Decoração de ambientes: dicas para apartamentos pequenos

Decoração de ambientes: dicas para apartamentos pequenos

Especialmente nas grandes cidades, são cada vez mais comuns os empreendimentos que apostam em apartamentos compactos. Afinal, esses imóveis são uma ótima maneira de garantir moradias bem localizadas a preços mais acessíveis. Além disso, com uma boa decoração de ambientes, podem ganhar amplitude, parecendo maiores do que são. Pensando nisso, a H.Lar traz cinco dicas de como valorizar o espaço em apartamentos pequenos. Confira!

 

USE A LUZ CORRETAMENTE

É comum que imóveis compactos não tenham muitas aberturas para a rua. Portanto, é necessário saber usar bem a pouca luz natural que entra pelas janelas. Procure não posicionar móveis grandes ou escuros próximo às esquadrias, já que eles podem atrapalhar a iluminação do resto do cômodo. Aliás, também é importante fazer bom uso das lâmpadas na decoração de ambientes pequenos. Uma dica é utilizar arandelas e luminárias com superfícies reflexivas, bem como espelhos nas paredes. Assim, é possível potencializar a iluminação do espaço sem a necessidade de muitos pontos de luz.

 

COMPRE MÓVEIS DO TAMANHO CERTO

Antes de adquirir itens de mobiliário, certifique-se de que elas servem ao seu ambiente. Não tenha vergonha de voltar à loja para medir mais uma vez aquele sofá que parece grande demais. Afinal, é muito importante que os móveis sejam proporcionais ao cômodo e que não atrapalhem a circulação. Inclusive, há itens que podem ser tranquilamente dispensados. É o caso da mesa de jantar, muitas vezes substituível por uma bancada ou península na cozinha.

 

APOSTE EM ITENS MULTIUSO

Na decoração de ambientes, especialmente de estilo moderno, a funcionalidade dos móveis é de suma importância. Consequentemente, em lugares pequenos isso se torna ainda mais relevante. Sempre que possível, opte por itens que tenham mais de uma função. Exemplos disso são bancos com baús sob o assento, gavetões inseridos em bancadas e até mesmo mesas e camas dobráveis. Ao otimizar o uso dos móveis, você ganha espaço e faz seu apartamento parecer maior.

 

ORGANIZE-SE PARA DEIXAR ESPAÇOS LIVRES

É bastante comum que em ambientes compactos sejam incluídos muitos armários e prateleiras suspensas. Porém, vale lembrar que isso praticamente cobre as paredes, dando a impressão de que o espaço é ainda menor. A saída, portanto, é apostar na organização, encontrando o melhor lugar para guardar cada objeto. Às vezes, apenas uma prateleira com várias caixas pode substituir uma estante inteira. Além disso, é importante manter todos os cômodos arrumados, para deixá-los mais agradáveis.

 

FAÇA BOM USO DAS CORES

Esta dica é clássica: paredes e móveis brancos ou em tons claros deixam os espaços mais amplos. Porém, isso não significa que sua casa precise ser monocromática. O uso das cores pode vir de muitas formas. Que tal apostar, por exemplo, em mantas e almofadas coloridas para o sofá? Ou quem sabe comprar algumas plantinhas para o seu apartamento? O verde traz vida e harmoniza bem com as paredes claras, podendo inclusive melhorar a sensação de amplitude. As plantas, aliás, remetem à natureza, que é tendência este ano na decoração de ambientes.

 

Foto: iStock/Pushistiy