Seja em casa ou no trabalho, manter o foco em suas atividades traz inúmeros benefícios ao seu dia a dia e até mesmo a sua saúde mental

Como manter o foco: 3 dicas para apurar a concentração

Nem sempre é fácil manter o foco durante a realização de todas as tarefas do dia a dia. Ainda mais com o crescente número de estímulos que disputam por atenção nos ambientes físicos e digitais. Aliás, foi principalmente por isso que muitas pessoas tiveram dificuldades para se adaptar ao home office no período da pandemia.

No entanto, a falta de concentração também é um elemento que pode dizer muito sobre sua saúde mental. Afinal, procrastinar ou buscar distrações pode ser uma maneira de fugir de situações como ansiedade e solidão, por exemplo. Por isso, que tal investir em alguns exercícios para melhorar sua concentração e garantir mais produtividade?

 

3 ESTRATÉGIAS PARA MANTER O FOCO

Seja em casa, seja no trabalho, estas três dicas da H.Lar certamente ajudarão a deixar sua vida mais leve! Confira:

 

1.     SAIBA DIZER NÃO

De acordo com uma famosa fala de Steve Jobs: “ter foco é dizer não”. Ou seja: manter sua atenção em algo não significa apenas se concentrar em alguma coisa, mas se desconcentrar de outras. Desse modo, a primeira dica é dizer não às distrações externas. Para tanto, talvez você precise reduzir compromissos para conseguir adotar uma agenda mais saudável. Quando possível, tente delegar tarefas e explique às pessoas que em determinado período você não estará disponível.

Ao mesmo tempo, diga não às inúmeras abas abertas em seu navegador de internet, às notificações do WhatsApp e à checagem constante de e-mails e redes sociais. Aliás, colocar seus smartphone em modo avião por algumas horas pode ser uma boa alternativa para manter o foco. Além disso, evitar distrações internas é mais um desafio a ser vencido. Então, dedique-se a priorizar ideias, exercitar sua paciência e perseguir uma rotina organizada. Para isso, é importante investir em reduzir a bagunça e a poluição visual dos seus ambientes. Principalmente porque ficar revisitando sua lista de tarefas futuras prejudica sua concentração e seu foco.

 

2.     DIVIDA SEU TEMPO

Tenha em mente que multitarefas é um conceito que não combina com o ser humano. Afinal, o cérebro é capaz de realizar bem apenas uma tarefa por vez. Quando você tenta resolver duas ou três coisas ao mesmo tempo, alguma delas sempre é colocada em segundo plano. Desse modo, todas as suas atividades podem acabar um pouco comprometidas. Logo, para manter a qualidade de suas ações, a atenção plena é tão recomendada por diversos especialistas.

Então, mesmo que pareça impossível eliminar o modo multitarefas de sua rotina, lembre-se que qualquer redução pode trazer resultados positivos. Assim, uma estratégia que costuma ser eficiente para dividir o tempo é a técnica Pomodoro. Por meio dela você estabelece blocos de concentração de 20 minutos para manter o foco numa tarefa específica. Depois disso, faz um intervalo de 5 minutos para relaxar, ouvir música ou tomar um café, por exemplo.

 

3.     ENTENDA SEU RITMO

Adotar um estilo de vida saudável é uma das maneiras mais naturais para perseguir e manter o foco. Por isso, experimente combinar atitudes como dormir bem, comer bem, manter o corpo hidratado, praticar exercícios físicos e respirar fundo. Ao mesmo tempo, observe o ritmo de seu corpo e de sua mente para saber em parte do dia ou da noite você é mais produtivo. Dessa forma será mais fácil ajustar as melhores tarefas para cada momento.

Além disso, pratique a atenção ao momento presente. Afinal, manter o foco é basicamente perceber quando você está se distraindo e retomar a concentração naquele instante. Caso enfrente alguma dificuldade, pratique exercícios de mindfulness. Por exemplo: feche os olhos e narre para si o que estiver fazendo. Outra dica é criar pequenas metas, como ler dez páginas de um livro sem desviar a atenção. Ou, ainda, acompanhar um episódio de uma série sem tocar em seu smartphone.

 

Certamente, ao realizar tarefas de maneira mais focada você conseguirá reduzir o estresse e ainda economizar tempo. Além disso, manter o foco ajuda a diminuir a ansiedade, ser mais positivo e ter relações de mais qualidade. 🙂

 

Foto: iStock/Kostikova