Decoração de interiores: natureza é tendência em 2020

Decoração de interiores: natureza é tendência em 2020

Agitação, correria, ansiedade e muitos compromissos. Assim costuma ser a vida de quem habita as grandes cidades. Esses elementos de estresse, porém, não precisam invadir nossos espaços mais sagrados, nossos lares. Por isso, é importante saber como usar a arquitetura e a decoração de interiores em nosso favor. Afinal, em 2020 todas as tendências mais fortes estão voltadas à criação de ambientes leves e relaxantes. E o que rege esse conceito é a busca por características que remetam à natureza. Isso porque o contato com o meio ambiente dentro de casa tem efeito positivo sobre o ritmo de nossas vidas. Portanto, confira a seguir como essa harmonia pode ser usada na sua casa.

 

PAREDES EM TONS SUAVES

As referências à natureza na decoração de interiores começam pela escolha das tintas. Por isso, azuis suaves e cores terrosas devem fazer sucesso neste ano. Esses tons trazem para dentro de casa o ambiente encontrado nos cenários externos. Além disso, o cinza, que vinha sendo muito utilizado, perde espaço para outros matizes neutros. É o caso do bege e da cor de cimento que, apesar do tom acinzentado, traz um toque mais escuro.

 

LINHAS CURVAS

Na arquitetura e fora dela, a tendência atual é que devemos superar a rigidez das formas e tornar tudo mais suave. No contexto da decoração de interiores, isso significa deixar de lado ângulos e linhas retas para apostar nas curvas. Essas linhas mais soltas deixam os espaços fluidos e com contornos naturais. Uma parede projetada em linhas suaves, por exemplo, pode propiciar maior integração entre ambientes.

 

TEXTURAS NATURAIS

Até pouco tempo atrás, o que estava em voga na decoração de interiores era a beleza impecável. Pois em 2020 isso deve mudar. Entender que imperfeições fazem parte do processo baixa nosso nível de exigência e, assim, nos deixa mais leves e relaxados. Na prática, isso significa aceitar e até valorizar dobras nos sofás ou móveis envelhecidos, por exemplo. Uma organização menos rígida com a decoração também nos permite aproveitar a casa de maneira mais informal.

 

MATERIAIS FOSCOS

O conceito anterior estende-se, claro, para os materiais que são usados em um projeto de decoração. As superfícies lisas e polidas saem de cena, dando lugar a outras de aspecto mais sóbrio. É o caso da laca brilhante, que deve perder espaço para a versão fosca. Madeiras sem pintura, com veios aparentes, também estão sendo mais valorizadas, já que trazem um toque de natureza crua. Nos metais, o inox polido, antes tão popular, deve cair em desuso. Em seu lugar, o cobre e o dourado foscos assumem o protagonismo.

 

Foto: iStock/CreativaStudio