Novo lar? Veja como fazer mudança sem estresse

Novo lar? Veja como fazer mudança sem estresse

Mais do que uma simples troca de endereço, a conquista de um novo lar é sempre um grande marco. Aliás, junto dessa transição física de um local para outro, surge também a oportunidade de reavaliar importantes questões da vida. Afinal, você é provocado a identificar tudo aquilo que precisa manter, trocar ou descartar de seu dia a dia. Ao mesmo tempo, é especialmente por isso que fazer mudança é uma tarefa considerada tão trabalhosa e estressante. Por isso, a H.Lar compartilha a seguir algumas dicas para tornar este processo muito mais simples, ágil e prático.

 

UM GUIA COMPLETO PARA FAZER MUDANÇA

Planejamento e organização são os princípios básicos para quem deseja fazer mudança de forma mais tranquila. Portanto, montar uma lista com todas as possíveis etapas e tarefas desse processo é um ótimo ponto de partida. Além disso, estabelecer um cronograma e identificar as prioridades para que os prazos não sejam perdidos é essencial.

 

O QUE FAZER ANTES DA MUDANÇA

Antes de mudar de endereço, lembre-se de verificar quais os documentos necessários para realizar essa transição. Especialmente se sua mudança envolver outro estado ou país. Além disso, aproveite para contatar seu corretor de seguros, a fim de antecipar cotações e atualizar seus dados. Nesse contexto, dê início às alterações de domicílio para empresas que lhe enviam faturas periodicamente. Também é valido já começar a preparar os novos contratos de água e luz. Então, enquanto define orçamentos e datas, dedique-se também a providenciar materiais como fitas adesivas, jornais e caixas de papelão.

Ao mesmo tempo, comece a fazer uma análise bem criteriosa de todas as suas coisas. Para tanto, as seguintes perguntas costumam ser úteis: “é usado com frequência?”, “está inteiro, desgastado ou estragado?”, “tem conserto?”. Dessa forma, cada resposta ajudará a identificar a necessidade de cada item. Afinal, assim fica mais fácil definir o que será mantido, doado, vendido e descartado.

 

COMO ENCAIXOTAR AS COISAS PARA MUDANÇA

Depois de selecionar roupas, móveis e objetos que irão acompanhar você em sua mudança, prepare-se para começar a embalar. Aliás, em tempos de sustentabilidade, a dica é substituir o plástico bolha por papelão picado ou biopak. Este último é um produto biodegradável feito a partir da extrusão do milho. Ou seja, diferentemente do plástico e do isopor, pode ser descartado depois da mudança sem qualquer preocupação. Então, antes de preencher suas caixas, embale todo e qualquer objeto que possa sofrer algum dano durante o transporte. Assim, a dica é começar encaixotando as miudezas e os objetos menos utilizados no dia a dia.

Logo após preparar as primeiras caixas, invista na identificação de cada uma. Para isso, use fita crepe ou adesivos para rotulá-las conforme o conteúdo e o cômodo a que se destinam. Dessa forma, elas já poderão ser posicionadas no local correto quando chegarem ao novo lar. Enquanto isso, em relação aos móveis, faça pacotes com os parafusos e pequenos itens para serem incluídos juntos das caixas. Assim, é possível evitar que se percam no meio de outras coisas.

 

CHECKLIST DA MUDANÇA

  1. Anote as medidas do seu novo lar para planejar a organização e disposição dos móveis.
  2. Faça orçamento com mais de uma empresa de mudanças e certifique-se de tudo o que estará incluído no serviço de cada uma.
  3. Forneça as plantas dos imóveis aos responsáveis pela mudança para que eles possam planejar sua atuação.
  4. Faça a seleção de suas coisas.
  5. Embale-as.
  6. Acomode os itens em caixas devidamente identificadas. Para isso, numere cada embalagem, faça uma lista e descreva todos os objetos contidos em cada uma. Além disso, escreva no lado de fora da caixa o nome do cômodo a qual ela pertencerá na nova casa.
  7. Reforce a parte de baixo das caixas de papelão com fita adesiva, especialmente as que armazenam mais peso. Aliás, evite usar sacos plásticos, pois eles são menos resistentes.
  8. Cubra quadros com papelão para que não sofram arranhões.
  9. Cancele todos os serviços e utilidades da casa antiga e providencie a ligação dos mesmos no novo lar.
  10. Antes de chegar, providencie uma limpeza geral no novo lar.
  11. Caso a mudança envolva prédios e/ou condomínios, informe seus planos ao porteiro e ao síndico. Além disso, verifique os melhores dias e horários para fazer mudança conforme as regras de cada local.
  12. Desligue o disjuntor da casa antiga, pegue todas as chaves e faça aquela última vistoria para não esquecer nada.

 

Foto: iStock/fizkes