Além de contribuir com o meio ambiente, uma casa sustentável proporciona maior bem-estar e ainda ajuda a economizar recursos financeiros

Casa sustentável: como tornar seu lar mais eficiente e natural

Transformar seu lar numa casa sustentável pode ser algo muito mais simples e vantajoso do que você imagina. Afinal, com pequenos ajustes em seus hábitos, é possível promover transformações significativas. Isso não apenas em relação à economia de recursos naturais e financeiros, conquistada ao se poupar energia elétrica e água. Mas, principalmente, às melhorias em termos de saúde e bem-estar, alcançadas a partir de um novo estilo de vida. Também por isso, há cada vez mais estratégias de arquitetura e tecnologia para tornar seus espaços mais inteligentes e sustentáveis. Então veja a seguir as dicas da H.Lar para manter seu espaço mais eficiente e agradável no dia a dia!

 

7 DICAS PARA UMA CASA SUSTENTÁVEL

1.     MANTENHA LONGE SUJEIRAS E TOXINAS

Além de favorecer a saúde dos moradores, manter os ambientes limpos e organizados inspira sensação de energia renovada.

2.     AUMENTE A QUALIDADE DO AR

Além de alegrar e estimular a produtividade, plantas são aliadas naturais para melhorar a qualidade do ar. Afinal, muitas espécies são responsáveis por filtrar toxinas até mesmo em ambientes fechados. Aposte nelas!

3.     REDUZA O USO DE VOCs

Os compostos orgânicos voláteis (VOCs) são substâncias tóxicas presentes em produtos de limpeza, pesticidas, repelentes, aromatizantes industrializados, entre outros. Mas nem todos os compostos oferecem perigo à saúde humana, claro. Por isso, é importante ter atenção na hora de fazer suas compras. Caso não encontre produtos menos nocivos, você pode substituí-los por misturas caseiras que vão até ajudar a economizar dinheiro. Além de não agredir o meio ambiente, produtos como vinagre, bicabornato de sódio e limão são muito eficientes na limpeza. Outra maneira de evitar os VOCs e deixar seus ambientes perfumados é fazer seus próprios aromatizantes em casa.

4.     REUTILIZE MATERIAIS

Durante a pandemia, muita gente descobriu novas habilidades, passando a investir em artesanato e trabalhos manuais. Assim, além de relaxar, é possível aproveitar um hobby para tornar a casa sustentável. Especialmente ao reutilizar materiais para fazer outros. Seja para criar arranjos de Natal e decorações para outras datas ou, simplesmente, para aproveitar um produto numa nova função. Afinal, reduzir o consumo desenfreado é a principal bandeira do estilo de vida sustentável. Ao mesmo tempo, dê preferência à aquisição de potes e recipientes laváveis, assim como sacolas retornáveis.

5.     APROVEITE OS RECURSOS NATURAIS

Quando você acerta na escolha da posição solar do seu imóvel, consegue fazer o melhor uso dos recursos naturais. Afinal, é possível aproveitar ao máximo a luz natural para iluminar seus ambientes durante o dia. Outra vantagem é o conforto térmico que pode ser garantido rapidamente e com pouco tempo de uso de equipamentos climatizadores. Mas, mesmo que seu lar não tenha uma posição solar tão boa, outras estratégias podem tornar sua casa sustentável. Por exemplo: aposte em lâmpadas e equipamentos de baixo consumo elétrico e pinte as paredes com cores claras. Além disso, em dias de temperatura agradável, abra cortinas e janelas para ventilar a casa. Por outro lado, nas baixas temperaturas, procure vedar qualquer fresta de suas aberturas.

6.     OTIMIZE O USO DAS MÁQUINAS

Ninguém gosta de ter roupa ou louça por lavar. Porém, ao acumular peças, é possível otimizar o uso de água e de energia elétrica consumidas pelas máquinas. Por isso, dê preferência para lavar tudo junto de uma única vez.

7.     RESPONSABILIZE-SE POR SEU LIXO

Mesmo que não haja coleta seletiva em sua cidade, separe o lixo reciclável do orgânico. Afinal, todos os resíduos podem ter um fim que cause menos impacto ao planeta. Para isso, informe-se sobre a existência de projetos e cooperativas de reciclagem dispostos a buscar ou receber materiais. Dessa forma, além de tornar sua casa sustentável, você poderá contribuir para aumentar a renda de outras pessoas. Enquanto isso, você também pode participar ativamente da transformação do lixo orgânico. Afinal, basta fazer ou adquirir uma composteira para transformar os resíduos em adubo para seus vasos e sua horta. Aliás, cultivar suas plantas medicinais, temperos e hortaliças orgânicas é outra grande vantagem do estilo de vida sustentável!

 

Se você gosta do tema da sustentabilidade, não deixe de ler outros textos sobre o assunto já publicados pela H.Lar! Afinal, com cada um fazendo a sua parte, podemos construir um amanhã realmente promissor! 🙂

 

Foto: iStock/KatarzynaBialasiewicz