Com o fim do ano e a chegada das férias, você já se perguntou se consegue aproveitar mesmo fora da internet? Confira este artigo da H.Lar

Chegada das férias: você ainda sabe como se desconectar?

Além das tradicionais festas, o finalzinho do ano geralmente assinala a preparação para um período de recesso. Aliás, com a chegada das férias, a cabeça se volta ao descanso tão aguardado… Mas será que você se desconecta de verdade? Você ainda lembra como é deixar o celular e o computador de lado, aproveitando o momento e permanecendo 100% presente?

Estar plenamente sintonizado ao “aqui e agora” tem se tornado um hábito cada vez mais difícil. Afinal, o vínculo com os dispositivos tecnológicos aumentou de tal forma, que já é quase “vital” para trabalho e diversão. Ainda mais com o advento do home office, que leva para dentro de casa maior necessidade de se estar conectado. Dessa forma, mesmo com a chegada das férias, persiste aquele sentimento de alerta.

 

A CHEGADA DAS FÉRIAS EM CASA

Muitas pessoas já trabalhavam remotamente e, com o período da pandemia, o número só aumentou. Como resultado, esse formato de trabalho agora não pertence mais apenas a freelancers, autônomos e microempresários individuais. Muitas empresas ao redor do mundo gostaram tanto desse modelo que decidiram encerrar definitivamente suas atividades em escritórios físicos.

Do mesmo modo que possui seus benefícios, essa nova configuração apresenta tipos distintos de desafios. Por exemplo, o constante contato de diretores ou clientes que trazem novas demandas. Dessa forma, a checagem contínua para verificar e-mails, ligações e mensagens se tornou algo automático. Por isso, é comum que o profissional nem perceba mais a quantidade de vezes em que esse ciclo se repete.

 

REAPRENDENDO A RELAXAR

Mesmo com a chegada das férias, portanto, tal movimento persiste de forma quase involuntária, impossibilitando relaxar mente e corpo. Assim, gozar de verdadeiro descanso durante o período criado especificamente para essa finalidade virou um objetivo que requer esforço pessoal. Ou seja: agora é necessário “treinar a mente” para reaprender a relaxar. Como consequência, muitas pessoas estão tentando se impor limites de tempo para checar e-mails ou verificar notificações, por exemplo.

Sob o mesmo ponto de vista, desconectar-se para conseguir se divertir acabou virando também um tipo de “tarefa“. É como se houvesse um esquecimento das outras atividades relaxantes que existem para além das plataformas de rede social. Inclusive, mesmo quando o programa não exige estar online, surge o impulso de fotografar cada passo da viagem. Ou interromper uma leitura para publicar a frase motivacional do livro que se tem em mãos…

Estar conectado é importante para a vida profissional, assim como para preservar laços distantes. Logo, o verdadeiro problema é transformar essa prática num hábito visceral. Por isso, tire um tempo nessas férias para longas conversas que, de preferência, não foquem em assuntos profissionais. Também se exercite mais, passeie mais… E se preocupe menos em registrar tudo! Aproveite a chegada das férias para conectar-se ao que mais importa: seus amigos, sua família e você mesmo(a). Boas férias! 🙂

 

Foto: iStock/Dmitry Belyaev