Além de incrementar a decoração, plantas induzem ao relaxamento e à criatividade, fatores que contribuem para seu dia render mais

Home office agradável: plantas estimulam a produtividade

Nos últimos meses, você deve ter percebido que, mesmo em casa, é fundamental contar com um escritório bem-estruturado. Afinal, o trabalho remoto também requer ergonomia, boa iluminação e aquele wi-fi eficiente. Ao mesmo tempo, detalhes mais simples também são capazes de fazer a diferença em tempos de home office. Especialmente quando se trata de decoração de interiores. Afinal, assim como as cores, as plantas podem instigar a criatividade e, consequentemente, aumentar sua produtividade em casa. Para tanto, basta saber em quais espécies investir, visto que algumas são ideais para apartamentos e ambientes internos.

É fato incontestável que o contato com a natureza ajuda a despertar sensações leves e relaxantes. Consequentemente, plantas e animais figuram entre os temas mais valorizados na decoração de interiores. Aliás, segundo estudos científicos, a partir das plantas é possível ampliar a produtividade no trabalho em até 15%! Segundo a Universidade de Queensland, um escritório mais verde contribui ainda com a satisfação e qualidade de vida dos profissionais. Afinal, as plantas representam uma forma de interação e companhia para o digitar mais solitário do trabalho remoto. Porém, para que realmente contribuam com a produtividade, as espécies devem ser escolhidas com critério. Caso contrário, o cultivo poderá representar uma tarefa a mais em sua rotina já tão modificada.

 

MELHORES PLANTAS PARA O ESCRITÓRIO

A seguir, veja algumas opções de espécies para incluir em seu home office e, assim, investir em produtividade no trabalho.

 

ESPADA-DE-SÃO-JORGE

Uma das plantas mais recomendadas para escritórios e ambientes internos é a espada-de-são-jorge. Afinal, ela é especialmente fácil de cuidar, visto que não necessita nem de muita água nem de muita luz. Dessa forma, basta manter o vaso num local de baixa incidência solar. Além disso, regar uma vez por semana nas estações quentes e a cada dez dias durante os climas mais frios.

 

ANTÚRIO

Diferentemente da espada-de-são-jorge, que é predominantemente verde, o antúrio, com suas flores vermelhas, oferece um ponto de cor ao ambiente. Também é uma planta que prefere espaços de sombra e afastados da luz direta do sol.

 

LÍRIO-DA-PAZ

Com folhas verdes e flores brancas, o lírio-da-paz é outra planta ideal para áreas internas. Afinal, se desenvolve bem em locais de sombra e luz difusa. Assim, não deve ser exposta à iluminação direta ao sol. Além do cuidado fácil, o lírio-da-paz é uma espécie que ajuda a melhorar a qualidade do ar dentro de casa.

 

JIBOIA

Caso não tenha muito espaço, a jiboia é uma ótima opção para o seu escritório em casa. Afinal, trata-se de uma planta pendente que pode tanto ficar num vaso suspenso, quanto numa estante, prateleira ou outro móvel. Da mesma forma, é uma das espécies mais versáteis, resistentes e adaptáveis. Sobretudo porque se acomoda facilmente em vasos de diversos tamanhos. Outra vantagem para quem não leva muito jeito com plantas é que a jiboia pode ser regada abundantemente. Aliás, dá até para cultivá-la sem terra – diretamente na água!

 

CACTOS E SUCULENTAS

Originários de regiões desérticas, os cactos e suculentas também são perfeitos para pequenos espaços. Aliás, requerem poucas horas diárias de exposição direta ao sol e pouquíssima rega. Além disso, você pode combinar várias espécies num único vaso. Porém, o único detalhe é que, para crescerem bem, essas espécies necessitam de um mesmo composto de terra e areia.

 

TERRÁRIOS E JARDINS JAPONESES

Ainda mais fáceis de cuidar do que os vasos de cactos e suculentas são os terrários. Isso porque normalmente exigem uma rega a cada três meses, em média. Além de práticos, os terrários fechados ajudam a entender melhor o funcionamento do planeta. Afinal, eles representam pequenos ecossistemas que sobrevivem a partir dos mesmos ciclos que existem na Terra. Assim, graças a sua atmosfera úmida, as plantas conseguem fazer trocas gasosas e sobreviver num recipiente fechado. Se ainda assim você achar complicado manter plantas no escritório, considere investir numa miniatura de jardim japonês (foto abaixo). Trata-se de uma pequena estrutura, geralmente quadrada ou retangular, preenchida com areia, cascalho e pedriscos. Além disso, o jardim inclui um pequeno ancinho com o qual você pode desenhar e formar novos padrões. De qualquer forma, todas estas opções ajudam a dar aquele charme ao seu ambiente.

Plantas no home office: minijardim japonês

 

Fotos: 1. iStock/petrunjela | 2. iStock/stefanamer