No período de frio, deixar a casa limpa e arejada evita o surgimento do mofo e a proliferação de vírus e bactérias nocivos à saúde.

Inverno: mantenha a casa limpa e saudável nos meses de frio

Embora o frio já dê as caras desde maio no Rio Grande do Sul, agora é oficial: estamos no inverno! E, com a chegada da estação mais fria do ano, é sempre bom relembrar alguns cuidados que precisamos ter neste momento. Afinal, no inverno as doenças respiratórias são mais perigosas – em especial agora, com o novo coronavírus. Por isso, a H.Lar traz hoje algumas dicas de como manter a casa limpa e mais agradável durante a estação fria. Confira!

 

ABRA AS JANELAS PARA VENTILAR A CASA

Em todas as épocas do ano, é recomendado manter os ambientes da casa bem arejados. Porém, no inverno isso se torna ainda mais importante, por conta da maior circulação de vírus e bactérias. Além disso, espaços sem ventilação podem acabar sofrendo com umidade e mofo. Dessa forma, procure deixar as janelas abertas por pelo menos algumas horas todos os dias. Para evitar o frio, ventile um ambiente de cada vez, aproveitando quando estiver desocupado.

 

LAVE COBERTORES E ROUPAS DE FRIO

Com a chegada do inverno, precisamos retirar do armário as roupas mais grossas e os cobertores. Antes de usá-los, no entanto, é indicado que sejam lavados ou, pelo menos, deixados expostos ao sol. Isso porque, ao ficarem guardados por muito tempo, os tecidos acumulam poeira e mofo, mesmo com a casa limpa. Assim, podem acabar desencadeando alergias e infecções respiratórias durante o uso se não estiverem higienizados.

 

PREVINA O APARECIMENTO DE MOFO

Em algumas casas e apartamentos pequenos, dependendo da posição solar, é comum a presença de umidade durante o inverno. Nesses casos, além de ventilar o ambiente, podem ser necessárias outras ações para evitar o aparecimento de mofo. Uma dica é colocar dentro dos roupeiros, nos quartos, saquinhos de tule com giz branco. O material consegue absorver umidade e é bastante eficaz, especialmente em compartimentos fechados. Outra solução são os produtos “evita mofo” disponíveis nos supermercados e lojas de materiais domésticos. São pequenos potinhos de plástico contendo químicos que absorvem a umidade e ainda exalam uma fragrância agradável no ambiente. Em imóveis muito úmidos, porém, pode ser necessário o uso de um desumidificador elétrico para garantir bons resultados.

 

MANTENHA A CASA LIMPA

Mesmo com essas precauções, determinados cômodos da casa podem acabar apresentando mofo nos meses de frio. É o caso dos banheiros, que acumulam muita umidade do chuveiro e normalmente possuem aberturas pequenas, dificultando a ventilação. Em situações assim, é importante manter a casa limpa, eliminando o bolor antes que ele se prolifere. A melhor maneira de retirar o mofo é utilizando uma solução de água e água sanitária em partes iguais. Vestindo luvas, aplique a mistura sobre a área afetada e espere agir por alguns minutos. Em seguida, esfregue a superfície com uma esponja ou escova e enxágue com um pano úmido. Finalize secando bem toda a área que foi limpa.

 

Com as dicas da H.Lar, sua casa tem tudo para ficar muito mais saudável e aconchegante neste inverno!

 

Foto: iStock/Solovyova