As divisórias de ambientes podem transformar sua casa ou escritório, combinando funcionalidade e estilo sem interferir na integração visual

Divisórias de ambientes: delimitando com criatividade

A busca por espaços mais versáteis e funcionais em casas e escritórios é uma prioridade na vida moderna. Afinal, é cada vez mais necessário pensar em como otimizar a rotina em meio a dias tumultuados. Nesse sentido, uma solução que atende a esse desejo são as divisórias de ambientes. Essas estruturas proporcionam a delimitação adequada, sem comprometer a sensação de abertura e amplitude. Mas, além das divisórias tradicionais, é possível lançar mão de ideias criativas que cumprem muito bem essa função.

TIPOS DE DIVISÓRIAS DE AMBIENTES

No vasto mundo da decoração de interiores, existem diversos tipos de divisórias de ambientes. Em geral, as mais tradicionais são aquelas de vidro, gesso ou mesmo de marcenaria, com painéis sob medida.

DIVISÓRIA DE GESSO

As divisórias de gesso são símbolo máximo de versatilidade e estética clean. Assim, elas podem ser moldadas conforme as necessidades do espaço, criando formas personalizadas que se adaptam à arquitetura do ambiente. Uma vantagem das divisórias de ambientes em gesso é o isolamento acústico e térmico, sendo especialmente aplicáveis em espaços corporativos.

DIVISÓRIA DE VIDRO

Se o objetivo é delimitar o ambiente sem perder a sensação de continuidade visual, as divisórias de vidro são ideais. Com elas é possível preservar a entrada de luz natural, criando uma atmosfera ampla e arejada. Com a mesma finalidade, os tijolos de vidro garantem a separação necessária entre diferentes cômodos, mantendo a luminosidade ideal. Isso é extremamente útil para ambientes que não têm janelas, por exemplo.

PAINÉIS DE MARCENARIA

Para compor uma solução elegante e sofisticada na divisão de ambientes, os painéis de marcenaria são excelentes aliados. Como são sob medida, é possível não apenas escolher o material, como personalizá-los com acabamentos que harmonizam com o estilo do cômodo. Além de dividir áreas, esses painéis podem ter nichos que servem como armazenamento ou decoração, otimizando o uso do espaço.

PAINÉIS VAZADOS

Outra solução criativa para dividir ambientes sem bloquear completamente a visão são os painéis vazados. O mesmo vale para os biombos, que, nesse caso, são moldados de acordo com a necessidade do momento. Essas soluções garantem a sensação de privacidade sem comprometer a conexão visual. E o mais interessante é que existem inúmeros formatos, materiais e composições disponíveis. Desde metal, madeira e palhinha, até mesmo estruturas personalizadas com recortes a laser.

DIVIDIR SEM QUEBRAR A CONTINUIDADE

Além das divisórias de ambientes físicas, existem outras maneiras de delimitar espaços sem criar barreiras visuais. Para colocar isso em prática, basta usar a imaginação e a criatividade. A partir do próprio mobiliário ou da escolha das cores de cada ambiente, é possível garantir a separação necessária.

1.     USANDO MÓVEIS

Você sabia que a escolha cuidadosa dos móveis pode definir áreas distintas dentro de um espaço integrado? Por exemplo, a disposição de um sofá e uma mesa de centro traz à cena uma área de estar. Enquanto isso, uma mesa de jantar com cadeiras iluminadas por um lustre compõem uma área de refeições. Indo além, móveis versáteis, como estantes, aparadores ou mesmo tapetes, são formas inteligentes de dividir espaços sem criar barreiras físicas.

2.     USANDO CORES

Com a mesma finalidade, as cores podem ser empregadas de modo a demarcar visualmente diferentes áreas em um ambiente amplo. Dessa forma, pintar uma parede com uma cor contrastante é um recurso interessante na decoração de interiores. Do mesmo modo, pode-se usar tapetes coloridos ou aplicar papel de parede em uma parte específica do espaço. Essas soluções delimitam ambientes de maneira sutil, sendo úteis em espaços compactos, que não comportam estruturas físicas para isso.

As divisórias de ambientes setorizam cômodos com flexibilidade e versatilidade, sem separá-los visualmente. Como vimos, existem inúmeras maneiras de fazer isso, basta escolher a forma que mais se adapta à sua necessidade e estilo. Com a H.Lar você fica por dentro de dicas interessantes para compor sua casa. Então, continue acompanhando nosso blog! 😉

Foto: iStock/gamespirit