Descubra como tirar a gordura dos armários de cozinha (dos casos leves aos graves) e quais cuidados tomar para mantê-los sempre limpos

Como desengordurar armários de cozinha de forma prática

Para manter uma cozinha funcional, não basta somente manter os itens organizados. Isso porque também é necessário criar um cronograma de limpeza que garanta a higiene ideal para esse ambiente. Afinal, essa área é a que mais tem propensão a ficar suja com facilidade. Especialmente quando se trata de gordura nos armários de cozinha… Aliás, esse inimigo muitas vezes piora de estado rapidamente quando não recebe a atenção correta.

Então, para facilitar esse processo, a H.Lar preparou uma lista prática de limpeza e outros cuidados importantes. Dessa forma, você não precisará gastar tanto tempo nessa tarefa, podendo aproveitar mais os momentos em família!

 

CRONOGRAMA DE LIMPEZA

Para não errar na limpeza e manter o lar saudável e aconchegante, a dica é estabelecer um cronograma específico para os armários de cozinha. Desse modo, é possível separar as tarefas em três etapas, veja:

DIARIAMENTE

Passar um pano seco sobre as superfícies externas todos os dias evita o acúmulo progressivo de poeira. Inclusive, esse acúmulo é o principal responsável por aumentar a intensidade da gordura nos armários. Por isso, mesmo que singelo, esse hábito é essencial para facilitar o processo de limpeza mais à frente.

SEMANALMENTE

Pelo menos uma vez na semana também é importante higienizar as partes externas e internas dos armários de cozinha. Para isso, utilize um pano molhado em detergente na parte exterior e, depois, enxugue para evitar bolor. Já a parte interior pode ser limpa com um pano seco, apenas para retirar o pó. Dica: para molhar o pano, prepare uma solução com 2 colheres de detergente ou sabão de coco líquido em 2 litros de água.

MENSALMENTE

A mesma solução indicada anteriormente para limpar a superfície externa, pode ser usada para limpar mensalmente a superfície interna. Porém, vale ressaltar que para armários que não sujam internamente com tanta facilidade, esse intervalo de tempo pode ser trimestral.

 

COMO DESENGORDURAR ARMÁRIOS DE COZINHA

Os métodos de limpeza variam conforme a intensidade de gordura impregnada, por isso também os dividimos em 3 tópicos principais. Aliás, nessa parte, os utensílios são o que definem a praticidade da tarefa. Então, antes de começar, separe os itens necessários para cada caso e mãos à obra!

CASOS LEVES

Em condições leves, uma solução à base de vinagre consegue resolver o problema dos armários de cozinha engordurados. Portanto, basta misturar água morna com vinagre de álcool (ambos na mesma quantidade), borrifar o líquido em um pano e esfregar. Após, utilize outro pano para retirar o excesso da solução e pronto!

CASOS MODERADOS

Quando o volume de gordura for mais acentuado, coloque em um borrifador 500 ml de água morna e 2 colheres (sopa) de detergente neutro. Logo depois, aplique a mistura com a ajuda de um pano e aguarde 5 minutos. Em seguida, passe novamente o pano para retirar a gordura e, se for necessário, repita o processo.

CASOS GRAVES

Para armários severamente engordurados, o mais eficaz é utilizar bicarbonato de sódio. Então, coloque em um copo de água morna, 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e teste a solução. Aliás, escolha um local discreto do móvel para testar, visto que certos acabamentos podem ser danificados pelas propriedades do bicarbonato. Agora, esfregue a mistura com a ajuda de uma esponja macia e use uma escova de dentes para os cantos. Por fim, remova o excesso e seque as superfícies. Caso alguns resíduos ainda persistam, refaça o procedimento com o restante da solução.

 

Além de prejudicar a durabilidade dos móveis, a gordura deixa os armários de cozinha amarelados e faz com que suas peças descolem facilmente. Por isso, ao seguir esses passos você conserva seu móvel por mais tempo e garante um ambiente bonito e higienizado. Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre por dentro das melhores dicas para manter seu lar saudável e aconchegante!

 

Foto: iStock/Ela Bracho