Plantas para apartamento

Plantas para apartamento: você sabe quais as mais adequadas?

Dom para uns, arte ou sorte para outros… De fato, o cultivo de mudas e sementes pode representar um pouquinho de tudo. Porém, o essencial é buscar seguir os cuidados básicos demandados por cada espécie. Entre eles está a atenção à quantidade de água e adubo, bem como à incidência de luz. Sobretudo quando se trata de plantas para apartamento. Afinal, especialmente nesses casos, o essencial é investir nos exemplares mais indicados para cada ambiente. Desse modo, é ainda mais fácil ter sucesso ao agregar um estilo mais natural e aconchegante à decoração.

 

COMO ESCOLHER PLANTAS PARA APARTAMENTO

Cada vez mais incorporados à decoração e ao estilo de vida, os jardins urbanos seguem como tendência dentro dos lares. Por isso, a H.Lar preparou algumas dicas para você escolher as plantas mais adequadas ao seu apartamento. Confira:

 

Lança de São Jorge

A Lança de São Jorge está entre os tipos mais indicados de plantas para apartamento. Afinal, se adapta facilmente a ambientes de pouca iluminação. Além disso, exige pouca rega e mínima adubação. Logo, é ideal para aquele espaço que não costuma receber muita luz no dia a dia. Assim, pode compor um lindo vaso na sala ou, ainda, garantir mais charme à decoração de um lavabo, por exemplo.

De uso frequente e elegante, pode ser plantada de maneira isolada ou com outras plantas. Inclusive, em virtude de sua rusticidade e característica escultural, tornou-se uma planta ornamental que pode ser trançada. Além disso, pela resistência à estiagem, é uma das poucas plantas que toleram ambientes com ar condicionado.

 

Bambu da Sorte

Outra opção que vem conquistando cada vez mais moradores de apartamento é o Bambu da Sorte. Simples e fácil de cuidar, ele pode ser cultivado tanto na terra quanto na água. Assim como a Lança de São Jorge, a espécie é ornamental e pode ser trançada para criar efeitos personalizados. O principal cuidado é de mantê-lo longe da luz solar direta e com o solo úmido. Muito utilizada no Feng Shui, a planta possui diversos significados – como sorte, prosperidade e boas energias para o lar.

 

Rosa de Pedra

Melhores plantas para apartamento: Rosa de PedraTambém chamada de Echeveria, a Rosa de Pedra sobrevive muito bem em ambientes fechados e com pouca rega. Em virtude de sua resistência, é ideal para quem não tem muito tempo ou espaço para cultivar plantas. Sem contar que é excelente para decorar mesas de canto ou bancadas de cozinha. Da mesa forma, pode ser plantada em sacadas bem ensolaradas.

De coloração exótica, possui um formato muito semelhante ao de uma rosa tradicional e cresce com relativa rapidez. Além disso, como toda suculenta, se desenvolve bem em solo com pH mais neutro. Para incrementar o vaso, inclua cascas ou algumas pedrinhas.

 

Cacto

Com uma beleza rústica e exótica, os cactos são presença garantida tanto na decoração de interiores quanto no mundo da moda. Afinal, são centenas de gêneros e milhares de espécies diferentes. Por isso é quase impossível viver com apenas um vasinho, e você provavelmente desejará iniciar uma coleção. No entanto, cactos são plantas que necessitam de luz direta do sol pelo menos três vezes por semana. Por isso, prefira cultivá-los numa varanda ou em vasos próximos de janelas. Além disso, recomenda-se regá-los uma vez por semana no verão e uma vez ao mês no inverno.

 

Palmeira Ráfia

Perfeitas como plantas para apartamentos, as Palmeiras Ráfias garantem muito estilo e elegância para a sala de estar. Com tamanho mais avantajado, devem ser protegidas do sol, mas sem privação da luz natural. Por sua vez, a rega deve ocorrer sempre que o solo estiver seco. Além disso, para manter sua planta sempre bonita, renove a adubação uma vez ao ano.

Essa espécie é ideal para garantir aquele toque singelo de natureza à decoração. Afinal, de tronco fino e folhas estreitas, seu visual apresenta um sóbrio tom de verde escuro. Quando adulta, a planta pode atingir de 2 a 4 metros de altura.

 

Camedórea Elegante

Melhores plantas para apartamento: Camedórea

Assim como a Ráfia, a Camedórea Elegante é mais um tipo de palmeira muito indicado para o cultivo em apartamentos. Com pouca manutenção, a espécie deve ficar em meia sombra ou sob luz difusa. Além disso, o solo deve ser mantido sempre úmido. Ou seja, ela requer regas mais frequentes, especialmente se suas folhas ficarem amareladas ou secas. Outro cuidado importante com a Camedórea Elegante é mantê-la em ambientes com pouca corrente de ar. No verão, recomenda-se adubá-la mensalmente. A cada dois ou três anos, faça o transplante para um vaso maior.

 

Fotos: 1. iStock/KatarzynaBialasiewicz | 2. iStock/artpritsadee | 3. iStock/Henvry