Quarto montessoriano

Quarto montessoriano propõe mais autonomia para crianças

Mais do que transmitir um estilo, a decoração é capaz de instigar sentimentos e até favorecer o aprendizado. Por isso, na hora de montar um quarto de bebê, por exemplo, muitas famílias têm ido além das tendências. Afinal, há inúmeras formas de estimular o desenvolvimento das potencialidades físicas, emocionais e intelectuais das crianças, sobretudo na primeira infância. Nesse sentido, o quarto montessoriano ganha cada vez mais atenção e espaço nos lares contemporâneos. Não apenas por sua beleza, mas, principalmente, por possibilitar que a criança tenha mais independência, autonomia e confiança.

 

O QUE É QUARTO MONTESSORIANO?

Primeiro, vale destacar que o quarto montessoriano segue uma linha pedagógica criada pela médica e educadora italiana Maria Montessori. Desse modo, apresenta características bem diferentes de decoração, que priorizam o desenvolvimento natural dos pequenos. Ao mesmo tempo, salienta a importância da segurança e do livre acesso a objetos devidamente indicados para sua faixa etária. Com isso, estimula aspectos como ordem, coordenação e concentração, ajudando o pequeno a identificar suas capacidades, habilidades e limites.

Aliás, tudo é estimulado de maneira leve e lúdica, já que o cômodo é projetado a partir da perspectiva infantil. Assim, com as coisas ao seu alcance, a criança consegue aproveitar e explorar seu quarto de forma fácil e direta. Sobretudo porque esse estilo de decoração prioriza um visual bastante identificado com o minimalismo. Então, veja a seguir algumas dicas para investir na criação de um quarto montessoriano para o seu bebê.

 

1.     CAMA NO CHÃO

Um dos principais elementos que define um quarto montessoriano é a cama baixa, praticamente no chão. Desse modo, as crianças conquistam acesso e autonomia nos momentos de dormir e acordar. Afinal, berços ou camas altas demandam ajuda constante de um adulto.

Para utilizar esse conceito, basta preparar uma base com futon ou tatame para apoiar o colchão. Enquanto o bebê for pequeno, é possível empregar alguns delimitadores de espaço, como protetores almofadados e grades.

 

2.     MUNDO EM MINIATURA

Assim como a cama, o projeto deve prever que o resto do mobiliário esteja igualmente ao alcance dos pequenos. Afinal, a proposta é que o quarto seja um “mundo particular” em miniatura. Isso porque móveis maiores podem gerar desconforto na criança, que se sente frágil diante da grande diferença de tamanho. Além disso, nichos, prateleiras, baús e caixas que fiquem ao alcance facilitam a tarefa de pegar e guardar os brinquedos.

 

3.     DECORAÇÃO SIMPLES

Aposte em poucos objetos e em cores claras como as candy colors. Apesar de as crianças gostarem de cores vibrantes, o quarto deve inspirar calma e relaxamento. Além disso, o quarto montessoriano passa por mudanças de acordo com as fases de desenvolvimento das crianças. Assim, as cores podem ser trocadas por outras mais intensas com o tempo. Já em relação aos objetos, procure optar por aqueles que ofereçam mais de uma função. Dessa forma, você evita o acúmulo – e ainda sobra mais espaço para as brincadeiras!

 

4.     INDEPENDÊNCIA SEGURA

Outro detalhe importante é excluir da decoração tudo que contenha peças pequenas ou que possa quebrar com facilidade. Afinal, as crianças costumam levar tudo à boca, de modo que a segurança precisa ser observada em primeiro lugar. Por isso, procure não utilizar objetos feitos de vidro ou porcelana, por exemplo. Ademais, não esqueça de cobrir tomadas e quinas, de preferência optando por móveis de cantos arredondados.

 

Agora que você sabe mais sobre o quarto montessoriano, que tal montar um para o seu filho? Afinal, esta pode ser uma ótima estratégia para estimular as crianças a serem mais autônomas e independentes. Aliás, este pode ser um excelente próximo passo para os bebês que inicialmente dividem o quarto com os pais.

 

Foto: iStock/AaronAmat