Saiba o que levar em conta ao escolher o sofá ideal para uma sala de estar pequena e tenha um espaço aconchegante e cheio de estilo

Como escolher o melhor sofá para sala de estar pequena?

A sala de estar é um dos ambientes mais sociais da casa. Afinal, o cômodo costuma ser utilizado para receber visitas, reunir amigos e familiares para ver filmes, séries, para conversar… Por isso, o conforto e o aconchego são quesitos essenciais no momento de decorar e mobiliar o local. Mesmo quando se trata de uma sala de estar pequena.

Apesar de parecer um desafio adaptar um móvel grande como o sofá num ambiente reduzido, pouco espaço não significa problema. Pois, com algumas dicas simples, é possível criar um cômodo funcional e muito elegante. Então, confira as principais estratégias que a H.Lar preparou para ajudar você nesta missão!

 

DICAS PARA SALA DE ESTAR PEQUENA

1.     EVITE SOFÁS COM BRAÇOS LARGOS

Ao mesmo tempo em que o sofá com braços largos traz imponência ao ambiente, também acaba ocupando um espaço precioso. Logo, numa sala de estar pequena, toda a metragem precisa ser muito bem aproveitada. Principalmente pensando em garantir a mobilidade necessária ao ambiente. Afinal, esse também é um dos fatores fundamentais para tornar qualquer local funcional e confortável.

2.     APOSTE NO SOFÁ DE CANTO

Aliás, falando ainda em aproveitar espaços, o sofá de canto é um dos favoritos nesse quesito. Uma vez que além de funcional, o modelo também deixa a sala com um ar muito mais intimista. Assim, você consegue acomodar todos de uma forma convidativa ao redor da TV, da lareira ou da mesa de centro. O objetivo desses pontos “âncora” é justamente promover a interação que o local pede.

3.     SOFÁ X POLTRONAS

Substituir o sofá por um conjunto de poltronas pode ser uma troca bastante vantajosa e interessante. Dessa maneira, você não precisa travar uma luta contra o espaço disponível e ainda pode imprimir seu estilo na decoração. Visto que é possível soltar a imaginação na hora de escolher modelos e estampas das poltronas. Entretanto, procure ter um ponto em comum entre elas, para que “conversem” e não haja risco de poluir o visual. Assim, você poderá utilizar suas poltronas por muito mais tempo, especialmente ao seguir alguns truques que as mantêm como novas.

4.     SOFÁ MODULADO

Mas se você não quer abrir mão do sofá para sua sala, não tem problema. Também é possível trocar o modelo convencional por um modulado. Ou seja, assim como as poltronas, você compra os assentos separados – por módulos – e pode escolher o estilo. Desse modo, consegue compor seu espaço de maneira mais prática e personalizada.

5.     SOFÁ COM BAÚ

Unindo conforto e praticidade, o sofá com baú traz benefício duplo ao contribuir com um espaço a mais de armazenamento. Assim, você pode aproveitá-lo para guardar itens relacionados à própria sala, tais como: cobertores, almofadas, revistas, mantas, etc. Ou seja, é a saída perfeita para quem prioriza comodidade e aproveitamento de espaço.

 

Agora ficou mais fácil de escolher o sofá ideal, não é mesmo? Com essas dicas sua sala de estar pequena vai ficar com o conforto e o charme que você merece. Aliás, se você tem pet em casa, não deixe de conferir a dica sobre como remover pelos do sofá.  Afinal, vale a pena descobrir novos truques para facilitar essa tarefa! E se você gostou desse post, continue acompanhando nosso blog para obter mais inspiração e praticidade em seu lar.

 

Foto: iStock/fizkes