Que tal deixar suas roupas perfeitas por longos períodos? Então, confira nosso guia completo com dicas de lavagem, secagem e armazenamento.

Veja como manter suas roupas como novas por mais tempo

Sabe aquelas roupas que você ama, mas acaba usando pouco por medo de estragar nas rotinas do dia a dia? Pois, pensando nisso, a H.Lar preparou um manual completo e prático para lavar, secar e armazenar suas peças de vestuário. Desse modo, você pode usar e abusar de seus itens favoritos!

CUIDANDO DAS ROUPAS

LAVAGEM

Para começar, veja algumas estratégias para a lavagem de roupas! Em primeiro lugar, separe os tecidos e evite misturá-los na máquina. Esse passo é muito importante para manter suas roupas sempre em bom estado. Já que o atrito entre os mais grossos e os mais finos podem gerar bolinhas, por exemplo.

Após separar os tecidos, cheque todos os bolsos para ter certeza de que não contenham papéis, notas fiscais, dinheiro ou nada desse tipo que possa se desfazer na máquina e sujar todas as peças. Em seguida, feche os zíperes e os botões para que as roupas não enrosquem.

  • Roupas coloridas: coloque de molho por 15 minutos e lave sempre em água fria, viradas do avesso.
  • Roupas brancas: deixe de uma a duas horas de molho e lave, se possível, em água quente.

SECAGEM

Para secar as roupas sem desbotar, estenda as coloridas e as peças jeans do avesso e, de preferência, à sombra. Já as roupas brancas podem ser estendidas no sol. Contudo, recolher assim que secarem é imprescindível para preservar as fibras.

Para deixar as roupas sempre alinhadas e sem deformar, siga os seguintes passos:

  • Camisetas: dobre ao meio no varal
  • Calças e bermudas: use prendedores o suficiente para que elas fiquem retas.
  • Camisas e jaquetas: coloque para secar já no cabide.

ARMAZENAMENTO

Para começar, escolha bons cabides. Os mais grossos, como os de madeira, são muito indicados, já que os finos podem deformar as peças. Contudo, você pode optar por cabides de veludo que deixam as roupas firmes, sem escorregarem, por exemplo.

Peças de roupa que você usa pouco, como paletós, vestidos de festa e casacos grossos devem ficar em sacos de TNT. Evite deixar em sacos de plástico, como os que vêm da lavanderia, porque a roupa precisa respirar, pegar ar.

Duas vezes por ano, tire todas as peças do armário e desinfete seu interior. Para isso, tenha em mãos um pano seco e vá molhando com um pouco de vinagre de álcool. Aliás, não se preocupe: suas roupas não vão ficar com cheiro de salada! Logo o cheiro do vinagre sai e o ambiente fica desinfetado. Já se você mora num local muito úmido, faça esse processo a cada dois meses.

DICAS EXTRAS PARA ROUPAS

  • Roupas de lã: são peças que deformam facilmente. Dessa forma, evite colocá-las para secar no varal. Ponha em uma superfície plana, apoiada em uma toalha. Ao colocar no armário, não pendure. É melhor dobrar para que a peça não perca sua forma perfeita.
  • Jeans: lave a menor quantidade de vezes possível. Assim, você evita que a peça desbote. Então, quando usar, pendure em um local arejado para as peças respirarem e, com um pano, limpe eventuais sujeiras.
  • Amaciante: em primeiro lugar, não exagere! Ao lavar as toalhas, troque o amaciante usual por vinagre de álcool. As toalhas vão ficar mais macias e o produto tem ação antibactericida.
  • Preste atenção na etiqueta: leve em consideração o que o fabricante indica. Desse modo, a vida útil das suas peças aumenta.
  • Peças delicadas: lave sempre dentro de sacos protetores para preservar dos atritos da máquina. Contudo, caso você não tenha esses sacos, pode colocar dentro de uma fronha e dar nó.

Se você gostou do assunto, veja também nossas dicas sobre como organizar seus itens de vestuário no roupeiro ou closet. Além disso, siga acompanhando o blog da H.Lar!

Foto: iStock/artursfoto