Aproveite as dicas de Gretchen Rubin, referência em assuntos como bons hábitos e felicidade, para realmente atingir suas metas de Ano Novo

Metas de Ano Novo: 12 passos para realmente alcançá-las

Entre os grandes aprendizados de 2020 está a importância de saber como flexibilizar a rotina e adaptar-se às mudanças. Afinal, a quarentena imposta pelo coronavírus inspirou um novo estilo de vida pessoal e profissional. Foram desafios gigantescos, que inegavelmente deixam cicatrizes na humanidade como um todo, mas também lições de resiliência. Assim, muitos se sentem agora mais preparados do que nunca para traçar e cumprir suas próximas metas de Ano Novo. Sobretudo porque as medidas de isolamento motivaram reflexões antecipadas e profundas sobre diversos hábitos.

Em 2019, a escritora Gretchen Rubin compartilhou dicas valiosas precisamente sobre esse tema numa entrevista ao Blog do Trello. Porém, muitos dos planos imaginados para os últimos 12 meses acabaram suspensos por conta do coronavírus. Logo, este pode ser o momento para retomar as estratégias sugeridas pela autora de “Melhor do que antes: o que aprendi sobre criar e abandonar hábitos” e “Projeto Felicidade”.

Dessa forma, o blog da H.Lar propõe aliar as ideias de Gretchen Rubin a outras descobertas da ciência. Isso porque estudos já comprovaram que a adoção de um novo hábito requer 21 dias consecutivos de prática. Assim, em vez de investir em metas de Ano Novo improváveis, que tal experimentar 12 pequenas mudanças em 12 meses? Afinal, trabalhando-as – uma a uma – pelo período ideal, fica muito mais fácil incorporá-las de fato à rotina.

 

12 METAS DE ANO NOVO REALISTAS

Janeiro

ESCOLHA UM TEMA PARA SEU PLANEJAMENTO. Adotar um “slogan” é uma estratégia de marketing amplamente utilizada em campanhas publicitárias, políticas e por equipes de gestão organizacional. Afinal, o recurso suscita efeitos positivos, especialmente em relação à motivação e ao engajamento das pessoas. Consequentemente, esta pode ser uma boa tática para finalmente pôr em prática algumas de suas metas de ano novo. Inclusive, eleger uma palavra ou frase para conduzir seus planos em 2021 é uma das dicas de Rubin.

Segundo ela, você pode utilizar temas como energia, crescimento, festividade, entre outros; ou métricas, dependendo de seu plano. Em primeiro lugar, pense no que deseja alcançar neste ano e, a partir disso, defina sua palavra ou frase. Caso seu objetivo seja adquirir mais conhecimento, seu tema pode ser algo como “aprender”. Já para quem deseja estar mais presente no dia a dia, “foco” é uma boa palavra de orientação. Mas se o intuito é levar a vida mais leve e relaxada, uma dica é adotar a palavra “diversão”. Então, depois de definir o tema, busque maneiras de como incorporá-lo à rotina. Por exemplo: inclua essa palavra em sua senha do computador, coloque a palavra num mural ou até na geladeira. Dessa forma, você irá visualizar o tema do seu ano diariamente. Como consequência, isso ajudará a manter o foco nas metas e, principalmente, a manter seu engajamento.

Fevereiro

INVISTA EM VOCÊ – EM DOBRO. Deve haver pelo menos um item que, se você tivesse dois, ajudaria a simplificar muito sua rotina. Por exemplo: um carregador extra para seus dispositivos, um conjunto reserva de pilhas recarregáveis, um par de óculos sobressalente… Afinal, se você usa algo com frequência e em lugares diferentes, tê-lo em dobro pode aumentar sua produtividade. Nesse caso, nem pense duas vezes: compre um a mais, pois sua vida ficará mais fácil.

Março

TROQUE O PIJAMA PELA ROUPA DE ACADEMIA. Adotar e persistir numa rotina de exercícios físicos faz bem para a saúde física e mental. Além disso, contribui muito para aumentar sua disposição e produtividade no dia a dia. Porém, um dos desafios encontrados por pessoas que incluem a atividade física em suas metas de ano novo é começar. Por isso, Rubin destaca a importância de tornar suas tarefas e compromissos mais fáceis e convenientes. Nesse sentido, ela sugere trocar o pijama pela roupa de academia. Afinal, ao acordar pela manhã não será preciso nem trocar de roupa. Assim, você já estará preparado para treinar! Ou seja: um dos primeiros obstáculos já estará vencido, visto que será preciso apenas sair da cama e praticar.

Abril

CONTE COM AS FERRAMENTAS CERTAS. Hoje em dia existem aplicativos e ferramentas para facilitar a realização de praticamente qualquer coisa. Por isso, aproveite tudo o que estiver ao seu alcance para não perder o foco e garantir a produtividade. Por exemplo: se você quer vivenciar mais momentos de lazer, que tal montar uma sala de cinema em casa? Ou adquirir alguns jogos de tabuleiro para se divertir com os amigos e sua família? Caso você siga em trabalho remoto, veja algumas dicas de como tornar seu home office mais agradável. Além disso, para ampliar os momentos de leitura, uma boa estratégia pode ser reservar aquele cantinho para a biblioteca. Ao mesmo tempo, você pode querer melhorar sua alimentação e, assim, aprender a cozinhar de maneira mais prática. Enfim, independentemente de quais sejam suas metas de ano novo, quanto mais facilitado for seu engajamento, melhor.

