Como organizar o quarto para deixá-lo ainda mais agradável

Como organizar o quarto para deixá-lo ainda mais agradável

Acolhedor, tranquilo e revigorante. Essas são (ou deveriam ser) as principais características de um bom dormitório. Afinal, entre os ambientes mais importantes de um lar, esse cômodo é especialmente dedicado ao descanso e à paz. No entanto, para que cumpra sua função, é importante saber como organizar o quarto da maneira mais agradável. Logo, as dicas a seguir vão além de estética e funcionalidade, priorizando a organização de forma bastante prática.

 

ENTENDA POR QUE E COMO ORGANIZAR O QUARTO DIARIAMENTE

Para quem tem um sofá confortável e um bom chuveiro, a disputa até pode ser bem acirrada. Porém, depois de um dia inteiro fora de casa, seu quarto e sua cama são os locais mais desejados pela maioria das pessoas. Afinal, é lá que o corpo e a mente conseguirão recarregar suas energias e recuperar-se de cansaço e desgaste. Logo, uma dica é deixar pelo menos a sua cama preparada assim que se levantar pela manhã. Dessa forma, ao retornar para casa, terá uma tarefa a menos para fazer antes de ir dormir.

Aliás, há quem diga que arrumar a cama é o mesmo que arrumar a vida. Sobretudo porque a singela tarefa resulta numa pequena percepção de orgulho responsável por encorajá-lo a cumprir diversas outras na sequência. Além disso, chegar em casa e ver a cama arrumada traz uma sensação de que o amanhã será melhor. Dito isso, a próxima dica sobre como organizar o quarto para transformá-lo num ambiente mais agradável é abrir mão dos excessos. Portanto, analise tudo que você tem em prateleiras, criados-mudos, cabideiros e guarda-roupas. Afinal, o objetivo é deixar seu espaço ainda mais leve. Então, retire o que for desnecessário e priorize apenas o que é indispensável para sua paz e tranquilidade. Aliás, quanto menos objetos, mais fácil e rápida será a limpeza e a organização do espaço!

 

PARA LIMPAR E AREJAR

Para manter o clima do quarto sempre agradável e acolhedor, invista numa rotina semanal de limpeza. Para tanto, basta passar um pano úmido nos móveis com produtos multiuso e dar uma varrida no chão. Além disso, sempre que possível, abra as janelas para arejar o quarto e as portas do roupeiro para combater o mofo. Da mesma forma, aposte em roupas de cama limpas e cheirosas para ter mais qualidade de sono, evitar alergias e doenças respiratórias. Para tanto, recomenda-se trocar os lençóis uma vez por semana e higienizá-los com produtos dermatologicamente testados.

 

ADOTANDO UMA CULTURA DE ORGANIZAÇÃO

Móveis funcionais, como a cama baú, por exemplo, são sempre ótimas pedidas. Especialmente para que não sabe como organizar o quarto de maneira produtiva quando há pouco espaço disponível. Aliás, é sempre importante dispor de uma boa circulação em seus ambientes, até mesmo no dormitório.

Outros itens perfeitos para acomodar objetos e acessórios são as caixas organizadoras. Por sua vez, cabides e araras servem como aliados para manter as roupas em ordem. Afinal, quando cada coisa tem o seu lugar, fica muito mais fácil encontrar o que você procura. Além disso, é possível manter sua organização por muito mais tempo. Nesse contexto, evite deixar roupas e sapatos espalhados pelo chão ou por cima de móveis. O ideal é reunir as peças sujas em um cesto e os calçados numa sapateira.

 

PARA INVESTIR EM COMODIDADE E RELAXAMENTO

Velas aromáticas ou essências podem ser boas pedidas para induzir o relaxamento. Porém, fuja dos aromas muito fortes e marcantes. Além disso, evite manter no quarto os frascos de diversos perfumes, cremes, incensos e outras fragrâncias que possam se misturar. Em contrapartida, água é algo que nunca deve faltar ao lado da cama. Assim, caso você tenha sede durante a noite, não precisará sair do quarto, reduzindo o impacto negativo sobre o repouso.

Analise o comportamento do seu sono em relação à luminosidade do quarto e aposte no ruído estático para combater barulhos externos. Afinal, a partir do som “único”, seu cérebro consegue desligar a atenção e relaxar melhor. Então, faça o teste com sons da natureza, barulho de chuva ou de um ventilador ligado, por exemplo.

Saber como organizar o quarto é o primeiro passo, portanto, para garantir boas noites de sono e o desejado conforto. Afinal, com um ambiente estrategicamente preparado para o descanso, suas energias são repostas muito melhor. Além disso, a facilidade de encontrar tudo em seu devido lugar é uma ótima receita contra o estresse! 🙂

 

DICA DE LEITURA PARA DOMINAR A ARTE DA ORGANIZAÇÃO

Quer saber como organizar o quarto? Livro de Marie Kondo oferece insights valiososMestre quando o assunto é organização, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional pelos livros que compartilham seu método simples e, ao mesmo tempo, transformador. O principal ponto da técnica de Marie é o descarte. Não aquele ato de se desfazer das coisas, simplesmente, mas fundamentado no sentimento por cada objeto. Para a autora, rodeado somente daquilo que mais ama é que você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida que sempre sonhou. E tudo isso faz parte da organização.

Por esses e outros vários motivos, Marie Kondo já vendeu mais de cinco milhões de livros no mundo. “Isso me traz alegria – Um guia ilustrado da mágica da arrumação” é uma das obras de maior sucesso da autora, primeiro lugar na lista do The New York Times. O guia conta com um passo a passo de como arrumar da forma mais eficiente possível cada cômodo da casa, além de dicas práticas e explicações detalhadas de como guardar cada tipo de objeto e, ainda, como envolver as crianças no processo.

 

Foto: iStock/Prostock-Studio