Casal preparando refeição numa cozinha funcional

Cozinha: 5 formas de torná-la mais prática e funcional

Seja em casas ou apartamentos, a cozinha é sempre um dos cômodos mais importantes do imóvel. Afinal, é o local onde família e amigos se reúnem para preparar e compartilhar receitas, conversas e bons momentos. Assim, deve ser um espaço aconchegante, prático e funcional. Inclusive, muitas vezes o preparo da comida é feito por várias pessoas ao mesmo tempo, né? Assim, se a cozinha não for bem-organizada, o preparo daquela macarronada em família pode acabar em bagunça.

 

5 DICAS PRÁTICAS PARA SUA COZINHA

No post de hoje, a H.Lar traz algumas dicas de como você pode tornar a sua cozinha mais funcional. Confira nossas sugestões:

 

1.     CAPRICHE NO LAYOUT

Esteja você reformando a casa ou apenas renovando a decoração da cozinha, sempre pense na disposição dos móveis e equipamentos. Afinal, o layout correto faz toda a diferença na hora de deixar o espaço mais prático. Assim, a dica é posicionar pia, fogão e geladeira de maneira que formem um triângulo imaginário entre si. Dessa forma, o acesso a cada um desses itens fica mais fácil, mesmo que várias pessoas estejam no ambiente. Porém, isso não se aplica a apartamentos pequenos com cozinha em formato de corredor. Nesses casos, o melhor é posicionar a geladeira de um lado, o fogão de outro; e a pia no meio.

 

2.     UTILIZE OS CANTOS

Como a cozinha normalmente possui muitos balcões e armários, é comum que os cantinhos da peça fiquem subaproveitados. Ou seja, que você não consiga acessar o espaço perto da junção nas paredes por conta da disposição dos móveis. Assim, a dica é apostar em armários feitos especialmente para os cantos. Por exemplo, aqueles modelos com duas portas formando um L, que permitem acessar o amplo espaço de “esquina”. Além disso, na parte de dentro, você pode ter uma prateleira giratória para que nenhuma panela fique inacessível no fundo.

 

3.     ABUSE DAS PRATELEIRAS

Quando o assunto é praticidade na decoração, poucas coisas são tão úteis quanto as prateleiras. Afinal, sempre há alguma coisa para ser colocada nelas – sejam molhos, temperos, canecas, enfeites, utensílios… A única certeza é que a prateleira não vai ficar vazia. Inclusive, ao alocar os itens nesse espaço, você libera as superfícies da mesa e das bancadas, deixando tudo mais organizado. Além disso, outra vantagem é que as prateleiras não precisam, necessariamente, fazer parte do conjunto de móveis da cozinha. Assim, você pode apenas instalar algumas quando necessário, sem trocar toda a decoração.

 

4.     INSTALE ACESSÓRIOS PARA COZINHA

Especialmente nos imóveis pequenos, acessórios como escorredores de louça suspensos, ímãs para faqueiros e ganchos para utensílios são muito úteis. Isso porque aproveitam uma área antes inutilizada, liberando espaço em armários, gavetas e bancadas. Inclusive, em alguns casos, você pode deixar louça exposta no escorredor sobre a pia, sem necessidade de ocupar um armário. Aliás, o mesmo se aplica aos ímãs para faqueiros e aos ganchos suspensos para utensílios como colheres e conchas. Além disso, há a vantagem de tudo estar sempre à mão!

 

5.     GARANTA UMA COZINHA ILUMINADA

Embora não afete tanto a organização do ambiente, a iluminação também é muito importante na cozinha. Afinal, ela não deixa de ser um local de trabalho, então é preciso que haja as condições ideais para ele. Portanto, além da luz principal no centro do ambiente, a dica é instalar iluminação auxiliar perto das bancadas. Exemplo disso são as fitas de led, que podem ser fixadas na parte de baixo dos armários suspensos. Dessa forma, você garante boa luminosidade sobre o balcão onde são preparados os alimentos. Aliás, não se esqueça de que a recomendação é de sempre utilizar luz branca na cozinha.

 

Gostou das nossas dicas? Então fique sempre ligado no blog da H.Lar para mais materiais sobre tendências, decoração e bem-estar!

 

Foto: iStock/Prostock-Studio