Perfeitos para o inverno, os chás trazem inúmeros benefícios à saúde, desde o alívio de dores até a prevenção de doenças

Saúde: conheça os benefícios que os chás trazem ao corpo

No Brasil, agosto é um mês com datas importantes para o bem-estar. No dia 5, por exemplo, é celebrado o Dia Nacional da Saúde; e, no dia 31, homenageiam-se os nutricionistas. Assim, nada melhor do que aproveitar este período para se informar e aprender mais sobre hábitos saudáveis, não é mesmo? Pensando nisso, a H.Lar traz hoje um conteúdo dedicado exclusivamente aos chás. Afinal, essas infusões de ervas podem trazer grandes benefícios para a saúde, desde que consumidas da forma adequada. Além disso, combinam perfeitamente com o inverno, ajudando a manter o corpo e quentinho na estação fria.

 

CHÁ: UMA BEBIDA A FAVOR DA SAÚDE

Nossas mães e avós estavam certas: um chazinho quente pode fazer muito bem ao corpo. Isso porque os chás possuem polifenóis, que previnem problemas como diabetes, aterosclerose e doenças cardiovasculares e ajudam o corpo a combater o câncer. Ademais, os chás melhoram o metabolismo lipídico, o que favorece a diminuição do “colesterol ruim” (LDL). Porém, como todo alimento ou substância, se ingeridas em excesso as infusões podem causar problemas, como desconfortos intestinais. Por isso, o ideal é seguir as recomendações de quantidades diárias listadas a seguir.

 

CHÁS E SUAS PROPRIEDADES  

É possível encontrar uma infinidade de chás diferentes nos supermercados e lojas especializadas. Quase sempre são deliciosos, mas nem todos possuem as mesmas propriedades. Abaixo, confira nossas dicas de chás para se ter em casa – e alguns detalhes sobre cada opção.

 

Erva mate

É um chá energético, ajudando na concentração e eliminando a fadiga. A ação estimulante é mais duradoura do que o do café e não oferece efeitos colaterais, como insônia. O mate também atua no tubo digestivo, facilitando a digestão.

Ingestão diária: 1 ou 2 xícaras.

 

Camomila

Conhecida pelo efeito calmante, a camomila também tem papel imunoestimulante. Ou seja, ajuda o sistema imunológico a aumentar sua capacidade de combater infecções.

Ingestão diária: 1 ou 2 xícaras.

 

Hortelã

A hortelã (ou menta) tem forte ação sobre o sistema digestivo. Melhora as contrações musculares do estômago e do intestino e alivia o desconforto provocado por gases. O vapor do chá, quando inalado, também melhora a respiração.

Ingestão diária: 1 ou 2 xícaras.

 

Homem tomando chá
Chás possuem diferentes benefícios à saúde: qual o seu preferido?

 

Chá verde

Famoso por seus benefícios à saúde, o chá verde faz jus à popularidade que tem. Isso porque ajuda a prevenir desde cáries até doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. O chá verde também aumenta a temperatura do corpo e o metabolismo, acelerando a queima de gorduras.

Ingestão diária: 5 xícaras.

 

Erva doce

Muito versátil, o chá de erva doce é expectorante, diurético e auxilia do funcionamento intestinal. Por possuir cálcio, também ajuda no fortalecimento de ossos e dentes.

Ingestão diária: 1 ou 2 xícaras.

 

Chá branco

É o chá que possui maior concentração de polifenóis, o que o torna grande aliado na prevenção de muitas doenças. Assim como o verde, o chá branco acelera o metabolismo e a perda de gordura corporal.

Ingestão diária: 2 ou 3 xícaras.

 

Boldo

O boldo estimula a produção da bile, substância essencial na digestão de gorduras. Assim, é um chá digestivo, recomendado especialmente após refeições muito pesadas.

Ingestão diária: 1 ou 2 xícaras.

 

Erva cidreira

Assim como a camomila, a erva cidreira tem efeito calmante e sedativo. Dessa forma, ajuda a combater a insônia. Além disso, contribui na regulação do ciclo menstrual e no alívio de cólicas.

Ingestão diária: 1 ou 2 xícaras.

 

Agora que você está por dentro da “arte do chá”, que tal preparar uma xícara e ler um bom livro? Seu corpo e sua mente agradecem! 🙂

 

Fotos: 1. iStock/AntonioGuillem | 2. iStock/Vasyl Dolmatov