Se você tem cachorro ou gato, não perca essas dicas para conservar tapetes e carpetes em sua casa de maneira simples e eficiente

Como conservar tapetes e carpetes em casas com pets

Tapetes e carpetes ajudam a garantir charme, beleza e aconchego aos seus ambientes. Ao mesmo tempo, demandam alguns cuidados específicos de manutenção e limpeza, especialmente em lares com animais de estimação. Afinal, a higienização adequada não representa apenas um cuidado estético, mas, principalmente, uma questão de saúde para toda a família. Então, a seguir, veja algumas dicas da H.Lar para conservar tapetes e carpetes!

 

SAIBA ESCOLHER E CONSERVAR TAPETES

Quem tem cães e gatos sabe o quanto pode ser difícil mantê-los longe de tapetes e carpetes. Afinal, eles são simplesmente irresistíveis para qualquer um. No entanto, mesmo não contendo sujeira aparente, essas superfícies costumam acumular vilões “invisíveis”, como pó e até colônias de ácaros. Diante disso, podem ser gatilhos para alergias e doenças respiratórias tanto em pessoas quanto pets mais sensíveis. Logo, para evitar problemas de saúde e garantir seu bem-estar, é importante adotar alguns passos para conservar tapetes e carpetes. Confira quatro dicas:

 

1.     CONTRA PÓ, PELOS E PULGAS

Assim como no caso dos sofás, o aspirador de pó é o melhor aliado para eliminar pelos de tapetes e carpetes. Além disso, essa estratégia ajuda a combater possíveis infestações de pulgas, tanto adultas quanto larvas e ovos. Nesses casos, é importante não reutilizar o saco de papel do aspirador. Assim, depois de realizar a limpeza, coloque-o num saco de lixo bem fechado e descarte. Antes do uso, se o modelo do seu aspirador não for de bolsa, borrife inseticida dentro do recipiente. Já em relação à frequência, o indicado para tapetes é aspirar diariamente ou em dias alternados. Afinal, as peças exigem limpeza mais intensa, de acordo com o fluxo de circulação nos ambientes. Outro detalhe que pode impactar é o grau de exposição dos tapetes a bebidas e comidas. Assim como o tipo de tecido da peça. Enquanto isso, carpetes podem ser higienizados num intervalo um pouco maior, como uma vez por semana, por exemplo.

 

2.     MAU CHEIRO E URINA

Ninguém está livre de sentir algum mau cheiro em casa de vez em quando. Especialmente quando o imóvel fica fechado por várias horas consecutivas. Por isso, a dica é investir em desinfetantes específicos para ambientes com animais de estimação. Afinal, eles acabam com o odor sem causar alergia aos pets. Ao mesmo tempo, é possível apostar numa solução caseira – usando vinagre como desinfetante natural e neutralizador de odores. Para tanto, basta diluí-lo em água na proporção de 1:2 e aplicar no tapete ou carpete com um borrifador. Aliás, se o seu pet fizer xixi no tapete ou carpete, é preciso agir com rapidez para evitar o surgimento de manchas. Nesse caso, retire o excesso de urina com a ajuda de papel-toalha. Em seguida, aporte em outra solução caseira, misturando um litro d’água, meio copo de vinagre de álcool, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meio copo de álcool e uma colher de amaciante. Depois de misturar todos os ingredientes, aplique com a ajuda de um borrifador. Com isso, será possível eliminar o mau cheiro e evitar possíveis manchas.

 

3.     DEIXE A SUJEIRA NA RUA

Outra maneira de evitar o acúmulo de sujeira em tapetes e carpetes é deixar os sapatos do lado de fora. Para tanto, a dica é investir em bandejas organizadoras ou sapateiras, que podem ser dispostas no hall de entrada. Aliás, essa é uma das tendências implementadas nos lares durante a pandemia de covid-19. Logo, um simples hábito impede que a sujeira da rua chegue no lado de dentro do lar. Consequentemente, ajuda a evitar que os resíduos se acumulem facilmente sobre tapetes e carpetes.

 

4.     ESCOLHA O TAPETE IDEAL

Além dos pelos, as unhas do seu pet podem estragar tapetes e carpetes, sobretudo quando o animal corre sobre eles. Então, para quem tem bichos de estimação, escolher peças que sejam resistentes, laváveis e duráveis é uma verdadeira prioridade. Logo, tapetes e carpetes de cerdas curtas e tons escuros são mais indicados, pois facilitam a higienização e disfarçam manchas. Ao mesmo tempo, tonalidades como bege e nude ajudam a camuflar os pelos dos pets. Aliás, antes de adquirir a peça, verifique o rótulo do fabricante e tire possíveis dúvidas com o vendedor.

 

Gostou dessas dicas? Com elas, certamente, ficará mais fácil inibir a proliferação de micro-organismos e conservar tapetes e carpetes de sua casa! 🙂

 

Foto: iStock/dimarik