Confira 5 exemplos de restos de alimentos que podem ser facilmente replantados em casa e os benefícios que esse hábito pode trazer

Dica: restos de alimentos podem virar uma horta em casa

Se você segue uma dieta balanceada, certamente consome diversas frutas, legumes e verduras em seu dia a dia. Consequentemente, cascas, caules e outros restos de alimentos devem compor grande parte do seu lixo orgânico, certo? Mas você sabia que a partir deles é possível tornar sua rotina ainda mais saudável e até sustentável?

Além de reduzir o descarte de resíduos no lixo doméstico, replantar certos restos de alimentos pode trazer muitos benefícios. Tanto por evitar desperdícios quanto por gerar economia e praticidade para suas refeições. Afinal, as verduras e legumes que você mais utiliza no dia a dia estarão à sua disposição em casa. E mais: livre de agrotóxicos e outras substâncias químicas! Gostou da ideia? Então confira as dicas da H.Lar sobre como aproveitar restos de alimentos e conheça as melhores maneira de cultivá-los.

5 RESTOS DE ALIMENTOS REPLANTÁVEIS

1.     Tomate

O processo de rebrotar o tomate é bem simples: basta reaproveitar suas próprias sementes. Logo após separá-las, deixe-as descansando por 15 minutos em uma mistura previamente preparada. Essa solução deve conter 1 colher de sopa de vinagre de maçã com ¼ de xícara de água. Depois, com as sementes esterilizadas, é recomendado plantá-las com uma distância de aproximadamente 5 cm entre elas. Dessa forma, haverá espaço suficiente para crescerem saudáveis, sem prejudicar o desenvolvimento umas das outras.

2.     Cebola

Que tal fazer também o replantio das cebolas para acompanhar os tomates que irão nascer? Afinal, os dois são uma das combinações de saladas mais lembradas em almoços e jantares. Além disso, a técnica de reaproveitamento é ainda mais fácil que a do tomate. Pois você precisa apenas cortar o bulbo da cebola – ou seja, a parte inferior – e enterrá-lo. Outra vantagem do replantio é seu potencial de multiplicação. Isso porque, para cada bulbo plantado, em média outros três surgirão igualmente prontos para consumo!

3.     Manjericão

Já no grupo dos temperos, garantir o sabor e o aroma do manjericão nos seus pratos não tem mistério. Basta escolher um caule firme e deixar apenas a parte superior com folhas. Em seguida, coloque-o num recipiente com água – pode ser um copo – e aguarde as raízes crescerem cerca de 2cm. Pronto! Agora, é só replantá-la diretamente na terra e esperar brotar. Outra planta que possui a mesma forma de replantio é a hortelã. Logo, você pode aproveitar para tê-la em sua horta como tempero e ainda desfrutar dos benefícios do chá.

4.     Alho-poró

Nem todas as pessoas são fãs de pratos com sabor muito picante. Portanto, se esse é o seu caso, o alho-poró é o tempero ideal para você. Ao mesmo tempo em que oferece um gosto marcante na medida certa, sua utilização é bem versátil. Afinal, ele pode ser consumido cozido, refogado, assado, salteado ou grelhado. Inclusive, tanto a folha quanto a raiz podem ser consumidas! Para rebrotar esse tempero, basta cortar a folha, deixando um pequeno pedaço da sua raiz submersa. Depois, assim como se faz com o manjericão, transfira para um vaso as raízes que crescerem.

5.     Salsão

O salsão – ou aipo, como também é conhecido em algumas regiões – pode ser usado para temperar saladas, sopas e caldos. Frequentemente, é utilizado em receitas de suco verde, pois oferece propriedades antioxidantes. Aliás, ter esse ingrediente na sua horta é um processo que, além de fácil, é muito rápido. Afinal, leva apenas uma semana para que a base do salsão mergulhada em água crie raízes para o replantio!

 

É importante salientar que, para bons resultados no cultivo desses restos de alimentos, alguns cuidados básicos são indispensáveis. Portanto, fatores como tamanho do vaso, adubação da terra, rega e exposição ao sol controlada merecem atenção.

E aí?! Pronto(a) para reutilizar seus restos de alimentos e viver com mais qualidade através de uma alimentação orgânica? Aqui no nosso blog você sempre encontra dicas sobre como adotar um estilo de vida sustentável em casa!

 

Foto: iStock/m-gucci