Veja as vantagens do drywall em obras que requerem soluções práticas, rápidas e eficientes, e ganhe espaço extra em seus ambientes!

Drywall: saiba tudo sobre esse aliado no projeto de interiores

Não é de hoje que o drywall vem se destacando no projeto de interiores. Muito da sua fama se deve à versatilidade da solução, que é eficaz na composição de ambientes diversos. Em especial, profissionais do segmento o utilizam em espaços pequenos, devido à flexibilidade que oferece. Seja para agilizar a obra ou otimizar os ambientes, o drywall é uma alternativa interessante, que merece a sua atenção.

O QUE É DRYWALL?

Certamente você já ouviu falar sobre gesso acartonado por aí, não é? Pois bem, esse é, basicamente, o drywall. Trata-se de um sistema construtivo composto por placas de gesso com revestimento de papel cartão. Por sua vez, essas placas são fixadas em estruturas metálicas, dando origem a paredes, forros, divisórias e uma infinidade de soluções. Extremamente versátil, o drywall vem se evidenciando em diversos tipos de construção. Desde residências até ambientes comerciais.

Na busca por soluções inteligentes, o processo de construção do drywall se destaca justamente por ser eficiente e limpo. Afinal, ao utilizar paredes de drywall não é necessário recorrer ao uso de argamassa, tijolos e cimento. Somado a isso, as placas de gesso são leves e de fácil manuseio, o que agiliza a montagem das estruturas.

DIFERENÇAS ENTRE DRYWALL E GESSO TRADICIONAL

Certo, mas se o drywall é feito de gesso acartonado, o que é que o diferencia do gesso tradicional? Em primeiro lugar, o gesso convencional é mais frágil e menos resistente à umidade. Já o drywall oferece maior durabilidade e versatilidade na composição de ambientes.

Quando comparado à alvenaria tradicional, inclusive, estamos falando de um método muito mais simples, que contribui na otimização dos espaços. Ao contrário da alvenaria, que requer paredes mais espessas por conta dos tijolos, o drywall é significativamente mais fino, gerando ganho de espaço. Ou seja, é uma solução ideal para ambientes pequenos, que requerem o melhor aproveitamento da área.

QUAIS AS VANTAGENS DO DRYWALL?

1. OTIMIZAÇÃO DOS ESPAÇOS

Em ambientes pequenos, a otimização do espaço é essencial. Dessa forma, o drywall permite a criação de paredes finas, maximizando a área útil. Inclusive, a facilidade de remodelação permite uma adaptação rápida do espaço às necessidades do usuário.

2. FLEXIBILIDADE NO LAYOUT

Como se pode ver, com o drywall é possível criar ambientes com design personalizado. Aliás, muitos profissionais investem nesse recurso para projetos que envolvem curvas e formas diferenciadas. Essa flexibilidade no layout facilita a criação de ambientes únicos, totalmente exclusivos e atraentes.

3. ECONOMIA DE RECURSOS

Já no aspecto financeiro, o drywall é uma opção econômica devido ao processo de instalação mais rápido do que a alvenaria tradicional. Essa característica é uma das principais vantagens na hora de atrair adeptos. Afinal, reduz os custos de mão de obra. Junto a isso, estamos falando de um material leve, que reduz o consumo de recursos na construção.

4. ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO

Não bastassem as vantagens acima, o drywall possui excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico. Dessa forma, ele faz com que os ambientes sejam mais confortáveis em diferentes aspectos. Por exemplo, contribui na eficiência energética e proporciona tranquilidade extra quando o assunto é privacidade nos cômodos.

5. RÁPIDA INSTALAÇÃO

Por fim, a instalação do drywall é rápida, acelerando o tempo de conclusão da obra. No dia a dia, essa característica se revela extremamente importante para projetos com prazos apertados.

CUIDADOS COM DRYWALL

Como vimos, o drywall oferece inúmeras vantagens para o uso na construção. No entanto, trata-se de um material que requer cuidados a fim de preservar sua durabilidade. Veja as dicas:

  • Evitar a exposição direta à umidade, pois isso pode danificar as placas de gesso.
  • Utilizar buchas e parafusos apropriados para prender objetos nas paredes.
  • Manter a ventilação do ambiente para evitar a proliferação de mofo, especialmente em áreas úmidas.
  • Contratar profissionais especializados para realizar reparos ou reformas, a fim de garantir os melhores resultados.

Agora que você já conhece os benefícios de usar drywall no projeto de interiores, que tal conferir mais dicas para a sua obra no blog da H.Lar?

Foto: iStock/yunava1