Estilo de vida pós-pandemia: o que vai ficar?

Estilo de vida: como serão os lares depois da quarentena

Desde o início, a pandemia do coronavírus provocou alterações não apenas na rotina, mas também em hábitos pessoais. Logo, as medidas de isolamento social e quarentena inspiraram uma reflexão profunda sobre o estilo de vida adotado até então. Sobretudo em relação a cuidados de higiene e limpeza, bem como aspectos ligados a consumo, sustentabilidade e vida social. Diante disso, é bem provável que um novo modo de viver e de morar seja definitivamente adotado por muitas pessoas. Consequentemente, os lares também serão impactados por mudanças para acolher o “novo normal”. Dessa forma, tanto a arquitetura quanto o design de interiores exercerão papel fundamental na reformulação. Veja como:

 

5 MUDANÇAS ESTRUTURAIS NO ESTILO DE VIDA

 

  1. O ESPAÇO PARA O ESCRITÓRIO

Especialmente em projetos residenciais mais compactos, o escritório como um local de trabalho em casa tinha deixado de ser prioridade. Afinal, com as facilidades da tecnologia e dos dispositivos móveis, qualquer lugar servia para resolver demandas mais simples e rápidas. Porém, durante a quarentena, muitas pessoas precisaram de um ambiente mais tranquilo, reservado e confortável para exercer o trabalho remoto. Logo, ter um cômodo específico para o escritório ou um espaço funcional e ergonômico volta a ser prioridade no lar.

 

  1. UM AMBIENTE PARA ATIVIDADES FÍSICAS

Outro importante fator que deverá ser incorporado às residências é o espaço para a prática de atividades físicas. Afinal, sem poder ir às ruas nem frequentar academias, as pessoas perceberam que é possível realizar exercícios físicos em casa. Seja arrastando o sofá ou colocando outros móveis de lado. Afinal, determinação e tecnologia mostraram-se como os principais motivadores para manter um estilo de vida mais saudável durante a quarentena. Especialmente com as inúmeras aulas gratuitas liberadas por professores e academias em redes sociais e canais do Youtube. Bem como os diversos aplicativos que funcionam como um personal trainer virtual. Logo, dispor de um local planejado para realizar seus treinos poderá tornar essas práticas ainda mais frequentes e agradáveis.

 

  1. NATUREZA INCORPORADA À DECORAÇÃO

Períodos de insegurança, medo e incerteza servem de combustível para problemas psicológicos. Tanto que, segundo estudos recentes, os sintomas de ansiedade e estresse mais do que dobraram durante a quarentena. Da mesma forma, os casos de depressão tiveram aumento de 90%. Logo, nunca foi tão importante investir em autocuidado, relaxamento e conforto em seu dia a dia. Diante disso, e sem poder sair de casa, os jardins urbanos têm conquistado mais espaço, até mesmo dentro dos apartamentos. Afinal, quando incorporada à decoração e ao estilo de vida, a natureza ajuda a criar situações mais leves e relaxantes. Seja em varandas e sacadas ou em jardins de todos os tamanhos.

Estilo de vida mais verde

Aliás, além de plantas, flores e hortas, referências naturais também podem ser incluídas na decoração, como cores, formas e texturas. Nesse contexto, é possível investir na conexão com a natureza em todos os cômodos de sua casa. Ou, ainda, focar o conceito num cantinho específico que também pode ser dedicado à leitura e à meditação, por exemplo.

 

  1. ARMAZENAMENTO, SEGURANÇA E HIGIENE

As medidas adotadas para prevenir a disseminação do coronavírus rapidamente modificaram hábitos de consumo e higiene das famílias brasileiras. Afinal, para reduzir a circulação nas ruas, muitas pessoas voltaram a fazer compras mensais ou semanais em vez de diárias. Além disso, ao chegar em casa, o cuidado com a higienização de tudo que veio da rua virou prioridade. Dessa forma, passados alguns meses, esses métodos já fazem parte de uma nova rotina estabelecida nos lares. Consequentemente, dispor de mais espaço de trabalho e armazenamento na cozinha está entre os requisitos deste novo estilo de vida. Logo, despensas e geladeiras passam a receber mais atenção e organização, assim como bancadas, para tornar as tarefas mais funcionais.

Ainda em relação aos móveis, outro item que poderá ser mais comum na entrada dos lares brasileiros é a sapateira. Ou, pelo menos, um espaço destinado a guardar os sapatos dos visitantes antes que eles adentrem o recinto. Além disso, os lavabos tendem a subir na escala de prioridades em novos projetos residenciais. Afinal, são extremamente práticos na hora de higienizar as mãos logo que se chega em casa.

Sapateira na entrada de casa deve ser uma das mudanças no estilo de vida dos lares após a pandemia

 

  1. CASAS CONECTADAS

Já neste ano, aproximadamente 50 bilhões de aparelhos eletrônicos estão conectados à internet em lares de todo o mundo. Sobretudo smartphones, computadores e geladeiras. Diante disso, a tendência é de que, em breve, as residências sejam transformadas em espaços inteligentes e funcionais. Aliás, embora já se fale sobre casas conectadas há bastante tempo, a quarentena impulsionou uma espécie de “teste surpresa”. Afinal, a partir da pandemia, muitas pessoas se dispuseram a migrar de serviços e possibilidades “offline” para alternativas online.

 

Sem dúvida, o coronavírus tem feito com que muitas pessoas repensem sobre seus hábitos, atitudes e estilo de vida. Não somente em relação a si e aos outros, mas com o próprio lugar em que vivem. Afinal, casas mais saudáveis, sustentáveis e conectadas são fundamentais para garantir o bem-estar humano e do meio ambiente. E você? Que mudanças está fazendo para adequar seu espaço à nova realidade?

 

Fotos: 1. iStock/PavelIvanov | 2. iStock/KatarzynaBialasiewicz | 3. iStock/5thstreet