Conheça alguns ingredientes simples que se transformam num adubo caseiro para fazer sua orquídea florir ainda mais nesta estação!

Saiba como fazer adubo caseiro para sua orquídea florescer

Sem dúvida, as flores mudam o ambiente! Com elas, sua casa fica mais colorida, cheia de vida e até o ar se torna melhor para respirar. Além disso, quem ama plantas, sabe que as orquídeas são capazes de agregar um ar ainda mais sofisticado à decoração. Assim, para mantê-las ainda mais floridas, a H.Lar preparou algumas dicas de como fazer adubo caseiro. Afinal, embora muitas pessoas tenham receio de não saber cuidar de suas flores, não há muito mistério, não. Então, confira abaixo!

VANTAGENS DO ADUBO CASEIRO

Como falamos anteriormente, o adubo caseiro é capaz de deixar suas orquídeas ainda mais bonitas e floridas. Isso acontece porque as flores precisam de nutrientes para florescer. Logo, você pode deixar a sua planta ainda mais vistosa com ingredientes naturais disponíveis em sua casa. Por exemplo: água de arroz integral, canela em pó e babosa são ótimas opções. Agora, basta seguir a leitura para saber mais sobre como utilizar cada um deles.

ADUBO CASEIRO COM ARROZ INTEGRAL

Em primeiro lugar, suas orquídeas vão ficar lindíssimas com um ingrediente presente no prato do dia a dia! Afinal, o adubo de arroz é rico em bactérias benéficas. Dessa forma, o solo fica mais rico, fértil e saudável. Principalmente a partir de um trabalho conjunto com outros adubos e o próprio líquido da composteira, por exemplo. Sendo assim, a planta tem todos os nutrientes necessários para ficar ainda mais linda. Agora, veja como utilizar o adubo de arroz para orquídeas:

INGREDIENTES PARA O ADUBO DE ARROZ

  • 1 litro de água
  • 500g de arroz integral (de preferência, orgânico)
  • 50g de farelo de arroz integral ou farinha de arroz integral
  • 1 litro de leite
  • 15g de fermento biológico fresco
  • 100 ml de melaço de cana ou mel

COMO FAZER:

Primeiro, misture a água e o arroz integral num recipiente e deixe descansar durante 48 horas num local que tenha claridade. Após este tempo, coe o arroz e o reserve. Então, adicione o farelo de arroz integral à água. Deixe descansar por mais 24 horas. Coe novamente o adubo, adicione o leite e o fermento. Mantenha por 24 horas, coe novamente e una com o melaço ou mel. Deixe então descansar por mais 24 horas.

É importante frisar que o cheiro do arroz fermentando é forte. Então, se você preferir, pode adicionar uma colher de chá de café ao preparo. Além de deixar o aroma mais agradável, o café possui nutrientes que também beneficiam as orquídeas.

COMO APLICAR:

Para colocar na orquídea, dilua 100 ml do adubo do arroz em 5 litros de água e aplique no solo ou substrato das orquídeas. Porém, evite molhar as folhas. Para obter melhores resultados, faça isso pela manhã, bem cedo, ou no final da tarde.

ADUBO CASEIRO SIMPLES DE CANELA EM PÓ

Outro ingrediente muito simples de utilizar, a canela em pó é uma ótima solução para orquídea Phalaenopsis, conhecida como orquídea-borboleta. Para utilizar, é muito simples: polvilhe uma colher de chá de canela em pó no substrato a cada 3 meses. Esse processo estimula a floração após o período de dormência da planta.

ADUBO NATURAL COM BABOSA

Muito conhecida pelas suas propriedades medicinais, a babosa pode deixar as orquídeas ainda mais deslumbrantes. Para isso, no liquidificador, coloque 1 xícara de babosa picada, 1 xícara de sementes de abóbora, 1 colher de canela em pó e 1 litro de água. Em seguida, bata tudo até obter uma mistura homogênea. Então, regue suas orquídeas com esse adubo caseiro uma vez por semana. Dessa forma, as orquídeas ficarão mais saudáveis e as flores ainda mais vistosas.

ADUBO COM BORRA DE CAFÉ

Em vez de colocar a borra de café no lixo, que tal usá-la em suas orquídeas? Afinal, o pó de café é uma fonte riquíssima em nutrientes para suas plantas. Para utilizar, coloque a borra diretamente na terra. Dessa forma, você adiciona nitrogênio ao composto e as plantas ficam muito mais fortes. Além disso, com o café na terra, você melhora a drenagem, a retenção de água e a aeração do solo.

As flores transformam a sua casa em um lar mais alegre e acolhedor! Então, que tal investir num jardim para o seu apartamento? Se você gostou das dicas, siga acompanhando as novidades do blog da H.Lar!

Foto: iStock/Maryviolet