As redes domésticas de wi-fi estão cada vez mais demandadas. Veja dicas para melhorar a qualidade do sinal em sua casa ou apartamento!

Wi-fi fraco nunca mais! Saiba melhorar o sinal em sua casa

A necessidade de isolamento social fez surgir um novo estilo de vida entre os brasileiros. Assim, muitos lares passaram a acolher atividades que antes eram fundamentalmente desempenhadas fora de casa. Consequentemente, as redes domésticas de wi-fi começaram a ser mais exigidas, disputadas e até sobrecarregadas. Afinal, elas têm sido requisitadas para home office, educação a distância, cuidados com corpo e mente, lazer e entretenimento. Por isso, conhecer algumas estratégias capazes de melhorar o sinal da sua rede pode ser muito útil. Sobretudo para quem já conta com recursos de automação residencial ou planeja investir numa casa conectada. Então, a seguir, veja algumas dicas para aproveitar ao máximo o seu ambiente online.

 

AQUI TEM WI-FI!

Para que sua “wi-fi zone” seja realmente eficiente, aposte nestes 7 passos:

 

  1. MANTENHA TUDO ATUALIZADO

Assim como todos os aparelhos eletrônicos, o dispositivo que fornece a rede wi-fi está em evolução constante. Assim, além de melhorar a segurança e corrigir falhas no sistema, as atualizações ajudam a garantir mais velocidade e confiabilidade na transmissão de dados. A saber, atualmente existem quadro padrões de conectividade (IEEE 802.11) para redes sem fio: A, B, G e N. Logo, o N é o mais moderno e rápido, já que consegue transmitir e receber dados em até 600 Mbps. Então, para atingir as maiores velocidades de conexão, o ideal é investir num roteador compatível com o padrão N. Além disso, em seu computador, você também deve contar com uma placa de rede que suporte este formato. Mesmo que sua placa esteja desatualizada, esta substituição costuma ser fácil e acessível.

 

  1. REPOSICIONE O ROTEADOR

A exemplo do rádio e do celular, o roteador funciona com ondas. Logo, qualquer obstáculo entre o equipamento e seus dispositivos pode interferir em sua cobertura. Aliás, caso você esteja enfrentando algum problema para usar a internet em determinados cômodos, esta pode ser uma das causas. Por isso, antes de tudo, observe qual o melhor local para posicionar o roteador em sua casa. Por exemplo: é importante que o aparelho possa ficar livre de objetos ao seu redor. Além disso, quando colocado em local alto, seu sinal consegue se expandir para baixo e para os lados. Outra dica é deixá-lo numa área bem central da casa e, especialmente, num cômodo em que a internet será mais utilizada. Por outro lado, procure manter o roteador longe de telefones sem fio e micro-ondas. Isso porque tais aparelhos podem interferir no sinal.

 

  1. PROTEJA-SE DOS LADRÕES DE WI-FI

Lembre-se que senhas simples são facilmente descobertas por vizinhos oportunistas. Especialmente se você usa caracteres relacionados ao seu endereço ou placa de carro, por exemplo. Então, se sua conexão anda lenta, considere reforçar a proteção de sua rede wi-fi. Para isso, invista num padrão de segurança mais avançado, misture números e letras, mas fuja de combinações óbvias. Além disso, troque a senha com frequência e evite incluir seu nome ou numeração da casa no nome da rede.

 

  1. MUDE O CANAL DE CONEXÃO

Se você mora num condomínio com muitos apartamentos, provavelmente deve dividir seu canal (frequência) de wi-fi com alguns outros vizinhos. Logo, mudar para um canal diferente pode melhorar sua velocidade de conexão. Aliás, normalmente os roteadores já colocam automaticamente os seus dispositivos no melhor deles. Porém, se vários roteadores próximos escolherem o mesmo canal, suas conexões poderão ficar congestionadas. Assim, a dica é pesquisar nas configurações do equipamento quais as opções mais livres. Para proceder à alteração, entre em contato com a empresa fornecedora do roteador ou verifique as informações no manual dele. Além disso, aplicativos como o Network Analyzer e o Wi-fi Stumbler são capazes de ajudá-lo na análise das frequências disponíveis.

 

  1. AVALIE O USO DE UM REPETIDOR

Repetidores de sinal são equipamentos muito úteis para casas com vários pavimentos ou paredes espessas. Dessa forma, podem constituir boa solução para melhorar sua conexão, caso outras dicas não tenham sido suficientes. Nesse caso, considere investir nos repetidores de wi-fi que se conectam ao roteador por um cabo Ethernet. Ou, ainda, em dispositivos PLC, capazes de transportar o sinal de internet pela própria fiação elétrica da residência.

 

  1. GERENCIE O TRÁFEGO DE DADOS

Quando várias pessoas compartilham a mesma rede em casa, é importante criar regras e rotinas de navegação. Afinal, jogos online, streaming de vídeo, downloads e videochamadas simultâneas podem comprometer o sinal e limitar o uso da rede. Sendo assim, defina as prioridades de acordo com as necessidades da rotina familiar. Além disso, se você tiver um pouco mais de intimidade com Tecnologia da Informação, poderá explorar a ferramenta QoS. Presente em quase todos os roteadores, ela permite identificar e até limitar aparelhos que estejam consumindo muito de sua banda.

 

  1. REINICIE O ROTEADOR PERIODRICAMENTE

Como o roteador é um aparelho que costuma ficar sempre ligado, algumas vezes ele pode travar por conta do aquecimento. Assim, considere reiniciá-lo com certa regularidade. Além disso, experimente desligá-lo quando a internet não estiver em uso – como antes de dormir, por exemplo. Dessa forma, será possível melhorar a transmissão do sinal ao religá-lo – e ainda garantir maior vida útil ao aparelho.

Pronto! Seguindo essas dicas, suas atividades em casa têm tudo para ficar ainda mais práticas e fluidas! 🙂

 

Foto: iStock/CASEZY