Cada vez mais utilizada em projetos de casas e prédios, a arquitetura sustentável vai muito além dos cuidados com o impacto ambiental

Arquitetura sustentável: muito além do impacto ambiental

Quando você ouve falar em arquitetura sustentável, qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Para muita gente, o termo logo remete a casas e prédios repletos de plantas, em harmonia com a natureza. Essa associação não está totalmente errada, é claro, mas o conceito em questão vai muito além.

Assim, pensando em jogar mais luz nesse assunto, a H.Lar traz um post exclusivo sobre arquitetura sustentável. Dessa forma, você pode tirar dúvidas e conhecer mais detalhes relativos a essa forma de projetar e construir edificações. Portanto, confira abaixo a definição desse conceito, suas principais características e até exemplos de construções sustentáveis aqui na região!

 

O que é arquitetura sustentável?

Como dito, esse conceito é popularmente muito associado à questão ecológica. Porém, são na verdade três as esferas englobadas pela arquitetura sustentável: a ambiental, a social e a econômica. Ou seja: um projeto de prédio sustentável não deve apenas minimizar o impacto ao meio ambiente. Isso porque precisa, também, promover o bem-estar das pessoas que utilizam o imóvel e ser vantajoso economicamente, reduzindo custos.

Características

Numa construção sustentável, as eficiências hídrica e energética são sempre muito importantes. Afinal, o consumo inteligente reduz a conta no final do mês ao mesmo tempo em que minimiza o impacto ambiental. Consequentemente, projetos sustentáveis costumam usar e abusar da iluminação natural e de métodos de reutilização de água – como as cisternas. Da mesma forma, preveem a otimização da circulação de ar, o que diminui a necessidade do uso de ar-condicionado.

Além disso, a arquitetura sustentável sempre anda de mãos dadas com soluções inovadoras. Assim, é comum o uso de energia solar ou mesmo eólica, bem como telhados verdes e materiais produzidos via reciclagem. Aliás, de algum tempo para cá, a automação residencial também tem sido incluída em muitos projetos. Afinal, a internet das coisas otimiza o uso dos equipamentos domésticos, reduzindo gastos e favorecendo o bem-estar dos moradores. Inclusive, não à toa, tais características estão cada vez mais presentes em imóveis de alto padrão.

 

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NO VALE DO SINOS

Aqui na região, um dos melhores exemplos de construções que seguem esse conceito é o complexo comercial Partec Green. Isso porque o empreendimento de mais de 13.000m², desenvolvido pela H. Lar, possui o certificado Leadership in Energy and Environmental Design – – LEED Platinum. Essa certificação reconhece projetos que colocam em prática os fundamentos da arquitetura sustentável. E, situado no Parque Tecnológico São Leopoldo, junto à Unisinos, o Partec Green esbanja sustentabilidade. Com isso, consegue oferecer a seus usuários ótimo bem-estar e baixos custos com manutenção e despesas mensais. Quer saber mais sobre o Partec Green? Então clique aqui e conheça todos os detalhes sobre o empreendimento.

Aliás, inspirando-se no conceito da arquitetura sustentável, que tal conhecer também alguns hábitos ecológicos para adotar no dia a dia? Para isso, clique aqui e confira dicas para um estilo de vida com mais sustentabilidade! 

 

Foto: iStock/piyaset