Cinema em casa: como montar o seu

Lazer: veja como montar uma sala de cinema em casa!

Você é fã de cinema e está sempre em busca de um novo filme? Adora “maratonar” as séries mais badaladas do momento? Ou, ainda, acompanha regularmente atrações de TV como reality shows ou aqueles viciantes programas de decoração e arquitetura? Se você se identificou com essas descrições, provavelmente faria muito bom proveito de uma sala de cinema completa em casa. Afinal, o seu hobby favorito merece toda a qualidade de som e imagem, não é mesmo?

Pensando nisso, a H.Lar apresenta hoje uma série de dicas para fazer aquele “upgrade” na sala de TV. E o melhor: dependendo da sua estrutura atual, é possível que nem sejam necessários grandes investimentos. Muitas vezes, apenas a reconfiguração dos móveis e equipamentos na sala já faz toda a diferença.

 

PREPARANDO SUA SALA DE CINEMA

O melhor ambiente para assistir a filmes e séries é aquele que une conforto e ótima qualidade de som e imagem. Assim, são quatro os principais itens que você deve levar em conta para ter a sala de TV perfeita em casa:

 

IMAGEM

Obviamente, é primordial ter um bom aparelho de TV (ou até um projetor!) para garantir a qualidade da imagem. Caso esteja pensando em comprar um televisor novo para sua sala de cinema, prefira modelos com resolução 4K ou 8K. Preste atenção também à conectividade: Smart TVs com wi-fi levam grande vantagem. Afinal, facilitam muito o acesso aos serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime e Globoplay. Depois, na hora de instalar a TV, lembre-se: o centro da tela deve ficar a aproximadamente 1,5m do chão. Afinal, isso garante muito mais conforto visual para quem está assistindo do sofá.

 

SOM

Toda sala de cinema que se preze precisa ter um sistema de som à altura. Porém, isso não significa somente potência, mas também suavidade e precisão de graves e agudos. Portanto, geralmente, a melhor opção é investir num aparelho de home theater 5.1 ou 7.1. Assim, as várias caixinhas de som podem ser posicionadas pelo ambiente para gerar um áudio imersivo. Nessa etapa, se possível, fixe as caixinhas na parte superior das paredes, próximo ao teto da sala, para obter melhor qualidade de som. Uma alternativa, mais compacta em relação ao home theater, é a soundbar – que deve ser posicionada sob a TV. Graças ao seu formato de barra, também consegue gerar e distribuir um som estéreo bastante envolvente.

 

ILUMINAÇÃO

O projeto de decoração de uma sala de cinema em casa deve sempre levar em conta a iluminação. O ideal é que ela seja indireta, com abajures de suave luz amarela posicionados nas extremidades da sala, por exemplo. Assim, o nível de luminosidade fica muito mais agradável aos olhos: nem muito escuro, nem muito claro. Além disso, é preciso pensar nas cortinas para as janelas. Prefira opções “black-out” e/ou de tecidos grossos, de forma que seja possível escurecer o ambiente mesmo durante o dia.

 

CONFORTO

Por último, mas não menos importante, o sofá! Para garantir a melhor experiência possível na sua sala de cinema, ele deve ficar à distância correta da TV. Inclusive há uma fórmula para calcular isso: basta multiplicar o tamanho da diagonal da tela da TV por três. A distância obtida indica o quão longe o sofá deve ficar do televisor. Além disso, claro, é preciso considerar as próprias características dos móveis. Estofados de qualidade, com espuma de densidade média, costumam trazer o melhor resultado em conforto. Por isso, vale a pena investir em bons sofás e poltronas. Aliás, com pequenos cuidados de manutenção, eles tendem a durar muitos anos em perfeito estado.

 

Gostou das nossas dicas? Com elas, agora você já sabe como montar a sala de cinema perfeita em casa! Então prepare sua pipoca e… boa sessão! 🙂

 

Foto: iStock/Deagreez