Viagem: 10 cidades incríveis para apreciar arte e cultura

Viagem: 10 cidades incríveis para apreciar arte e cultura

Quem gosta de arte e cultura sabe que a melhor forma de apreciar o assunto é in loco, ao vivo. Logo, para conseguir ver de pertinho as mais famosas pinturas e esculturas do mundo, o jeito é viajar. Aliás, o que também é uma delícia, né? Por isso, a H.Lar traz hoje uma lista com destinos imperdíveis para os amantes da arte. Então confira nossas sugestões a seguir e já programe sua próxima viagem!

 

  1. Berlim, Alemanha

A capital alemã é praticamente um museu a céu aberto. Afinal, a cidade foi palco de alguns dos eventos geopolíticos mais relevantes do século passado. Além disso, hoje em dia suas ruas cosmopolitas vibram com street art, em especial nos bairros Kreuzberg, Mitte e Friedrichshain. Porém, dentro dos museus de Berlim também é possível encontrar muita história, arte e cultura. A maioria dessas atrações concentra-se na “Ilha dos Museus”, complexo considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O destaque do local é o Pergamonmuseum, dedicado a obras arquitetônicas da antiguidade. Ali está, por exemplo, a magnífica Porta de Ishtar, que dava acesso à cidade de Babilônia.

 

  1. Florença, Itália

Uma das cidades mais belas da Itália, Florença é também o berço do Renascimento. Foi lá que, durante os séculos XV e XVI, Michelangelo e Leonardo Da Vinci produziram algumas de suas melhores obras. Resultado: a cidade hoje possui um acervo incrível de pinturas, esculturas e afrescos, atraindo centenas de milhares de turistas anualmente. Um dos destaques é a Galeria Accademia, que exibe como atração principal o majestoso David de Michelangelo. Outro ponto imperdível é a Galeria Uffizi, com coleções dedicadas a Da Vinci, Rafael e Botticelli.

 

  1. Londres, Reino Unido

Poucas cidades no mundo oferecem tantas atrações culturais quanto Londres. Afinal, são incontáveis os museus e galerias da capital britânica, quase todos com entrada gratuita. Para admirar o que há de melhor em arte moderna, a dica é visitar a National Gallery. Lá estão expostas obras de artistas como Monet, Van Gogh, Rembrandt e Cézanne. Já para curtir arte contemporânea, a atração a ser conferida é a Tate Modern, à beira do rio Tâmisa. Instalada em uma antiga usina de energia, a galeria está sempre renovando suas exibições temporárias. Além disso, vale lembrar que Londres possui muitas opções de teatro e musicais no chamado West End. Basta ver o que está em cartaz, escolher uma atração e apreciar o espetáculo.

Para completar, a capital britânica é lar do lendário grafiteiro Banksy – e de muitos nomes emergentes no segmento. A Graffik Gallery, no oeste da cidade, apresenta o trabalho desses artistas de rua – tanto já estabelecidos quanto novos talentos.

 

  1. Paris, França

Não há amante de arte e cultura que não sonhe em conhecer o Louvre. Localizado em Paris, o museu é considerado o mais importante do mundo pela relevância de seu acervo. Afinal, lá estão nada menos que obras como Mona Lisa e Vênus de Milo. Porém, Paris tem ainda muito mais a oferecer. Próximo ao rio Sena, o D’Orsay é um museu dedicado à arte moderna, reunindo quadros de Renoir, Van Gogh e Monet, entre outros. Seu prédio, uma antiga estação de trens, também merece ser apreciado pela beleza arquitetônica. Já o Centre Pompidou, não muito longe dali, foca-se na arte contemporânea. É o paraíso para quem aprecia inovações artísticas com fotografia, vídeo e instalações.

