mão estendida sobre a cidade

O que é preciso saber antes de comprar um apartamento? | Consultoria H.Lar

Comprar um apartamento é um momento único. Essa aquisição pode ter vários significados diferentes: um investimento, o início de uma nova família ou até mesmo outra etapa profissional.

No entanto, seja por qual razão for, atentar-se a algumas questões é essencial para fazer uma aquisição assertiva. Antes de mais nada, vale frisar que um bom negócio no ramo imobiliário vai muito além de preço. 

É preciso considerar muitas outras coisas, como localização, estado de conservação e documentação, por exemplo. Em outras palavras, é preciso fazer um diagnóstico prévio. Confira as dicas da H.Lar sobre o que você precisa saber antes de comprar o seu imóvel.

Qual localização é ideal para você

Nós, da H.Lar, aconselhamos que a localização seja uma das primeiras coisas a serem definidas. Afinal, sendo certeiro sobre esse aspecto, você não perderá tempo visitando apartamentos que até são bons, mas não atendem suas necessidades.

Você é casado, tem filhos pequenos e prioriza privacidade? Prefira, nesse caso, uma rua que não fique perto da agitação. Mas, se o objetivo for investir para alugar, o público jovem é um bom nicho para focar-se. Nesse caso, opte por endereços de acesso fácil a bares e universidades como um diferencial.

A documentação necessária

No caso dos apartamentos usados, a documentação é mais extensa. Matrícula atualizada no cartório, certificado de débitos com o condomínio e a certidão negativa de tributos, por exemplo, serão necessários.

Para empreendimentos novos, tudo fica mais fácil! É preciso apenas o memorial descritivo — documento em que constam todas as informações sobre a construção, bem como a certidão negativa de débitos com o condomínio.

Comprar direto com construtoras é um bom negócio

Quando a compra do apartamento é feita diretamente com incorporadoras, a garantia é maior — principalmente nas que são conhecidas, confiáveis e que têm tradição. Antes de comprar um apartamento direto com a construtora, solicite o memorial descritivo do prédio. Nele estarão as informações detalhadas da construção: acabamentos, tipos de materiais, equipamentos de áreas comuns — como o salão de festas e piscina. Outra dica é assinar a entrega das chaves só depois de conferir o empreendimento, com o documento em mãos, para ver se tudo está certo.

Peça também a convenção do condomínio. É uma certidão que existe antes das unidades estarem à venda, a qual você tem acesso antecipado. Esse documento trata de assuntos importantes, como regras de convívio entre moradores, reforma de garagem, instalação dos aparelhos de ar-condicionado, etc.

Mãe e bebê

Decida o melhor para sua família com atenção. Conheça o alto padrão dos empreendimentos da H.Lar, uma empresa do Grupo Herval.

Leia também:

Conheça todo o alto padrão do Esplêndido Residências

7 maneiras de identificar um imóvel de alto padrão