Cromoterapia na decoração

Cromoterapia na decoração: cores para instigar sensações

Você já percebeu que, ao contrário daquele tempo cinzento e de chuva, os dias ensolarados inspiram mais alegria e disposição? Sob o mesmo ponto de vista, as cores são capazes de afetar sentimentos e até mesmo reações do seu corpo. Por isso, assim como o Feng Shui,  a cromoterapia é uma técnica cada vez mais explorada na decoração de ambientes. Isso porque, segundo seus entusiastas, ajuda a promover o bem-estar e a estimular melhorias na saúde física e mental. Assim, mesmo sendo considerada uma pseudociência, a cromoterapia poderia ajudar a transformar o lar num refúgio mais tranquilo e acolhedor. Que tal então experimentar e tirar suas próprias conclusões?

 

COMO INVESTIR NA CROMOTERAPIA

Assim como nas paredes, as cores presentes em móveis, plantas e objetos ajudam a estabelecer o clima de cada ambiente. Logo, para além do estilo do morador, a cromoterapia aliada à decoração estimula a criação de sensações positivas no lar. Seja em relação ao relaxamento, à inspiração ou ao entusiasmo. Diante disso, a estratégia contribui para induzir e favorecer as principais características de uso de cada cômodo. Por exemplo: com efeito pacificador no sistema nervoso, a cor azul é muito indicada para dormitórios. Afinal, segundo a cromoterapia, é ideal para auxiliar em problemas de sono e dores de cabeça. Da mesma forma, cada cor pode trazer um impacto positivo para diferentes situações. Assim, basta seguir algumas dicas para tirar o melhor proveito de sua decoração. Além disso, segundo os entusiastas, trata-se de uma forma simples de instigar calma, produtividade e inspiração em casa. A seguir, conheça algumas ideias de Marcelo Syring, autor do livro “O Poder das Cores” e grande divulgador da cromoterapia no Brasil.

Conforme o especialista, diversos objetos de decoração podem intensificar o uso da cromoterapia em sua casa. Porém, é importante evitar excessos e saber dosar o emprego de algumas tonalidades. Especialmente as mais fortes e intensas, como vermelho, por exemplo. Afinal, essa cor tende a estimular a agitação e as alterações negativas de humor. Mesmo assim, alguns toques são bem-vindos em quadros, vasos, peças de artesanato, tapetes, cortinas e almofadas. Em resumo, veja algumas das principais recomendações de Syring:

 

AMARELO

Conforme o autor, o amarelo é um ótimo tom para objetos decorativos. Sobretudo em banheiros e cozinhas.

 

AZUL OU ÍNDIGO

Relaxantes, não há contraindicação para os tons de azul e índigo, especialmente em quartos, que precisam ser extremamente agradáveis. Logo, podem ser predominantes em paredes e objetos de decoração nos locais destinados ao descanso, à paz e à tranquilidade.

 

BRANCO

Leve e agradável, o branco promove uma sensação de amplitude. Além disso, sugere higiene e limpeza. Dessa forma, é muito recomendado para cozinhas e banheiros.

 

CINZA

Diferentemente dos tons mais claros de cinza, a cor mais escura pode inspirar tristeza, solidão e até mesmo a depressão. Por isso, não convém exagerar no tom. Caso suas paredes sejam cinza, invista em cores mais alegres para o restante da decoração. Afinal, como se trata de uma cor neutra, fica fácil mesclá-la com outras para quebrar aquele tom de frieza. Outra dica é apostar em plantas e elementos da natureza, que proporcionam calma e bem-estar.

 

LARANJA

A cor desperta alegria, criatividade, vitalidade e coragem. Por isso, o especialista recomenda o uso da cor laranja em cozinhas. Afinal, em conjunto com o branco, ajuda a estimular o apetite. No entanto, Syring alerta que o laranja atrapalha o sono, não sendo indicada para dormitórios.

 

MARROM

Móveis e objetos marrons ajudam a proporcionar sensação de firmeza, solidez, confiança e segurança. Enquanto isso, o bege, que é um tom mais claro, empresta leveza aos ambientes.

 

ROSA

Aconchego, afeto e tranquilidade são alguns dos estímulos mais proporcionados pela cor rosa. Logo, pode ser uma opção para banheiros e salas de estar.

 

VERDE

Na cromoterapia, o verde é a cor da cura. Aliás, pode ser responsável por aliviar o estresse. Além disso, conforme Syring, o verde na cozinha estimula a boa digestão; já no quarto, harmonização em todos os sentidos.

 

VERMELHO

Segundo o autor, vermelho é uma ótima cor para inspirar pessoas sonhadoras. Por outro lado, deve ser evitada em ambientes com pessoas hipertensas, cardiopatas, hiperativas ou com problemas emocionais. Sendo assim, seu uso deve ser moderado para não pesar nem cansar o ambiente.

 

VIOLETA

Além de espiritualidade, essa cor proporciona requinte e sofisticação. Porém, segundo Syring, tons de violeta reduzem o apetite. Logo, pode favorecer pessoas que estão começando uma dieta.

 

Diante disso, é possível perceber que um ambiente colorido tende a deixar as pessoas mais felizes e equilibradas. Isso tanto no âmbito mental quanto na esfera emocional. Aliás, para além da decoração, a cromoterapia pode ser aproveitada em sua casa até na hora do banho. Afinal, diversos modelos de chuveiro passaram a disponibilizar esta funcionalidade.

O que você acha? Já explora ou pretende explorar o poder das cores para desfrutar mais bem-estar e qualidade de vida em seu lar?

 

Foto: iStock/hemul75