Você sabe qual travesseiro oferece maior sensação de conforto e descanso para você e sua família? Então saiba mais sobre estas opções

Para dormir bem, saiba qual travesseiro é ideal para você

Assim como o colchão, o travesseiro é um item que faz toda a diferença na qualidade do seu sono. Isso porque ele está diretamente relacionado ao conforto e ao posicionamento do seu corpo ao se deitar na cama. Aliás, se o modelo não estiver de acordo com seu perfil, é possível que você enfrente alguns problemas. Além da dificuldade para dormir, eventuais dores nas costas, sonolência e cansaço também impactam sua saúde física e mental. Por isso é tão importante observar alguns detalhes para identificar qual travesseiro é o mais indicado para cada pessoa.

 

QUAL TRAVESSEIRO É PARA VOCÊ?

Confira um pequeno guia que a H.Lar preparou para você não errar na escolha do travesseiro:

 

1.     TRAVESSEIRO DE FIBRA SILICONADA

Se você costuma dormir em posições variadas ao longo da noite, o travesseiro de fibra siliconada pode ser o ideal. Além de flexível, leve e confortável, o modelo se ajusta de acordo com sua acomodação. Geralmente antialérgico, essa opção é encontrada em diversas alturas e níveis de maciez. Logo, o travesseiro de fibra siliconada também é a melhor opção para quem tem problemas respiratórios e alergias. Outras vantagens do modelo são o baixo custo, a durabilidade de dois a cinco anos e a lavagem em máquina.

 

2.     TRAVESSEIRO DE LÁTEX

Assim como o modelo de fibra siliconada, o travesseiro de látex também é antialérgico. No entanto, costuma ser mais indicado para quem dorme de lado ou de costas. Por ser perfurada, a estrutura favorece a circulação do ar, inibindo odores causados pela transpiração ou umidade. Aliás, observar esses fatores é providencial para quem mora em regiões quentes e úmidas. Além disso, com essas características, o travesseiro de látex é capaz de garantir uma sensação de frescor e conforto térmico.

 

3.     TRAVESSEIROS DE PENAS E PLUMAS

Se você tem acordado com dores nos ombros ou pescoço, a dica é testar o travesseiro de penas e plumas. Afinal, por ser moldável, leve e macio, o modelo permite um encaixe ideal para qualquer posição durante o sono. Além de facilmente ajustável, ele oferece uma sustentação suave à cabeça e ao pescoço. Ao mesmo tempo, podem ser encontrados em diferentes alturas e densidades. Especialmente por serem produzidos, na maioria das vezes, mesclando penas e plumas. Outra grande vantagem desse tipo de travesseiro é a alta durabilidade. Visto que pode chegar a 10 anos de uso quando combinado com uma capa de proteção.

 

4.     TRAVESSEIRO DE VISCOELÁSTICO

Além de prevenir dores musculares, o travesseiro de viscoelástico pode ajudar a aliviar o ronco e apneia. Assim como evitar ponto de pressão, controlar doenças respiratórias e prevenir o estresse. Ao mesmo tempo, o modelo possui tratamento antialérgico e resiliência baixa, pois retoma a posição original sem deformidade. Aliás, a espuma viscoelástica se adapta à temperatura e ao contorno da cabeça e do corpo. Com isso, essa tecnologia desenvolvida e assinada pela NASA também favorece e facilita a circulação sanguínea. Ainda por cima, o modelo é recomendado para quem dorme em diferentes posições. Logo, se você não sabe qual travesseiro escolher, essa pode ser uma das opções mais universais.

 

5.     TRAVESSEIRO DE BAMBU

Cada vez mais desejados, os travesseiros de fibra de bambu oferecem uma sensação de maciez e conforto surpreendentes. Além disso, suas propriedades naturais favorecem o relaxamento e o sono mais tranquilo. Por um lado, o modelo traz vantagens semelhantes ao travesseiro de viscoelástico. Como maciez, tratamento antialérgico e boa distribuição de peso. Contudo, oferece um diferencial sustentável, já que usa celulose regenerada de bambu em sua composição. Aliás, seu revestimento pode apresentar diferença de até 2°C em relação aos demais. Logo, torna-se fresco no verão e aconchegante no inverno. Assim como outros modelos, o travesseiro de fibra de bambu é indicado para quem dorme em posições variadas.

 

AMBIENTE TAMBÉM FAZ DIFERENÇA

Depois de identificar qual travesseiro pode lhe proporcionar a melhor noite de sono, que tal investir na adequação do ambiente? Afinal, uma boa noite de sono também depende de temperatura agradável e distância de barulhos e distrações. Nesse sentido, um quarto estrategicamente organizado é fator determinante para sossegar a mente.

Outra maneira de favorecer a qualidade do sono é apostar em técnicas ou “rituais” de relaxamento. Por exemplo, práticas de meditação, afirmações e yoga antes de dormir. Nesse sentido, uma ambientação com músicas e difusores de óleos, cromoterapia e até certos chás também podem ajudar.

 

Foto: iStock/fizkes