Decoração de primavera: inspire-se nas flores e nas cores

Durante os meses de outono e inverno, a melhor estratégia é deixar o clima frio e cinzento fora de casa. Afinal, nos ambientes internos do lar, o conforto e o aconchego precisam prevalecer. Enquanto isso, na primavera, a proposta é totalmente outra. Isso porque o colorido da estação leva alegria e boas energias para a decoração de cada cômodo da residência.

 

PRIMAVERA DENTRO DE CASA

Já que o clima é primaveril, a H.Lar mostra como deixar o astral da casa tão florido quanto os parques! Confira nossas dicas:

 

PLANTAS NATURAIS

Como já citamos, as plantas são ótimas aliadas da produtividade. Afinal, elas estimulam os sentidos, favorecem o relaxamento e até a criatividade. Assim, a dica é incluir vasos, cachepôs e até mesmo jarros com flores e folhagens naturais em seus cômodos. Para tanto, é importante investir em exemplares que se adaptam melhor aos ambientes internos. Dessa forma, suas plantas permanecerão lindas e saudáveis por muito mais tempo. Além disso, tente priorizar espécies e tamanhos que combinem e funcionem bem com cada espaço.

 

FLOREIRAS E JARDINS VERTICAIS

Outra ideia bacana é criar um refúgio natural na varanda ou em algum outro espaço da casa. Para isso, você pode apostar em estratégias um pouco mais elaboradas e vistosas do que os vasos. Como a partir de floreiras ou de jardins verticais, por exemplo. Nesse sentido, também vale investir em plantas que atraem pássaros e, assim, trazer mais vida para o seu cotidiano.

 

ARRANJOS DE FLORES

Além da cor, o aroma das flores também ajuda a induzir uma atmosfera primaveril à decoração de sua casa. Logo, você pode exercitar suas habilidades na produção de aromatizadores e na composição de arranjos naturais. Para tanto, atende-se ao estilo e às condições de iluminação e ventilação dos ambientes. Aliás, espécies como lírio da paz, orquídea, rosa, hortênsia, jasmim e camélia são ideais para esse tipo de decoração. Ao mesmo tempo, as plantas são aliadas naturais para melhorar a qualidade do ar. Visto que muitas delas são responsáveis por filtrar toxinas até mesmo em ambientes fechados.

 

INSPIRAÇÃO NA PRIMAVERA

Sem dúvida, a integração com a natureza é presença constante entre as principais tendências de decoração. Por isso, você pode incluir flores e demais plantas em estampas de tecidos e tapeçaria. Assim como apostar em tons e texturas naturais para paredes, móveis, objetos e acessórios. Afinal, há diversos elementos decorativos que podem apoiar sua ornamentação de primavera e ajudar a transmitir mais alegria ao lar. Seja por meio de peças provençais e envelhecidas, itens étnicos, tradicionais, de madeira, pedra e muitos outros. Por exemplo: para o piso, tapetes de tramas e texturas artesanais, frescas e coloridas. Já para cortinas, tecidos leves e claros como os de voil, linho ou organdi ficam perfeitos.

 

Agora que você já obteve um pouco de inspiração, que tal colocar algumas ideias em prática?

 

Foto: iStock/Kristen Prahl