iStock/Viktoriia Hnatiuk

Cozinhar em casa: veja como tornar essa tarefa mais prática

Para muita gente, cozinhar é uma atividade prazerosa, devidamente “saboreada” em todas as suas etapas. Afinal, começa na escolha da receita e dos ingredientes e só termina na apresentação do prato (sem contar a louça). Contudo, diferentemente de quando há tempo de sobra para todo o preparo, cozinhar diariamente requer bastante organização e praticidade. Sobretudo para quem precisa aliar trabalho remoto e refeições em casa com a família. Portanto, adotar estratégias para dispor melhor os ingredientes e utensílios pode tornar sua rotina muito mais agradável e produtiva. Aliás, algumas dicas são capazes de lhe devolver o prazer de cozinhar em casa diante de qualquer cenário. Veja a seguir!

 

4 DICAS PRÁTICAS PARA COZINHAR EM CASA

 

1.     PENSE NO QUE VOCÊ MAIS USA AO COZINHAR

Manter à vista e ao alcance das mãos tudo de que você precisa é fundamental. Especialmente para quem precisa otimizar o tempo e garantir mais praticidade ao cozinhar em casa diariamente. Por isso, considere deixar mais próximos do fogão itens como óleo, sal, pimenta e outros temperos que você usa habitualmente. Para tanto, aposte em suportes e porta-temperos que sejam facilmente integrados à decoração. Da mesma forma, agrupe os produtos similares ou que se complementam num só armário ou prateleira de fácil acesso. Por exemplo: massa, arroz, farinha e demais alimentos perecíveis; assim como panelas, frigideiras e talheres. Quanto mais acessíveis estiverem e relação ao fogão, forno e micro-ondas, melhor.

 

2.     MANTENHA SUAS RECEITAS SEGURAS

Atualmente, há inúmeras receitas que podem ser consultadas na internet, facilitando a tarefa de cozinhar em casa. Aliás, principalmente aquelas acompanhadas de tutoriais em vídeo. Logo, é importante prever também um espaço seguro para repousar dispositivos como celular ou tablet enquanto você cozinha. Além disso, considere investir em mais de uma tomada acima de sua bancada. Afinal, é sempre útil reservar uma delas para manter os aparelhos carregados, enquanto outra é destinada aos eletrodomésticos em uso. Caso prefira consultar livros de receitas, considere agrupá-los em gavetas ou nichos logo abaixo da bancada de trabalho. Da mesma forma, escolha um local seguro para manuseá-los. Afinal, muitos deles constituem verdadeiras “heranças de família” – e você certamente desejará preservá-los ao máximo.

 

3.     DEIXE MAIS ACESSÍVEIS ITENS USADOS DE MANHÃ

Seja na geladeira ou dentro de um armário, mantenha os principais itens do café da manhã prontos para o uso. Assim, remédios, vitaminas, bolachas, pães e cereais podem ser agrupados numa caixa ou cesto organizador dentro da própria despensa. Do mesmo modo, leite, pó de café, ovos, iogurte e demais itens refrigerados podem ser também agrupados numa bandeja. Aliás, o filtro ou máquina de café pode ser um ponto de convergência dos produtos mais utilizados pela manhã. Afinal, começando o dia com organização fica mais fácil dar continuidade aos métodos nas atividades seguintes!

 

4.     PREPARE-SE PARA AGILIZAR A LIMPEZA

Num segundo está tudo bem e, no outro, algo já derramou sobre o fogão, no chão ou dentro do micro-ondas. Afinal, cozinhar em casa sempre pode reservar surpresas (algumas boas, outras nem tanto, mas tudo faz parte desse jogo). Por isso, quando você se prepara, tendo os suprimentos de limpeza à mão, tudo pode ser resolvido mais facilmente. Assim, considere deixar os materiais separados por categoria – separando itens para lavar louça, produtos para o chão, desengordurantes, entre outros. Inclusive, aquele espacinho sob a pia pode ser utilizado para isso. Porém, é importante que você se lembre da localização dessas coisas sempre que precisar. Além disso, usar um avental é uma ótima maneira de preservar suas roupas de respingos e outros pequenos contratempos.

 

DICA BÔNUS: Outra estratégia eficiente para cozinhar em casa com mais praticidade é adotar um cardápio semanal. Com isso, você não perde tempo decidindo a cada dia o que preparar. Ao mesmo tempo, consegue gerenciar as compras do mercado e até mesmo criar um estoque de refeições congeladas. Afinal, o importante é conseguir apreciar cada refeição realizada no conforto do seu lar. 🙂

 

Foto: iStock/Viktoriia Hnatiuk