Famosos por criarem a sensação de amplitude, os espelhos podem ser utilizados na sala, no quarto, no banheiro e mesmo na cozinha

Espelhos: como usá-los melhor na decoração de cada ambiente

Quando pensamos no uso de espelhos na decoração, logo nos vem à cabeça a ideia de amplitude. Afinal, esses objetos estão sempre nas listas de recomendações para imóveis pequenos, pois criam a impressão de que os cômodos são maiores. No entanto, também não adianta encher o ambiente de espelhos, pois isso pode gerar reflexos cruzados. Afinal, o lugar ficaria visualmente mais confuso – e muito menos harmônico. Aliás, esse exagero é um dos erros mais comuns na decoração residencial.

 

OS ESPELHOS DE CADA AMBIENTE

Para evitar equívocos no uso de espelhos em seus ambientes, a H.Lar compendiou uma série de dicas. Assim, listamos a seguir algumas sugestões para fazer bom uso desses objetos nos principais cômodos da casa. Confira!

 

SALA DE ESTAR OU JANTAR 

Na maioria dos imóveis, esses são os cômodos mais espaçosos e utilizados. Portanto, merecem aquela decoração caprichada. Então, na hora de planejar o uso de espelhos, primeiro é necessário pensar em qual a necessidade daquele ambiente. Ou seja, se deve ser priorizada a sensação de amplitude, com um espelho maior, ou o estilo. No segundo caso, uma boa ideia pode ser uma composição com vários espelhinhos, misturados aos quadros na parede. Aliás, independentemente do tamanho do espelho, cuide sempre para escolher molduras que harmonizem bem com o restante da decoração.

 

QUARTO

Aqui, a principal função do espelho costuma ser prática. Ou seja, o objeto é usado por quem está se vestindo, penteando os cabelos, fazendo a maquiagem… Logo, é importante que esteja numa parte do cômodo com boa iluminação e fácil acesso. Assim, a pessoa pode chegar bem perto para conferir algum detalhe do visual. Além disso, um segundo espelho, menor e mais decorativo, pode ser boa opção para ornar a parede sobre a cabeceira da cama.

 

BANHEIRO

Da mesma forma que no quarto, o espelho do banheiro é muito usado por quem está se arrumando. Logo, o ideal é que fique sobre a pia, bem-iluminado, e tenha dimensões de, pelo menos, 60×60 cm. Porém, como o banheiro é um espaço pequeno e normalmente com decoração singela, a moldura do espelho merece especial atenção. Afinal, sozinha, ela pode mudar de forma significativa o aspecto do cômodo. Assim, pode ser interessante apostar numa moldura mais trabalhada ou com cores mais vivas.

 

COZINHA

Sim, os espelhos também podem ser utilizados na decoração da cozinha! Porém, claro, com finalidade diferente daquelas encontradas nos demais cômodos. Aqui, o principal uso é como acabamento na rodabanca (aquela faixa de revestimento logo acima da bancada). Assim, consegue trazer mais luminosidade para o vão entre o balcão e as prateleiras superiores. Além disso, pode ser usado como revestimento na porta de alguns armários, favorecendo a sensação de amplitude.

 

Gostou das nossas dicas sobre espelhos? Então fique sempre ligado no blog da H.Lar para mais conteúdo sobre decoração de ambientes! 🙂

 

Foto: iStock/JFReplica