Quarentena: 4 ideias para aproveitar o tempo em casa

Quarentena: 4 ideias para aproveitar o tempo em casa

O período de quarentena está obrigando muita gente a passar bastante tempo dentro de casa. Consequentemente, é normal que, sem poder ir à rua, mais cedo ou mais tarde o tédio acabe aparecendo. Portanto, para evitar essa situação, o jeito é tentar se manter ocupado. Pensando nisso, a H. Lar traz quatro dicas de atividades para se fazer em casa durante a quarentena. Confira!

 

CUIDADOS COM O AMBIENTE

A limpeza da casa é uma tarefa que divide opiniões: há quem se anime em fazê-la, e há quem deteste. De um jeito ou de outro, não dá para negar a importância de manter todos os ambientes bem higienizados. Ainda mais neste momento em que é preciso combater a disseminação do novo coronavírus. Portanto, capriche na limpeza: desinfete com frequência a peça de entrada da casa, bem como maçanetas e torneiras. Afinal, esses são objetos que tocamos muitas vezes ao longo do dia. Além disso, o tempo livre durante a quarentena é perfeito para fazer aquela faxina minuciosa em todos os cantinhos. Dá trabalho, mas a satisfação de ver a casa brilhando costuma ser recompensadora!

 

ORGANIZAÇÃO DE OBJETOS

Que tal utilizar o tempo em casa para dar aquela arrumada também no guarda-roupa? Com a chegada do inverno, pode ser interessante mandar as vestimentas de verão lá para a prateleira de cima. E, claro, descer os trajes adequados ao frio. Mas a organização não precisa ser restrita ao quarto. Afinal, é bem comum que recintos como a sala e o banheiro fiquem bastante bagunçados. Nesses cômodos, a dica de ouro é utilizar caixas e organizadores para colocar ordem nos objetos. Assim, com espaço livre em balcões e prateleiras, o ambiente fica mais leve e agradável.

 

MUDANÇAS NA DECORAÇÃO

A quarentena também pode ser um bom período para planejar e executar mudanças na decoração da casa. Claro: nada de grandes reformas que requeiram a contratação de profissionais. Mas há várias coisas que você mesmo pode fazer. Por exemplo: pintar uma parede com uma nova cor, reorganizar os quadros, mudar a disposição dos móveis… A dica é apostar em elementos com pegada natural, já que essa é uma forte tendência de decoração para 2020. Se precisar comprar alguns materiais, como tintas, lixas e acessórios, recorra à internet. A maioria das redes de lojas está com o e-commerce funcionando normalmente.

 

DEDICAÇÃO À COMIDA

Outra ótima – e deliciosa – maneira de aproveitar o tempo em casa é cozinhando. São muitas as vantagens! Ao fazer sua própria comida, você economiza dinheiro, garante uma alimentação mais saudável e exercita os dotes culinários. Seja preparando seus pratos prediletos ou provando novas receitas. Além disso, dessa forma você ainda pratica uma atividade terapêutica. Isso porque cozinhar costuma ter efeito desestressante, aliviando a ansiedade causada pela quarentena.

 

Como você pode ver, há muito que se fazer em casa durante o período de isolamento social. Desde aquela faxina mais minuciosa, que na correria da “vida normal” nem sempre se consegue cuidar, até mudanças de decoração. Assim, a quarentena acaba virando uma oportunidade de colocar tudo em dia ou até (re)descobrir aptidões – como cozinhar ou confeitar! O importante mesmo é encontrar as suas maneiras preferidas de curtir cada cantinho do lar, tanto sozinho(a) quanto em família!

 

Foto: iStock/pondsaksit