 

  1. Roma, Itália

Roma é uma daquelas cidades onde a lista de atrações turísticas parece não ter fim. Sempre há mais museus, galerias, igrejas e ruínas a serem visitadas. Ou seja, é um destino imperdível para quem gosta de arte e cultura. Reserve um dia inteiro para conhecer os Museus do Vaticano, cujo ingresso inclui visita à célebre Capela Sistina. Dedique outro dia ao Coliseu e ao Foro Romano. Ao lado, fica o Altare della Patria, imponente monumento em homenagem a Vittorio Emanuelle II, rei que unificou a Itália. No terceiro dia, visite as atrações do centro da cidade, como o Panteão, Fontana di Trevi e Piazza Navona. Assim você começa a desvendar Roma…

 

  1. Barcelona, Espanha

Capital da região da Catalunha, Barcelona é uma cidade vibrante como poucas. E muito disso deve-se à influência da arte. Afinal, a arquitetura de Gaudí está presente por todos os lados, com suas cores e formas modernistas e inusitadas. Para conhecer todo o legado do arquiteto, a dica é fazer o roteiro por suas principais obras. Visite a casa Batlló, a casa Milà, o parque Güell e, claro, a Sagrada Familia, grandiosa igreja de Gaudí. Não perca também os locais dedicados a outros mestres da arte espanhola, como os museus sobre Miró e Picasso.

 

  1. Cidade do México, México

A capital mexicana é um destino imperdível para quem se interessa por arte e história pré-colombiana. Afinal, a Cidade do México foi construída pelos invasores espanhóis sobre o local onde antes estava a antiga capital asteca. Portanto, são inúmeras as descobertas arqueológicas feitas na região até hoje em dia. Para conhecê-las a fundo, o melhor é visitar o Museu Nacional da Antropologia, localizado no bosque Chapultepec. Já para ver as construções pré-colombianas em toda sua magnitude, a dica é ir até Teotihuacan. O sítio arqueológico, distante 40 km da capital mexicana, conserva as gigantescas e misteriosas pirâmides do Sol e da Lua.

 

  1. Luxor, Egito

Pirâmides, múmias e faraós sempre vêm à mente quando pensamos no Egito antigo. Logo, uma visita a Luxor, ex-capital do país africano, é uma ótima forma de conhecer mais sobre esses assuntos. Localizada às margens do rio Nilo, a cidade abriga o templo de Karnak, o maior do império egípcio. Erguido em homenagem ao deus Amon-Rá, o templo começou a ser construído em 2200 antes de Cristo. Luxor também fica próxima ao Vale dos Reis, onde estão localizadas as tumbas de Tutancâmon e Ramsés II. Além disso, na cidade é possível contratar passeios pelo Nilo e até mesmo voos de balão ao nascer do sol.

 

  1. São Petersburgo, Rússia

São Petersburgo é conhecida por seus belíssimos palácios, fortalezas e jardins. Além disso, é lar de um dos maiores museus do mundo, o que torna a cidade uma referência em arte e cultura. O museu em questão é o Hermitage, local que abriga mais de três milhões de itens. Entre as peças do acervo estão estátuas da Roma Antiga, monolitos egípcios e obras de inúmeros pintores europeus, incluindo Da Vinci. O Hermitage exibe também, claro, muitos artefatos de arte russa, como louças, aquarelas e retratos de Czares.

 

  1. Nova York, Estados Unidos

Uma das metrópoles mais cosmopolitas do mundo, Nova York também apresenta muita diversidade quando o assunto é arte e cultura. São inúmeros os museus na cidade que abordam diferentes vertentes e experimentações artísticas. O mais clássico deles é o Metropolitan (ou simplesmente Met), que exibe itens desde a arte oriental até a americana. Já o Moma é o destino favorito de quem aprecia arte contemporânea da melhor qualidade. Propostas semelhantes têm o Met Breuer e o Dia Beacon. Por fim, não há como esquecer do Guggenheim, em frente ao Central Park. Com um prédio de arquitetura bela e provocativa, o museu costuma apresentar as melhores exibições temporárias de Nova York.

 

Dicas para quem vai viajar

Ao planejar novas viagens, é sempre bom prestar atenção a alguns detalhes. Para encontrar passagens mais baratas, a dica é explorar sites como Skyscanner e Kayak, além de comprá-las com antecedência. Já mais próximo da data do embarque é muito importante que seja contratado um seguro saúde. Existem diversas modalidades de planos disponíveis nas seguradoras. De qualquer forma, o ideal mesmo é não ficar doente durante a viagem. Portanto, lembre-se de tomar cuidados básicos ao visitar locais com grande circulação de pessoas. Lavar as mãos com frequência e usar álcool gel para higienização, por exemplo, ajuda a prevenir infecções. Ao mesmo tempo, evite ficar próximo a pessoas que apresentem sintomas como tosse e espirros. Seguindo essas dicas, é provável que você possa desfrutar de sua viagem com muito mais saúde e disposição. 🙂

 

Foto: iStock/MasterLu