Hobbies para curtir em casa

Sem tédio: listamos 7 hobbies para passar o tempo em casa

Você já pensou em utilizar este período de isolamento social para cultivar um novo hobby? Mesmo com as restrições de contato pessoal, são muitas as opções possíveis. Afinal, através da internet, hoje em dia você pode aprender inúmeras atividades diferentes sem sair de casa. Há hobbies de todos os tipos – artísticos, culinários, educativos, físicos, mentais… Basta escolher o seu! Para ajudar nesta decisão, a H.Lar separou 7 ideias de passatempos perfeitos para a quarentena. Confira!

 

  1. COZINHAR

O tempo extra em casa é o exato ingrediente que faltava para testar novas receitas, não é mesmo? Aliás, um alimento que tem ganhado especial atenção nesta quarentena é o pão. Segundo dados do Google, buscas sobre como fazer pão em casa aumentaram cerca de 150 vezes no período. Isso porque permite muitas variações, ao mesmo tempo em que requer ingredientes simples – farinha, fermento, água, leite, ovos… Além disso, só de pensar naquele cheirinho de pão feito em casa, já dá água na boca, né?

 

  1. FAZER YOGA

A yoga – ou “o” yoga (as duas formas são corretas) – é um dos hobbies mais recomendados para este período desafiador. Afinal, além de poder ser feita em casa, proporciona benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Assim, através de alongamentos, respirações e exercícios de força, ajuda a controlar o estresse e a ansiedade. No YouTube há muitos vídeos de aulas gratuitas, tanto para iniciantes quanto para praticantes experientes. Um canal bastante popular no Brasil é o da instrutora Pri Leite.

 

  1. APRENDER UM IDIOMA

Seja no trabalho ou em viagens, saber falar outras línguas é sempre uma vantagem. Portanto, a busca pelo aperfeiçoamento deve ser constante. Para isso, a dica é utilizar algum (ou vários) dos aplicativos de ensino de idiomas disponíveis, como Duolingo ou Babbel. A grande vantagem dos apps é que oferecem lições curtas e lembretes diários para você nunca se esquecer de praticar. Além disso, são bastante lúdicos e divertidos, transformando os exercícios em verdadeiros hobbies.

 

  1. PINTAR

Que tal usar o tempo livre para fazer arte? Para tanto, basta alguns materiais simples, como papel ou tela em branco, pincéis e tintas. E então é só soltar a criatividade. O mais legal é que a pintura abrange muitos estilos. Se você gosta de paisagens, natureza e retratos, a dica é seguir algum dos vários tutoriais disponíveis no Pinterest. Já se prefere algo mais livre, brinque com as cores e formas para produzir uma obra de arte abstrata. Você logo vai perceber como a pintura é divertida e relaxante.

 

  1. LER UM LIVRO

Em tempos de superinformação e acesso digital a tudo, sentar-se numa poltrona e ler um livro físico está ficando raro. No entanto, essa experiência de “desconexão” do mundo externo – e consequente conexão consigo mesmo – é repleta de benefícios. Afinal, a ciência afirma que ler melhora o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade, o senso crítico e a empatia. Então desative as notificações do celular, desligue a TV e outras distrações, acomode-se confortavelmente e experimente mergulhar numa obra literária! Aliás, se precisar de sugestões, o canal Literature-se, no YouTube, é um ótimo ponto de partida!

 

  1. CUIDAR DE PLANTAS

Outra ótima forma de passar o tempo durante a quarentena é se dedicar às plantinhas. Seja no jardim de casa ou dentro do apartamento, folhagens bem-cuidadas dão muito mais vida ao lar. Aliás, para quem tem pouco espaço a dica é criar uma pequena horta com temperos e chás. Afinal, com apenas alguns potinhos na cozinha ou área de serviço já dá para cultivar o básico, como manjericão, cebolinha, alecrim e hortelã.

 

  1. FAZER ORIGAMI

Assim como muitos outros hobbies, a arte secular japonesa de fazer dobraduras possui vários níveis de dificuldade. Afinal, com apenas algumas dobras num pedaço de papel é possível fazer um peixe, um pássaro ou uma flor. Porém, as mesmas figuras podem ser executadas com técnicas muito mais avançadas, resultando em verdadeiras esculturas. No YouTube, um ótimo canal para aprender este novo hobby é o Easy Origami, com orientações em português e em inglês. Depois de aperfeiçoar um pouco a técnica, você pode colecionar seus próprios origamis ou oferecê-los de presente aos amigos.

 

E então? Já escolheu seu novo hobby? 🙂

 

Foto: iStock/diego_cervo