Versáteis, românticas e charmosas, as velas ajudam a promover sensações de bem-estar, aconchego e conforto térmico ao lar

Acerte no estilo! Como incluir velas na decoração da casa

Nas ruas, a chegada do outono compõe paisagens deslumbrantes. Enquanto isso, dentro de casa, a estação serve de inspiração para uma decoração charmosa e acolhedora. Nesse aspecto, as velas são itens essenciais para garantir aquele toque a mais aos seus ambientes. Não apenas por promover uma sensação de conforto térmico, mas também por iluminar os cômodos de maneira elegante e delicada. Aliás, as velas são elementos muito versáteis e que podem ser combinados a qualquer tipo de decoração. Por exemplo: para estilos modernos, é possível investir em arranjos com candelabros de linhas retas, de metal ou vidro. Enquanto isso, nos espaços mais rústicos, decorados com tijolinhos e madeira, as composições podem seguir uma linha rudimentar e artesanal. Gostou da ideia? Então veja a seguir algumas dicas de como usar as velas em seus ambientes!

 

VELAS PARA DECORAÇÃO DESPOJADA

Se você gosta de exercitar as habilidades manuais, é possível utilizar materiais recicláveis para criar uma decoração bem original. Afinal, potes e garrafas de vidro ou latas de conserva podem ser ótimas escolhas para crias suas bases de velas. Dessa forma, você consegue dar um charme adicional aos arranjos. Porém, não se esqueça que esse tipo de recipiente também precisa ser resistente ao calor. Ou, em vez de simplesmente dispor as velas nas bases, também é possível colocá-las com água para que fiquem flutuando. Nesse caso, as velas precisam ser próprias para esse fim, além de ainda baixinhas e leves. Outra solução sofisticada é envolvê-las com grãos, como café, por exemplo. Da mesma forma, podem ser usadas frutas desidratadas, especiarias como cravo ou canela, sal grosso, pedras decorativas… A criatividade é o limite!

 

VELAS PARA DECORAÇÃO IMPONENTE

Diferentemente das velas mais simples e lisas, há modelos tramados e de diferentes formatos. Aliás, muitas destas velas são tão lindas que, às vezes, chega a dar pena de acender! De qualquer forma, elas ficam maravilhosas em qualquer ambiente. Seja sobre racks, aparadores, estantes mesas e mesas de apoio, por exemplo. Além disso, podem formar composições com outros objetos de decoração, como bandejas e aromatizadores, livros, vasos, plantas e frutas. Ao mesmo tempo, tome cuidado com o perfume das velas que pretende acender em casa. Afinal, odores muito fortes podem jogar contra a sensação agradável que se espera das velas.

 

CASTIÇAIS E OUTROS ELEMENTOS

Para os apaixonados pelo estilo clássico e elegante, os castiçais são as melhores opções para incluir velas na decoração. Assim, é possível tanto usar suportes mais elaborados quanto modelos mais rústicos e artesanais. Aliás, se o estilo da sua casa é mais delicado e romântico, luminárias e pequenas gaiolas podem ser boas apostas. Afinal, com esses elementos você consegue formar arranjos que valorizam ainda mais a luz. Porém, tome cuidado para que a altura da chama não fique muito próxima do teto da luminária. Além disso, se certifique de que o material do objeto seja resistente ao calor.

 

Depois de incluir as velas na decoração, basta diminuir a iluminação, relaxar e aproveitar o visual! Aliás, dá também para seguir o clima do ambiente e investir no cardápio para uma programação tranquila e acolhedora. 🙂

 

Foto: iStock/Fascinadora