Um bom projeto de iluminação é capaz de agregar conforto, elegância e economia ao seu dia a dia. Aproveite estas 7 dicas da H.Lar

Iluminação: 7 ideias para apartamentos pequenos

Além de ajudar a poupar energia, um bom projeto de iluminação leva mais conforto visual para dentro da sua casa. Logo, é possível empregar estratégias baseadas tanto na posição solar do imóvel quanto no tipo de uso de cada cômodo. Afinal, ao apostar na luz adequada, você obtém ambientes aconchegantes, destaca a decoração e ainda deixa os espaços mais “clean”. Em vista disso, também os apartamentos menores conseguem aproveitar recursos inteligentes de luz para somar pontos no quesito charme. Interessou? Então veja a seguir algumas dicas de iluminação para colocar em prática em seu lar!

 

7 DICAS PARA NÃO ERRAR NA ILUMINAÇÃO

1.     LUZ BRANCA NA COZINHA E NA LAVANDEIRA

A luz branca é a que mais se assemelha à iluminação natural do sol. Por isso, é também a opção mais indicada para ambientes de trabalho. Assim, espaços como cozinha e lavanderia se beneficiam desse tipo de iluminação. Seja com lâmpadas fluorescentes ou LED, a luz branca facilita o preparo de refeições e outras tarefas domésticas.

2.     NOS BANHEIROS, TONS QUENTES

Por sua vez, os banheiros pedem lâmpadas com tons amarelados. Os seja, aquelas que entregam uma cor mais quente. Isso porque esse tipo de matiz favorece o bem-estar e o conforto visual. Logo, é ideal para estabelecer um clima mais relaxante, especialmente para aquele banho no fim de um longo dia. Além disso, para quem costuma se maquiar no banheiro, este é mais um ponto favorável. Afinal, a iluminação quente proporciona melhor visualização do tom de pele.

3.     QUARTO MAIS INTIMISTA COM LUZ INDIRETA

Assim como os banheiros, dormitórios se beneficiam de tons quentes para garantir maior sensação de conforto ao olhar. Além disso, lâmpadas amarelas estabelecem um clima intimista e com menor intensidade de luz. Dessa forma, a grande dica é apostar na iluminação indireta, como abajures e luminárias de leitura.

4.     LUZ COM AJUSTE DE INTENSIDADE NO LIVING

Além de luz em tons amarelos como prioridade, a sala de estar pode receber um dimmer para ficar ainda mais aconchegante. Caso você ainda não o conheça, trata-se de um acessório que permite ajustar a intensidade da iluminação. Aliás, esse processo já ganhou um termo em português – dimerização – adaptado do nome original. Com um dimmer, é possível criar diferentes cenários e, de quebra, economizar. Afinal, ao diminuir a intensidade da lâmpada, você consequentemente gasta menos energia elétrica.

5.     TRILHO DE ILUMINAÇÃO

Caso seu imóvel não tenha forro de gesso, o trilho de iluminação é a estratégia ideal. Além de criar um ambiente descolado e jovem, a luminária é versátil e permite direcionar o foco de luz para onde for necessário.

6.     LUZES NO CANTINHO DE LEITURA

Mesmo que não haja espaço para uma biblioteca em casa, é possível incluir um cantinho de leitura em seu lar. Seja com uma luminária de piso ou com o uso de pendentes com lâmpadas de filamento de carbono, por exemplo. Afinal, ela pode ser usada no lugar do abajur, descendo diretamente do teto ou de um suporte preso à parede.

7.     PENDENTES PARA O ESPAÇO DE JANTAR

Por menor que seja o lar, há sempre um espaço reservado para fazer as refeições. Portanto, os pendentes também são ótimos recursos para complementar a decoração de sua mesa. Inclusive, há diversos modelos de luminárias pendentes que se destacam pelo design. Logo, não é difícil fazer do lustre um ponto focal do seu ambiente! No entanto, priorize modelos com lâmpadas LED, já que elas não dissipam calor.

 

Foto: iStock/Richman21