fazer algumas misturas de óleos. Se misturar o de limão-siciliano com hortelã-pimenta, você consegue purificação em sua casa. Já o de laranja com hortelã oferece energia e foco.

DECORAÇÃO

Após limpar e energizar a sua casa com aromaterapia, chegou a hora de comemorar o início de 2024. Para isso, aposte em uma decoração com muito dourado, branco e metalizado. Essas cores trazem prosperidade, boa fortuna e paz.

Para deixar sua casa ainda mais linda, balões redondos ou em formato de estrela tornam o ambiente mais irreverente. Flores brancas e amarelas podem ser uma excelente aposta. Para tirar fotos, um mural com estrelas douradas com pisca-pisca também fica muito charmoso. Além disso, espalhe velas pelo ambiente e não esqueça das frutas.

E lembre-se sempre: o mais importante para o novo ano que está chegando é que você esteja com o coração em paz. Então deixe rancores, inimizades, brigas e desafetos para trás. Entre 2024 com o pé direito, só emanando coisas boas para o universo.

Aproveite a faxina de Ano Novo e deixe sua casa ainda mais acolhedora.

Foto: iStock/Liudmila Chernetska