De clássicos a best-sellers contemporâneos, confira 5 sugestões para quem deseja aproveitar o tempo livre com excelentes livros nas férias

Quer ler bons livros nas férias? Listamos 5 títulos incríveis!

A época de férias chegou – e, mesmo viajando, quem aprecia ler sempre dá um jeito de incluir livros na mala. Já quem fica em casa encontra ainda mais facilidade para acelerar as leituras ou recuperar alguma que ficou para trás. Seja como for, se você pretende assegurar a companhia de bons livros nas férias, não perca as dicas a seguir! Afinal, selecionamos desde clássicos atemporais até best-sellers contemporâneos, passeando por diferentes gêneros. Qual terá mais a ver com você?

 

ORGULHO E PRECONCEITO

Abrimos a lista com um clássico que até virou filme. Aliás, este é o livro mais conhecido da escritora britânica Jane Austen. O texto retrata a história de cinco irmãs que vivem na Inglaterra no final do século 18. Nele, a autora faz uma crítica sobre a sociedade da época, quando o casamento era crucial na vida das mulheres. Ainda mais numa família sem homens!

A chegada de um jovem solteiro e rico nas proximidades rurais muda por completo a vida da família Bennet. A obra critica sobretudo as relações por interesse, bem como o total descaso quanto à satisfação pessoal das mulheres.

 

CEM ANOS DE SOLIDÃO

Entre os maiores na literatura latino-americana, este livro de Gabriel García Márquez conta a trajetória de sete gerações dos Buendía. Para tanto, mistura realidade com elementos mágicos típicos de sua obra ao abordar essa complexa e extensa genealogia. O enredo se desenrola na aldeia fictícia de Macondo, fundada pelas famílias Buendía e Iguarán. Desse modo, o autor cria um pano de fundo para a trama que relata, metaforicamente, a história do povo latino-americano.

Em 2019, após a autorização dos herdeiros de Márquez, a Netflix fechou acordo para adaptar a história numa série.

 

O TEMPO E O VENTO

O clássico de Érico Veríssimo é perfeito para os fãs da literatura brasileira e de séries literárias. Isso porque a saga foi dividida em três partes – “O Continente”, ”O Retrato” e “O Arquipélago”. No romance histórico, é contada parte da história do Brasil e da formação do Rio Grande do Sul. Aliás, a trilogia alterna de forma constante entre passado e presente. Dessa forma, proporciona cenários que vão desde as missões jesuíticas até as forças federalistas atuando no Sul. Em outras palavras, é o livro ideal para quem gosta de história e de personagens marcantes.

 

COMO FALAR PARA SEU FILHO OUVIR E COMO OUVIR PARA SEU FILHO FALAR

O best-seller da escritora norte-americana Adele Faber busca mostrar aos pais formas de construir um diálogo saudável com as crianças. Aliás, o livro é eminentemente didático, apresentando por meio de ilustrações situações reais e como agir diante delas. O objetivo da autora é ensinar métodos que realmente funcionem na hora de conversar com as crianças. Assim, a proposta é mostrar aos pais como serem firmes e, ao mesmo tempo, afetuosos.

 

O PEQUENO PRÍNCIPE

Quem não encontrou inúmeras vezes na internet frases extraídas desse livro do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry? Porém, a sugestão de leitura da obra completa vem por seu caráter atemporal e repleto de significados – independentemente de idade. Além disso, as ilustrações foram feitas pelo próprio Saint-Exupéry antes de entregar o livro às pressas para cumprir serviço militar. Por sua linguagem acessível, com textos curtos, assim como pelas próprias ilustrações, é considerado integrante da literatura infantil. Porém, as reflexões trazidas por meio de metáforas tornam a história valiosa em qualquer fase da vida.

 

E aí, gostou das sugestões? Já leu um ou mais títulos da nossa lista? Aliás, mesmo que tenha visto uma adaptação para as telas, aproveite para apreciar algum desses livros nas férias! Seja um romance épico, crítica social ou outra leitura que faça você analisar e pensar… Esta é a melhor época para mergulhar no mar e na leitura! 😉

 

Foto: iStock/dolgachov