Maio

EXCLUA UM APLICATIVO CAUSADOR DE ANSIEDADE. Dependendo do número de tarefas que você cumpre durante o dia, pode ser fácil perder o foco ao longo do caminho. Aliás, tenha em mente que tecnologia é, principalmente, oportunidade. Logo, evite utilizá-la apenas como distração, sobretudo quando sentir que isso ajuda a causar ansiedade. Portanto, a dica do mês é identificar um aplicativo que possa estar contribuindo para que você desperdice seu tempo. Em seguida, exclua-o de seus dispositivos ou, pelo menos, desative todas as suas notificações. Afinal, se ele toma seu tempo e energia, prejudica seu foco e produtividade.

Junho

DETERMINE UM HORÁRIO PARA IR DORMIR. Ainda em relação à saúde e disposição, a dica do mês de junho é focar em seu sono. Então, que tal dormir mais cedo e descansar por pelo menos 8 horas completas? Mesmo que você não seja mais criança, estabelecer um limite de horário para ir para a cama traz muitos benefícios. Afinal, tanto o corpo quanto a mente precisam recarregar as energias antes voltar a funcionar novamente.

Julho

CRIE UMA ROTINA NOTURNA CONSISTENTE. Sabe-se que as pessoas levam pouco mais de um mês para transformar qualquer coisa em hábito. Diante disso, aproveite o exercício de junho e, em julho, reforce o plano com uma rotina noturna preparatória. Ou seja, a proposta aqui é ajustar um alarme para algumas horas antes do momento de ir para o quarto. Então, escove os dentes, lave o rosto, troque de roupa e fique pronto(a) para ir dormir. Assim, você agiliza e simplifica o momento de se deitar, sem deixar que bata preguiça para ir até a cama.

Agosto

IMPLEMENTE A REGRA DE 1 MINUTO. Quanto mais tarefas você acumula, mais desmotivado você ficará para vencê-las. Nesse sentido, a Regra de 1 Minuto é a melhor aliada da produtividade. Afinal, a regra é: tudo que você consegue fazer em menos de um minuto, faça no ato e sem demora. Por exemplo: em vez de colocar seu casaco numa cadeira, coloque-o diretamente no cabide dentro do closet. Antes de sair de casa, arrume a cama. Afinal, além de “tirar da sua frente” as pequenas tarefas, organizar e limpar a casa pode reduzir sua ansiedade. Ao mesmo tempo, será possível perceber um aumento significativo em sua produtividade. Pois dar conta das tarefas em vez de adiá-las é essencial para evitar o acúmulo e aumentar o controle sobre sua vida.

Setembro

ESCOLHA UM CÔMODO OU PARTE DA CASA PARA ARRUMAR. Novamente, depois do exercício do mês de agosto, a proposta para setembro é a de ampliar sua área de atuação. Afinal, ao organizar o ambiente a sua volta, você também coloca ordem em seu próprio interior. Segundo Rubin, o fato parece desencadear uma quantidade substancial de otimismo, senso de possibilidade e calma. Aliás, esse é o tema de um dos livros dela – Organização externa, tranquilidade interna: Organizar para caber mais felicidade.

Outubro

PRATIQUE A ATENÇÃO PLENA. Sabe-se que o estado de consciência ou atenção plena pode contribuir com a produtividade de diversas maneiras. No entanto, não é necessário passar horas do dia meditando para se valer desses benefícios. Afinal, conectar-se com os próprios sentidos já ajuda muito. Assim, experimente dedicar sua atenção ao momento presente em algumas situações do dia a dia. Aliás, especialmente durante um intervalo entre tarefas. Seja para fechar os olhos e ouvir sua música favorita ou sentir a água na pele enquanto lava as mãos. Inclusive, escolher um sentido a cada dia ao qual se concentrar pode funcionar bem para você.

Novembro

SAIA TODOS OS DIAS. Em 2020, muitas pessoas foram afetadas pela quarentena e sentiram de modo extremo a privação do ir e vir. Então esta talvez esteja entre as metas de ano novo mais desejadas para 2021 no mundo inteiro: sair de casa. Mesmo que chova ou faça sol, vá para a rua, faça uma caminhada todos os dias. Afinal, ter mais contato com a luz natural e o ambiente externo pode ajudar a aumentar a criatividade. Além disso, melhora o humor, as funções imunológicas e recarrega as energias. Aliás, só de planejar já é possível se sentir com outro ânimo, não é mesmo?

Dezembro

DEIXE O CELULAR EM OUTRO CÔMODO. No mês de dezembro, normalmente, a rotina fica mais acelerada do que nunca. Portanto, dedique um momento do dia para relaxar e esquecer do mundo – mas faça isso todos os dias. Assim, deixe seu celular onde você não consiga ver. Isto é, tire-o do alcance, pois só assim você evitará pegá-lo. Dessa forma, será possível aproveitar o momento presente, reduzir a ansiedade e acalmar sua mente.

 

Mesmo que cada dica represente apenas pequenas mudanças, todas são capazes de gerar grandes impactos em sua vida. Consequentemente, ao implementar uma por uma, você ampliará as chances de sucesso com suas metas de ano novo. Feliz 2021! 🙂

 

Foto: iStock/oatawa