Quem tem criança sabe que organizar brinquedos é uma tarefa diária e contínua, mas isso pode ser facilmente resolvido com boas estratégias

Como organizar brinquedos de forma rápida, simples e prática

Muitas vezes, manter a casa em ordem é um desafio. Ainda mais para quem tem crianças. Aliás, neste período de quarentena, a questão tem ganhado outras proporções em muitos lares. Isso porque a situação requer a equalização de múltiplas tarefas desempenhadas num mesmo ambiente. Logo, eleger um espaço único para as brincadeiras das crianças é uma maneira de driblar a bagunça pela casa inteira. Porém nem todos os lares oferecem um cômodo que possa ser utilizado como brinquedoteca. Neste caso, há outras estratégias úteis para organizar os brinquedos e trazer mais tranquilidade ao lar. Especialmente em relação a móveis e acessórios que deixem jogos, livros, bonecos e outros itens mais ao alcance dos pequenos. A seguir, veja algumas dicas que você pode implementar em sua casa desde já!

 

DOMINANDO A ARTE DE ORGANIZAR BRINQUEDOS

Especialmente em espaços pequenos, é importante que cada objeto tenha o seu devido lugar. Por isso, o primeiro passo para organizar brinquedos é avaliar a situação geral. Ou seja: fazer um levantamento de tudo o que se tem e, em seguida, separar em alguns grupos. Por exemplo: os brinquedos preferidos, os que têm peças faltando, os que estão quebrados e os que podem ser doados. Dessa forma, fica mais fácil passar para as próximas etapas. Além disso, quando as crianças participam do processo, também aprendem sobre a importância de dividir. Depois disso, é possível investir em estratégias como as seguintes:

 

  1. SETORIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO ESPAÇO

Caso não seja possível montar uma brinquedoteca em sua casa, outra boa dica é implementar um quarto setorizado. Ou seja, com espaços bem definidos para brincadeiras, descanso e estudo. De qualquer forma, tente organizar brinquedos por tipos ou categorias – como carrinhos, bonecos, pelúcias, peças de montar e jogos. A seguir, pense em maneiras que facilitem a localização e a retomada da organização no momento de guardá-los. Por exemplo, empregando prateleiras baixas e horizontais, nichos, baús, cestos e caixas plásticas, principalmente transparentes. Também é interessante utilizar etiquetas para identificar o conteúdo de cada embalagem, tanto por escrito quanto por desenhos. Dessa forma, o método serve, ainda, como incentivo à leitura para crianças que estão em fase de alfabetização. Ao mesmo tempo, as que não sabem ler conseguirão entender e organizar brinquedos a partir das imagens.

Outra ideia é investir em móveis funcionais, como banquinhos com espaço para guardar livros, escadas com degraus que viram gavetas… Do mesmo modo, camas-baús ou com gavetas embutidas podem receber brinquedos utilizados com menos frequência. Além disso, a parte de trás da porta do quarto pode servir como armazenamento de objetos. Para tanto, basta instalar ali um porta-treco ou sapateira com bolsos. Ao mesmo tempo, materiais que costumam causar sujeira, como tintas, massinha de modelar e cola colorida devem ser guardados estrategicamente. Afinal, é importante que a criança use esse tipo de objeto sempre sob a supervisão de um adulto.

 

  1. DECORAÇÃO QUE INSPIRA TRANQUILIDADE

Além de imprimir estilo, a decoração é responsável por estabelecer o clima de cada ambiente. Por isso, aproveite esses recursos para criar brinquedotecas e quartos lúdicos, calmos e confortáveis. Para tanto, a dica é fugir do excesso de informações. Afinal, a poluição visual em ambientes fechados não contribui para estimular a tranquilidade das crianças. Outra estratégia eficiente é, de tempos em tempos, reordenar tudo conforme os assuntos nos quais os pequenos estejam mais interessados. Assim é possível estabelecer um rodízio de brinquedos e brincadeiras para despertar a atenção e a criatividade das crianças.

 

  1. ORGANIZAÇÃO COMO HÁBITO

Sempre que possível, procure identificar o estilo de organização que mais envolve a criança. Isso porque cada indivíduo, independentemente da idade, possui seus próprios meios e métodos. A partir dessa observação, estabeleça algumas regras e rotinas para que, naturalmente, a organização possa se integrar ao cotidiano. Afinal, incentivar os pequenos a criar seus próprios critérios de ordem é a melhor maneira de manter tudo arrumado. Além disso, organizar brinquedos também pode ser uma atividade lúdica – e não somente uma ordem de responsabilidade. Mesmo assim, é importante que a criança se sinta incumbida da tarefa e orgulhosa com o resultado. Afinal, sempre que guardar seus brinquedos no lugar certo, conseguirá encontrá-los de forma autônoma. 🙂

 

Foto: iStock/Mkovalevskaya