Compostos por materiais simples e acessíveis, como pinhas e velas, os arranjos de Natal deixam as festividades muito mais charmosas!

Arranjos de Natal: que tal fazer seu próprio enfeite em casa?!

O Natal está se aproximando. Logo, é também hora de começar a enfeitar a casa… Afinal, ter os ambientes decorados com temas natalinos torna a festividade muito mais aconchegante e prazerosa! Pensando nisso, a H. Lar traz algumas dicas de como você pode incrementar a ornamentação com seus próprios arranjos de Natal. Dessa forma, poderá não apenas deixar a casa mais bonita e elegante, como agregar personalidade à decoração, fugindo dos adornos prontos e padronizados.

 

O QUE USAR NOS ARRANJOS DE NATAL?

Preparar seus próprios enfeites é uma tarefa bastante fácil e divertida. Assim, também pode ser uma boa ideia chamar as crianças da família para colocar a mão na massa! De qualquer forma, o primeiro passo é separar os itens que serão utilizados. Confira:

PAPÉIS COLORIDOS, PALHAS E FOLHAS SECAS

Estes são ótimos materiais para dar volume aos arranjos de Natal, especialmente nos enfeites de mesa. A palha e as folhas trazem aspecto rústico e natural, enquanto os papéis (ou plásticos) coloridos agregam vivacidade. A combinação de cores desempenha papel fundamental na decoração de Natal, com predominância de vermelho, verde e dourado.

PINHAS E BOLAS DE NATAL

Esses dois elementos sempre ficam ótimos nos arranjos. Afinal, são típicos das decorações natalinas. Para tornar as pinhas mais atrativas, uma dica é pulverizá-las, de leve, com tinta spray dourada ou prateada. Glitter também é uma opção bastante prática para dar mais brilho. Já as bolas de Natal podem ser das mais variadas cores, tamanhos e materiais – tudo vai depender do seu gosto pessoal.

ISOPOR, VELAS E FITAS

Para dar um toque final aos arranjos de Natal, fitas coloridas sempre aparecem como boa opção. Aliás, em lojas de artesanato é possível encontrar vários modelos com temas natalinos. O mesmo se aplica às velas decoradas, vendidas em cores e formatos variados. Já o isopor é um complemento mais discreto, mas também muito utilizado. Em pérolas (bolinhas bem pequenas), pode ser salpicado sobre o arranjo para simular flocos de neve. Já as bolas de isopor maiores precisam ser trabalhadas para compor o enfeite. Uma dica é decorá-las com cravos da índia, tinta spray e glitter ou purpurina.

 

Arranjos de Natal

MONTANDO OS ARRANJOS DE NATAL

Os enfeites mais fáceis de se fazer em casa são arranjos de mesa, uma vez que não exigem estrutura especial. Você precisa apenas de uma bandeja ou vaso baixo para receber a composição. Quanto ao material, podem ser de metal, vidro, cristal ou cerâmica.

Definido o recipiente, basta arregaçar as mangas e pôr a criatividade em ação. Para isso, forre o fundo com os papéis coloridos, palhas e folhas. No centro, posicione uma ou mais velas, dependendo de suas dimensões. Então distribua as pinhas e bolas de Natal, dando acabamento com fitas, laços e bolinhas de isopor… e pronto!

As possibilidades de combinação de elementos, na verdade, são inúmeras. Assim, cabe a você testar alternativas e descobrir novas composições. Utilizando nossas dicas, temos certeza de que você criará lindos arranjos de Natal para deixar suas festas muito mais bonitas e elegantes!

 

Fotos: 1. iStock/Maya23K | 2. iStock/Bogdan Kurylo