Neste artigo da H.Lar, veja como incluir os pequenos nas tradições natalinas, ajudando a criar boas recordações da infância para a vida adulta

Como criar tradições natalinas para encantar as crianças

Quase todo mundo tem na sua infância a fonte das recordações mais doces da vida. Aquelas que se levam no coração para a vida adulta e muitas vezes proporcionam sensação de aconchego em momentos difíceis. Então que tal utilizar as tradições natalinas para criar boas memórias no imaginário das próximas gerações também?

Assim como no Brasil, existem ao redor do mundo diversos costumes colocados em prática durante o Natal. Na Venezuela, por exemplo, os moradores vão às Igrejas locais na manhã da véspera, tal como aqui. Se não fosse por uma diferença: os venezuelanos vão de patins! Isso mesmo! As ruas são inclusive fechadas para que as pessoas possam patinar com segurança até a Igreja.

 

TRADIÇÕES NATALINAS PARA CULTIVAR

Definitivamente, o Natal é um período em que podemos soltar a imaginação e deixar que o encanto tome conta. Por isso, aproveite essa época mágica para, ao lado dos pequenos, construir memórias que eles irão carregar vida afora! Neste artigo, a H.Lar traz algumas dicas de tradições natalinas para incluir as crianças e criar belas recordações.

 

1.     SESSÃO DE FILMES DIVERTIDOS

Assim que dezembro se inicia, começam também as maratonas de filmes natalinos. Então, a dica é convidar os pitocos para curtir em família uma sequência de atrações na telinha. Escolha filmes e desenhos que ensinem sobre empatia, amor, respeito e, claro, que proporcionem muitas gargalhadas!

 

2.     MONTAGEM DA ÁRVORE DE NATAL

Uma das principais tradições natalinas, o período para montar a árvore muda de família para família. Não deixe de incluir as crianças nessa hora, oferecendo a elas muitas luzes e enfeites. Abuse das cores e detalhes, de forma a encher os olhos dos pequenos!

 

3.     CONFECÇÃO DA GUIRLANDA

Em princípio, é mais fácil comprar uma guirlanda… Mas que tal confeccionar a da sua casa? Assim, ela não terá apenas a sua cara, mas também o jeitinho de cada um. Assim, reúna tintas, flores, galhos e outros adereços, deixando que os pequenos expressem sua criatividade em meio às tradições natalinas.

 

4.     PREPARAÇÃO DA CEIA

Assim como na montagem da árvore e da guirlanda, envolva as crianças em alguns preparativos para a ceia. Confeitar biscoitos para as visitas que irão chegar, por exemplo, faz com que se sintam orgulhosas de si mesmas.

 

5.     HORA DE ABRIR OS PRESENTES

Um dos momentos mais aguardados é descobrir o que o Papai Noel trouxe, não é mesmo? Então aproveite o momento para estender essa sensação! Para prolongar esse “friozinho na barriga”, proponha uma caça aos presentes, espalhando pistas pela casa.

 

Aproveite esta época – que já é especial por si só – e a deixe ainda mais mágica para os pequenos! Por meio das tradições natalinas, você cria recordações e compartilha valores importantes que eles levarão consigo para sempre.

 

Foto: iStock/Wavebreakmedia