Reunimos algumas dicas de leitura que vão ajudar a organizar a mente, bem como reduzir o estresse e a ansiedade em meio à correria diária

Autoconhecimento: 5 livros que ensinam a organizar a mente

Em meio à agitação da rotina, não é difícil se perder no turbilhão de informações que recebemos a todo instante. Contudo, é essencial que saibamos como organizar a mente da melhor maneira. Principalmente porque essa é uma tarefa essencial, que ajuda a manter uma vida mais saudável e feliz. Diante disso, investir em autoconhecimento e buscar algum apoio pode fazer toda a diferença em seu dia a dia. Aliás, principalmente no que se refere a dominar seus pensamentos e manter o foco naquilo que realmente importa.

 

5 LEITURAS PARA ORGANIZAR A MENTE

Para auxiliar nessa missão, o blog da H.Lar traz algumas dicas de leitura para quem precisa organizar a mente. Afinal, a partir de um livro é possível desacelerar, adquirir informação e conhecimento e aproveitar um tempo só seu. Então vamos lá?!

 

1.     A MENTE ORGANIZADA

Neste livro, o autor Daniel Levitin apresenta uma visão científica e prática acerca de questões da rotina de maneira instigante. Por ter se transformado pouco ao passar dos anos, o cérebro humano não está preparado para o excesso de informações que recebe. Pensando nisso, o autor apresenta teorias que nos levam para o universo da neurociência. E, também, mostra soluções práticas de como lidar com esse excesso de informações para organizar a mente e a vida.

 

2.     MICRO-HÁBITOS

Para a mudança, é preciso apenas um pequeno passo. Aliás, essa é a tese fundamental do livro “Micro-hábitos: as pequenas mudanças que mudam tudo”. Na obra, o autor BJ Fogg apresenta ao longo dos capítulos um guia prático para esse início. Com base em vinte anos de estudos, o livro reúne sugestões de pequenos hábitos diários que podem fazer toda a diferença no cotidiano. Além disso, mostra que para cultivar uma vida mais feliz e saudável, é preciso ensinar sua mente a direção certa do que ela quer fazer.

 

3.     A ARTE DE PENSAR CLARAMENTE

Qual será a melhor maneira de organizar a mente? Segundo A arte de pensar claramente, a resposta é: sendo menos irracional. Escrito por Rolf Dobelli, o livro reúne pesquisas de diferentes nichos do comportamento humano. Então, de uma maneira direta e simples, a obra traz as razões pelas quais não precisamos tanto da tecnologia quanto costumamos achar.

 

4.     COMO PENSAR E VIVER MELHOR

Contendo dicas práticas e enriquecedoras de como organizar a mente, o livro nos faz enxergar o mundo por uma nova ótica. Aliás, “Como pensar e viver melhor: ferramentas mentais para a vida e os negócios” é outra obra de Rolf Dobelli. Aqui, o autor destrincha métodos comportamentais capazes de tornar a vida e a mente mais leve, feliz e organizada. A lição mais valiosa que ele apresenta, é a importância de dizer não e de conhecer seus limites.

 

5.     A MÚSICA NO SEU CÉREBRO

Do mesmo autor de A mente organizada, esse livro traz um compilado de exemplos musicais. De música clássica ao hip hop, nele encontramos um estudo científico sobre a forma que consumimos música. E, claro, o papel fundamental que ela tem em nossas vidas. Aliando teoria e neurologia, Daniel Levitin mostra que é possível entender o cérebro através das ondas sonoras. Logo, “A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana” representa uma leitura instigante para iniciar sua jornada.

 

Você já conhecia ou já havia lido algum título da nossa lista? O hábito da leitura é um grande aliado da nossa mente e está diretamente ligado à nossa felicidade. Então, aproveite as dicas da H.Lar para ampliar seu conhecimento e enriquecer sua biblioteca em casa!