Neste novo ano, os projetos de decoração de interiores devem incorporar características que tornem o tempo em casa mais prazeroso

Decoração de interiores: o que será tendência em 2021

Quem gosta de design e decoração de interiores está sempre querendo saber das novidades na área. Ainda mais no começo do ano, que é quando muitas tendências para o novo ciclo são definidas. Pensando nisso, hoje trazemos para você cinco características que devem dominar os projetos de decoradores e arquitetos em 2021. Assim, você se inspira com o que há de melhor, seja para renovar o apartamento ou mesmo construir uma nova casa!

 

5 TENDÊNCIAS NA DECORAÇÃO DE INTERIORES

Em 2020, em razão da pandemia, passamos muito mais tempo em casa. Por isso, várias das tendências para 2021 levam em conta esse novo comportamento. Dessa forma, a proposta gira, essencialmente, em torno de tornar os lares ainda mais agradáveis e práticos. Confira:

AMBIENTES INTEGRADOS

Muito popular nos programas sobre reforma e decoração de interiores, o conceito aberto já está em voga há algum tempo. Em 2021, porém, ganha função extra: proporcionar, dentro de casa, um pouco da sensação de liberdade que teríamos na rua. Dessa forma, não nos sentimos tão aprisionados. Ao mesmo tempo, os espaços de escritório em ambientes separados devem se tornar mais comuns. Assim, quem trabalha em home office pode se concentrar com mais facilidade.

ILUMINAÇÃO NATURAL

O objetivo aqui é semelhante ao do tópico anterior: trazer para o interior do imóvel elementos dos ambientes abertos. Logo, novas construções devem apostar em janelas amplas, claraboias e mesmo portas de vidro separando cômodos. Assim, a luz da rua pode se espalhar mais facilmente pela casa. Na renovação de imóveis prontos, a dica é optar por cortinas leves e por paredes em tons claros. Afinal, esses itens também ajudam a maximizar a iluminação vinda de fora.

MINIMALISMO

Em 2020, a pandemia nos fez perceber como apenas parte do que orbita nosso cotidiano é de fato essencial. Logo, em 2021, os projetos de decoração de interiores têm tudo para continuar apostando no minimalismo. Mesmo porque os ambientes com poucos – e práticos – móveis e ornamentação sóbria ajudam a trazer a sensação de tranquilidade. Aliás, isso também se aplica às cores das paredes: tons neutros e suaves ajudam bastante a compor essa atmosfera minimalista.

ESTILO INDUSTRIAL

Já o estilo industrial aborda a simplicidade por outra perspectiva. Afinal, aqui não importa tanto a combinação minuciosa de elementos. Inclusive, tijolos e tubulações à vista podem gerar uma imagem um pouco mais “caótica” (no bom sentido, claro). Porém, a decoração moderna e industrial usa essa característica rústica para, assim como o minimalismo, se ater ao essencial. Na hora de adotá-la em casa, a dica é optar por superfícies em madeira, ferro e concreto.

MAIS NATUREZA

Por fim, outra tendência que deve dominar a decoração de interiores em 2021 é a integração com a natureza. Dentro de um apartamento, isso significa apostar em plantas adequadas ao tamanho do imóvel. Com folhagens como a costela-de-adão, por exemplo, é possível criar um verdadeiro jardim mesmo morando em edifício. Já se você tem uma ampla varanda ou pátio à disposição, que tal investir em plantas que atraem pássaros? Assim, em contato com o verde e com aves nativas, você começa a garantir um 2021 mais tranquilo e prazeroso! 🙂

 

Foto: iStock/Artjafara