Conheça 5 leituras que exploram de forma única a importância de aprender a relaxar para manter a mente saudável e uma vida mais tranquila

Top 5: dicas de livros para aprender a relaxar

Assim como o corpo, a mente também precisa relaxar para se manter saudável. No entanto, em tempos de excesso de informação, você ainda sabe como se desconectar? Afinal, num contexto em que o foco é ser cada vez mais produtivo, é natural que seja necessário (re)aprender a viver com mais leveza.

Felizmente existem recursos simples que contribuem com o processo de reduzir o estresse do dia a dia, e a literatura um deles. Logo, além de debater sobre o tema, a leitura também mostra meios de atenuar o ruído mental diário. Por isso, a H.Lar selecionou algumas obras que ensinam de diferentes maneiras a fazer da tranquilidade um hábito.

 

ESCOLHA SEU GUIA PARA RELAXAR

1.     A MAGIA DO SILÊNCIO

A primeira sugestão de livro aborda a questão do ruído mental mostrando as mudanças geradas pelos momentos de silêncio. Assim, a monja francesa Kankyo Tannier relata a sua experiência pessoal com o assunto sabendo equilibrar sensibilidade e humor. Além disso, ela ensina na prática como cultivar o silêncio dos pensamentos, do corpo e da visão para uma vida mais plena. Conforme a escritora recomenda: “Não se limite a sobreviver – faça uma pausa, ouça o silêncio e seja feliz”.

2.     A SOCIEDADE DO CANSAÇO

Escrito pelo filósofo alemão Byung-Chul Han, “A Sociedade do Cansaço” adverte sobre os distúrbios psicológicos gerados pela ideologia da positividade. Afinal, transtornos de personalidade, depressão e síndromes como hiperatividade e burnout tornaram-se doenças comuns no século atual. Com a pressão ocasionada pelo discurso motivacional, as pessoas ficam na busca constante da superação dos seus limites. Como resultado, a exaustão é um efeito colateral inevitável.

  1. PERMISSÃO PARA SENTIR

Marc Brackett é doutor em psicologia e se dedica ao estudo das emoções há 25 anos. Porém, o livro não é apenas baseado nas suas pesquisas ao longo desse tempo. Ao mesmo tempo incluiu relatos das suas próprias dificuldades em lidar com as emoções quando criança. De acordo com o autor, para uma vida equilibrada é necessário se permitir sentir. Já que só assim é possível trabalhá-los ao invés de ser prisioneiros deles. Brackett publicou mais de cem artigos sobre o tema enfatizando o papel da inteligência emocional na vida adulta e infantil.

4.     A ARTE DE PEGAR LEVE

Que tal aprender a relaxar com um psicólogo, neurocientista e comediante de stand up nas horas vagas? Se você ficou interessado(a), “A Arte de Pegar Leve” foi feito para você. Afinal, uma das ferramentas terapêuticas do Dr. Brian King para gerenciar o estresse diário é o poder do humor. Assim, o autor apresenta de maneira acessível os problemas cotidianos ensinando técnicas para alcançar a calma e, então, encontrar soluções. Do mesmo modo, aspectos como a origem do estresse e as doenças causadas por ele também são abordadas.

5.     AS COISAS QUE VOCÊ SÓ VÊ QUANDO DESACELERA

Por último, o livro do mestre-zen budista Haemin Sunim é uma daquelas obras que encantam os leitores pela sua delicadeza. Não à toa se tornou um best-seller com mais de 3 milhões de exemplares vendidos mundo afora. Repleto de lições sobre calma e autocompaixão, a leitura é leve: com delicadeza nas palavras e ilustrações. Por isso é considerado um verdadeiro guia para organizar a mente e acalmar os pensamentos. Ou seja: um livro para se ter sempre à mão.

Incluir a saúde mental na lista de prioridades garante dias mais tranquilos e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. Logo, aprender a relaxar é tão importante quanto aprender a ser produtivo. Aliás, atingir esse equilíbrio é algo possível para todos. E com as sugestões acima, a tarefa fica menos complicada, não é mesmo? Se você gostou desse post, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de outros conteúdos sobre bem-estar! Além disso, veja como criar um ambiente de leitura em casa e desfrute de ótimos momentos em sua própria companhia!

 

Foto: iStock/cyano66