Escolha de móveis mal dimensionados e erros de iluminação são alguns dos fatores que tornam os ambientes visualmente mais apertados

Decoração: 5 erros que fazem sua casa parecer menor

Pintura, revestimentos, iluminação, móveis e até tapetes. São muitos os fatores que influenciam na percepção de tamanho que temos de um ambiente. Afinal, com a combinação correta de elementos, é possível que até imóveis compactos aparentem ter mais amplitude. Por outro lado, quando não há planejamento, erros de decoração podem fazer com que mesmo casas espaçosas pareçam apertadas. Naturalmente, você não quer que isso aconteça com seu projeto, não é mesmo? Então, para não correr esse risco, conte com as dicas que a H.Lar traz para você.

 

5 ERROS PARA EVITAR NA DECORAÇÃO

Na hora de construir ou reformar, um ambiente criteriosamente planejado faz toda a diferença. Isso vale para salas, quartos, cozinhas e mesmo banheiros e lavabos. Assim, sempre que for decorar qualquer um desses cômodos com a intenção de transmitir amplitude, fuja dos seguintes erros:

COMPRAR MÓVEIS MAL DIMENSIONADOS

Este é um dos erros mais comuns na hora de cuidar da decoração. A pessoa gosta de um item na loja, compra e somente em casa percebe que o móvel é grande demais. Outras vezes a mobília até cabe no espaço, mas acaba por deixar o ambiente parecendo menor. Para evitar esses problemas, o jeito é sempre medir muito bem tudo antes de comprar. Vale também apelar para a tecnologia. Afinal, há diversos apps que permitem simular a presença de um móvel no ambiente através da realidade aumentada.

NÃO VALORIZAR A ILUMINAÇÃO

Isso se aplica tanto à luz solar quanto à artificial. Afinal, a luminosidade desempenha papel importante na percepção de tamanho dos ambientes. Isso porque locais escuros tendem a parecer muito menores. Portanto, durante o dia, procure deixar cortinas e persianas abertas para aproveitar a iluminação natural que entra pelas janelas. Já um projeto luminotécnico deve prever diversos pontos de luz para cada ambiente. Você não precisa usar todos ao mesmo tempo, mas é bom ter essa opção para quando quiser valorizar o espaço.

USAR CORES ESCURAS

Assim como os erros relacionados à iluminação, a escolha de cores para as paredes e móveis pode “encolher” os espaços. Ainda mais em ambientes que já são tradicionalmente pequenos, como os banheiros. Dessa forma, é recomendado que paredes e mobília de grandes dimensões sempre recebam tons claros e neutros. Isso também vale para o revestimento com papéis de parede: quando quiser mais amplitude, não use estampas escuras nem complexas demais.

EXAGERAR NOS ESPELHOS

Espelhos são muito usados para fazer com que ambientes pareçam maiores. Porém, há que se tomar cuidado para não exagerar no uso desse elemento. Afinal, quando mal posicionados, espelhos podem gerar reflexos cruzados, deixando o espaço visualmente mais confuso e pesado. Aliás, para algumas pessoas, isso pode até provocar náusea e tontura. Dessa forma, em espaços pequenos, o ideal é utilizar apenas um espelho por ambiente. De preferência na parede oposta à janela, para refletir a iluminação natural.

USAR TAPETES FELPUDOS

Por fim, um dos erros de decoração que mais passam desapercebidos: a escolha pouco criteriosa dos tapetes. Embora sejam perfeitos para tornar os cômodos mais charmosos e aconchegantes, os tapetes felpudos podem sim “encolher” os ambientes. Assim, o melhor é apostar em peças mais simples ou, se o projeto permitir, até dispensar esse item. Inclusive, no caso de pisos com brilho, deixá-los em evidência ajuda a garantir ainda mais sensação de amplitude!

 

Como é possível perceber, criar um ambiente que seja (e realmente pareça) amplo não é tão difícil. Basta evitar os principais erros e lançar mão de alguns truques simples. Assim, seu projeto de decoração certamente será um sucesso!

 

Foto: iStock/KatarzynaBialasiewicz