Descubra como implementar uma rotina de limpeza doméstica rápida e eficiente para manter seus ambientes sempre aconchegantes e organizados

Como tornar mais prática a rotina de limpeza doméstica?

Manter a casa limpa e organizada é o primeiro passo para transformar o lar num refúgio de paz e tranquilidade. Tanto que, para algumas pessoas, desempenhar tarefas domésticas contribui até para reduzir o estresse e a ansiedade. Para outras, no entanto, essas atividades que exigem dedicação constante podem representar um trabalho árduo e “sem fim”. De qualquer forma, adotar uma rotina de limpeza doméstica prática e eficiente é o grande segredo para alcançar o equilíbrio.

 

LIMPEZA DOMÉSTICA EM 7 PASSOS

Ao seguir algumas estratégias, é possível tornar o momento da faxina menos desgastante. Ainda mais quando você dispõe dos utensílios certos e pode contar com a ajuda da tecnologia. Pensando nisso, a H.Lar preparou uma lista de 7 passos para facilitar todo o processo em seu dia a dia.

 

1.     PREPARE OS AMBIENTES

Antes de iniciar a limpeza, é fundamental organizar cada ambiente, tirando do caminho as pequenas tarefas. Por exemplo, organizando roupas e brinquedos que estão fora do lugar nos quartos. Enquanto isso, na lavanderia, recolha roupas e toalhas secas para liberar o espaço. Assim, lençóis e outras peças podem ser colocadas na máquina e estendidas ao final da faxina. Já na cozinha, o ideal é lavar e guardar a louça e, em seguida, limpar a pia e o fogão.  Então, após retirar o lixo dos cômodos, a casa estará pronta para começar a limpeza doméstica propriamente dita.

 

2.     TIRE O PÓ E PASSE O PANO

Com o caminho livre, tire o pó e, depois, passe um pano úmido. Aliás, essa é a sequência correta na hora de limpar os móveis e o chão. Dessa forma, evita-se que o pano precise ser substituído a todo momento. Além disso, essa rotina deve ser frequente – não só por higiene, mas por saúde também. Ainda mais para quem possui animais de estimação. Afinal, impedir a concentração de poeira, ácaros e pelos pela casa ajuda a prevenir e atenuar problemas respiratórios.

 

3.     DESINFETE O BANHEIRO

O banheiro é considerado o ambiente de casa onde mais se acumulam bactérias e resíduos. Logo, é indispensável usar desinfetante em todas as superfícies. Depois de aplicá-lo, basta secar as áreas rapidamente com a ajuda de um pano seco. Se você usa plantas na decoração do banheiro, não esqueça de retirá-las para que não sejam prejudicadas pelo produto.

 

4.     CUIDE DOS ELETROS

Para prevenir manchas internas nos eletrodomésticos, o ideal é que eles sejam limpos logo após cada uso. Afinal, retirar as manchas com o aparelho frio se torna um trabalho bem mais demorado e difícil. Desse modo, uma limpeza mais imediata, além de deixar a cozinha prática e funcional, acaba sendo mais saudável.

 

5.     LIMPE OS VIDROS

Tão ou mais potente que o limpador de vidros, o detergente elimina a sujeira e a gordura das janelas. Inclusive, ao mesmo tempo em que torna a limpeza mais fácil, deixa os vidros muito mais brilhantes. Outra opção para eles é fazer uma mistura caseira de água e vinagre branco. Depois de aplicar essa mistura, basta secar os vidros com um pano limpo ou jornal velho. Aliás, essa solução caseira faz com que as janelas fiquem limpas por mais tempo.

 

6.     SIGA PARA O PISO

Depois de aspirar o pó do chão, invista na esterilização do piso, usando um balde com água morna e desinfetante. Para a aplicação do produto, você pode usar um pano ou um “mop” (esfregão). Com uma única aplicação, é possível ter pisos limpos e aquele cheirinho de limpeza em toda a casa num instante.

 

7.     FINALIZE COM UM AROMATIZADOR

Para concluir sua rotina de limpeza doméstica, aposte na aromatização dos cômodos para maximizar a sensação de conforto e aconchego. Para isso, você pode acender velas, borrifar perfume de ambientes, usar difusores caseiros ou versões de tomada. Afinal, quando sua casa está cheirosa, ela automaticamente propaga o bem-estar. Além disso, você pode investir em sprays para tecidos utilizados em cortinas, toalhas e roupas de cama.

 

E aí? Gostou dessas dicas? Então que tal adotar essa rotina de limpeza doméstica? Dessa forma, pode sobrar mais tempo para aproveitar bons momentos no lar e em família!

 

Foto: iStock/MihailDechev