Prática milenar chinesa, Lian Gong combina três séries de 18 exercícios que trabalham corpo e mente para aliviar dores e estresse

Lian Gong: conheça essa prática para relaxar depois do trabalho

Desde o início da pandemia, as buscas por atividades que aliam cuidados com a saúde física e mental aumentaram exponencialmente. Afinal, apesar de trazer reflexos positivos, o trabalho remoto também tem gerado situações de estresse em casa. Seja em virtude de jornadas mais longas ou até mesmo em função do acúmulo de tarefas domésticas, pessoais e profissionais. Nesse contexto, a Lian Gong é uma prática chinesa milenar que vem em ascensão no Brasil. Isso porque se trata de um exercício completo que pode ser realizado em casa ou em qualquer lugar.

Em resumo, Lian Gong é uma prática composta por três séries de 18 exercícios, também chamados de terapias. Dessa forma, trabalha todo o corpo, desde a coluna até os dedos do pé. Ao mesmo tempo, promove a circulação do sangue e o fluxo dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Além disso, por envolver a respiração, favorece a disposição e melhora o humor em razão da oxigenação do cérebro. Logo, a Lian Gong é capaz de potencializar a saúde dos praticantes de maneira bastante positiva. Por isso, que tal incluir essa atividade num período de transição entre seus afazeres do dia?

 

MENOS DOR E ESTRESSE COM LIAN GONG

Para quem está em trabalho remoto,é interessante adotar algum ritual que simbolize o encerramento da rotina profissional diária. Dessa forma, é possível relaxar e liberar o estresse no fim da jornada. Ao mesmo tempo, começar o dia com uma atividade física favorece sua motivação, energia e positividade para vencer a agenda. Portanto, você pode se iniciar nessa prática com a realização do exercício uma vez ao dia. Quando sentir que está evoluindo, conseguirá ampliar a frequência e obter melhores resultados. Isso porque a Lian Gong pode ser conciliada com outras atividades, incluindo corridas, caminhadas e práticas corporais leves.

Segundo Ricardo Amarante, um dos precursores da Lian Gong no Brasil, é fundamental ter persistência e regularidade. Então, caso deseje saber como começar sua prática, basta acessar o canal de Amarante no Youtube. Outros profissionais, entidades e órgãos, como a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, também estão incentivando a Lian Gong. Especialmente em função da prática ser útil para aliviar dores e agregar diversos benefícios ao dia a dia. Logo, tão importante quanto o espaço do home office é providenciar um ambiente para relaxar e fazer exercícios em casa.

 

Foto: iStock/interstid